Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de Carácter Nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/13429 |
Resumo: | No início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade» (SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos. Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais. Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da Administração Portuguesa. |
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Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de Carácter NacionalNo início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade» (SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos. Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais. Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da Administração Portuguesa.Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/13429http://hdl.handle.net/10316/13429porEngenharia Civil. 26 (2006) 45-590873-1152Picado-Santos, LuísFerreira, AdelinoPereira, Paulo A. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-05-29T00:47:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:57:19.276018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade» (SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos. Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais. Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da Administração Portuguesa. |
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