Comunicación en las federaciones deportivas en Portugal: ¿dónde estamos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiró-Gomes, Mafalda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Tatiana Filipa Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9670
Resumo: A pergunta de partida do presente artigo pode ser apresentada como uma interrogação, sobre qual é o papel que os profissionais de Relações Públicas (comunicação) são chamados a desempenhar nas federações desportivas em Portugal. Os profissionais de comunicação têm responsabilidades operacionais e estratégicas nas federações desportivas portuguesas? Como é que estas organizações compreendem o conceito de “comunicação estratégica”? Será a comunicação institucional ou corporativa é ainda entendida como uma função que pertence exclusivamente às empresas privadas? Tendo por base a noção de responsabilidades estratégicas, foram consideradas questões como qual a forma de definição das prioridades estratégicas ou o modo como é realizado o mapeamento e gestão de públicos. Questões como a existência de um plano de relações com os media ou de um plano de comunicação risco e crise foram também analisadas. Sob a ideia de uma abordagem mais operacional foram abordados aspetos relacionados com a realização de eventos ou ações pontuais e reativas. Os dados foram recolhidos com recurso ao método de entrevista e os dados recolhidos analisados com recurso a um programa de análise de conteúdo – Nvivo.
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