Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Beatriz Quintais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/123530
Resumo: A presente dissertação é dedicada ao estudo da série de estampas japonesas intitulada Tōkaidō gojūsan tsui (Cinquenta e Três Pares ao Longo da Estrada do Tōkaidō), que integra atualmente o espólio da Coleção do Fundador do Museu Calouste Gulbenkian. Datada do ano de 1845 e composta por um conjunto de cinquenta e cinco xilogravuras, a série é fruto da mestria dos artistas Utagawa Kuniyoshi, Utagawa Hiroshige e Utagawa Kunisada, em conjunto com um grupo formado por seis editores, xilógrafos, tipógrafos e poetas, constituindo, assim, um exemplo de uma complexa produção ukiyo-e. Ao contrário de séries anteriores dedicadas à representação da popular estrada do Tōkaidō, Tōkaidō gojūsan tsui é composta por uma variada multiplicidade temática, desde histórias provenientes dos palcos do teatro kabuki, lendas e contos conhecidos do folclore japonês, figuras femininas, referências literárias e poéticas, tradições locais, entre outras, expressando, deste modo, um imaginário particular que define a sociedade nipónica do século XIX. Acresce ainda que o uso de determinados motivos, nomeadamente teatrais, são reflexo das restrições impostas pelo governo Tokugawa durante a era Tenpō, a partir do início da década de 1840, proibindo a publicação de retratos de atores e de outras celebridades da época. Uma vez que estas imagens e composições se situam entre a realidade e a imaginação, a análise de Tōkaidō gojūsan tsui enquanto objeto artístico implica uma visão abrangente das várias faces que o criaram, não apenas como espaço real construído pela estrada do Tōkaidō, a sua conjuntura social, geográfica, e política e o seu contexto de produção, mas também os universos que pertencem a algo não tangível e as histórias que o constroem.
id RCAP_d515c041d4fcbb97ffa3df59bb5849d7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/123530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste GulbenkianArteJapãoTōkaidōgojūsan tsuiTōkaidōXilogravura japonesaSérieUkiyo-ekabukiMuseu GulbenkianJapanJapanese woodblock printsSeriesGulbenkian MuseumDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação é dedicada ao estudo da série de estampas japonesas intitulada Tōkaidō gojūsan tsui (Cinquenta e Três Pares ao Longo da Estrada do Tōkaidō), que integra atualmente o espólio da Coleção do Fundador do Museu Calouste Gulbenkian. Datada do ano de 1845 e composta por um conjunto de cinquenta e cinco xilogravuras, a série é fruto da mestria dos artistas Utagawa Kuniyoshi, Utagawa Hiroshige e Utagawa Kunisada, em conjunto com um grupo formado por seis editores, xilógrafos, tipógrafos e poetas, constituindo, assim, um exemplo de uma complexa produção ukiyo-e. Ao contrário de séries anteriores dedicadas à representação da popular estrada do Tōkaidō, Tōkaidō gojūsan tsui é composta por uma variada multiplicidade temática, desde histórias provenientes dos palcos do teatro kabuki, lendas e contos conhecidos do folclore japonês, figuras femininas, referências literárias e poéticas, tradições locais, entre outras, expressando, deste modo, um imaginário particular que define a sociedade nipónica do século XIX. Acresce ainda que o uso de determinados motivos, nomeadamente teatrais, são reflexo das restrições impostas pelo governo Tokugawa durante a era Tenpō, a partir do início da década de 1840, proibindo a publicação de retratos de atores e de outras celebridades da época. Uma vez que estas imagens e composições se situam entre a realidade e a imaginação, a análise de Tōkaidō gojūsan tsui enquanto objeto artístico implica uma visão abrangente das várias faces que o criaram, não apenas como espaço real construído pela estrada do Tōkaidō, a sua conjuntura social, geográfica, e política e o seu contexto de produção, mas também os universos que pertencem a algo não tangível e as histórias que o constroem.This dissertation is dedicated to the study of the series of Japanese prints entitled Tōkaidō gojūsan tsui (Fifty-Three Pairs Along the Tōkaidō Road), which is currently part of the Collection of the Founder of the Calouste Gulbenkian Museum. Dating back to 1845 and composed of a set of fifty-five woodblock prints, the series is the result of the artistry of Utagawa Kuniyoshi, Utagawa Hiroshige e Utagawa Kunisada, together with a group of six publishers, woodblock cutters, printers, and poets, therefore constituting an example of a complex ukiyo-e production. As opposed to previous series dedicated to the representation of the popular Tōkaidō road, Tōkaidō gojūsan tsui is composed by a varied thematic multiplicity, from stories from the kabuki theatre stages, well-known legends and tales of Japanese folklore, female figures, literary and poetic references, local traditions, among others, expressing, in this way, a specific imaginary that defines the Japanese society of the 19th century. Furthermore, the use of certain motifs, namely theatrical ones, is a reflection of the restrictions imposed by the government during the Tenpō era from the beginning of the 1840s which prohibited the publication of actor portraits and other celebrities of the time. Since these images and compositions lay in between reality and imagination, the analysis of Tōkaidō gojūsan tsui as an artistic object implies a comprehensive view of the various realms that create it, not just as a real space constructed by the Tōkaidō road, its social, geographical, and political conjuncture or its production context, but also the non-tangible universes and stories that make up such series.Curvelo, AlexandraSigur, HannahRUNDantas, Beatriz Quintais2021-09-01T10:23:17Z2021-06-162021-04-132021-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/123530TID:202759377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:04:52Zoai:run.unl.pt:10362/123530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:45:04.864977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
title Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
spellingShingle Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
Dantas, Beatriz Quintais
Arte
Japão

kaidō
gojū
san tsui
Tōkaidō
Xilogravura japonesa
Série
Ukiyo-e
kabuki
Museu Gulbenkian
Japan
Japanese woodblock prints
Series
Gulbenkian Museum
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
title_full Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
title_fullStr Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
title_full_unstemmed Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
title_sort Tōkaidō gojūsan tsui – Uma Série Japonesa na Coleção do Museu Calouste Gulbenkian
author Dantas, Beatriz Quintais
author_facet Dantas, Beatriz Quintais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curvelo, Alexandra
Sigur, Hannah
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Beatriz Quintais
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Japão

kaidō
gojū
san tsui
Tōkaidō
Xilogravura japonesa
Série
Ukiyo-e
kabuki
Museu Gulbenkian
Japan
Japanese woodblock prints
Series
Gulbenkian Museum
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Arte
Japão

kaidō
gojū
san tsui
Tōkaidō
Xilogravura japonesa
Série
Ukiyo-e
kabuki
Museu Gulbenkian
Japan
Japanese woodblock prints
Series
Gulbenkian Museum
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente dissertação é dedicada ao estudo da série de estampas japonesas intitulada Tōkaidō gojūsan tsui (Cinquenta e Três Pares ao Longo da Estrada do Tōkaidō), que integra atualmente o espólio da Coleção do Fundador do Museu Calouste Gulbenkian. Datada do ano de 1845 e composta por um conjunto de cinquenta e cinco xilogravuras, a série é fruto da mestria dos artistas Utagawa Kuniyoshi, Utagawa Hiroshige e Utagawa Kunisada, em conjunto com um grupo formado por seis editores, xilógrafos, tipógrafos e poetas, constituindo, assim, um exemplo de uma complexa produção ukiyo-e. Ao contrário de séries anteriores dedicadas à representação da popular estrada do Tōkaidō, Tōkaidō gojūsan tsui é composta por uma variada multiplicidade temática, desde histórias provenientes dos palcos do teatro kabuki, lendas e contos conhecidos do folclore japonês, figuras femininas, referências literárias e poéticas, tradições locais, entre outras, expressando, deste modo, um imaginário particular que define a sociedade nipónica do século XIX. Acresce ainda que o uso de determinados motivos, nomeadamente teatrais, são reflexo das restrições impostas pelo governo Tokugawa durante a era Tenpō, a partir do início da década de 1840, proibindo a publicação de retratos de atores e de outras celebridades da época. Uma vez que estas imagens e composições se situam entre a realidade e a imaginação, a análise de Tōkaidō gojūsan tsui enquanto objeto artístico implica uma visão abrangente das várias faces que o criaram, não apenas como espaço real construído pela estrada do Tōkaidō, a sua conjuntura social, geográfica, e política e o seu contexto de produção, mas também os universos que pertencem a algo não tangível e as histórias que o constroem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01T10:23:17Z
2021-06-16
2021-04-13
2021-06-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/123530
TID:202759377
url http://hdl.handle.net/10362/123530
identifier_str_mv TID:202759377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138056953921536