Representações do vampiro: de Drácula de Bram Stoker a Entrevista com o Vampiro de Anne Rice
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3634 |
Resumo: | Dissertação de mest., Estudos Literários e Artísticos (Estudos Literários), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 |
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Representações do vampiro: de Drácula de Bram Stoker a Entrevista com o Vampiro de Anne RiceDissertação de mest., Estudos Literários e Artísticos (Estudos Literários), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013Na Literatura e no Cinema, a temática das metamorfoses sobrenaturais tem despertado grande interesse, especialmente a dos vampiros. Assim, a nossa dissertação, intitulada Representações do Vampiro: de Drácula de Bram Stoker a Entrevista com o Vampiro de Anne Rice, versa sobre as alterações dos modos de representação da metamorfose vampírica, cronologicamente, no âmbito literário e cinematográfico, encontrando-se dividida em quatro capítulos, para além da Introdução, Conclusão e Bibliografia. No capítulo intitulado “Questões teórico-metodológicas e definição de conceitos- -chave”, tratamos as relações entre a Literatura e o Cinema, bem como a definição dos géneros narrativos associados à temática do sobrenatural. No capítulo intitulado “Representação do vampiro: da Antiguidade ao século XVIII”, apresentamos as características lendárias dos vampiros ancestrais, fisicamente monstruosos, sedentos de sangue e, até, canibais. No capítulo intitulado “O vampiro moderno: a sedução do mal” encontram-se três subpontos: “a) Representações oitocentistas do vampiro na literatura ocidental (alguns exemplos significativos anteriores ao Drácula)”, “b) O caso de Drácula de Bram Stoker (1897)” e “c) Sentidos contemporâneos da obra cinematográfica de Francis Ford Coppola intitulada O Drácula de Bram Stoker (1992)”. No século XIX, o vampiro manteve características lendárias, surgindo com aspetos novos e de forma sedutora. Depois de Polidori, Bram Stoker criou o conde Drácula, o mais célebre dos vampiros da História. No século XX, este romance originou filmes de importantes cineastas, como F.W. Murnau, T. Browning e F.F. Coppola. O capítulo designado “O vampiro contemporâneo: monstro ou vítima?”, divide-se em dois subpontos: “a) O caso de Entrevista com o Vampiro de Anne Rice (1976) e a sua adaptação cinematográfica por Neil Jordan (1994)” e “b) Séculos XX e XXI: outros marcos importantes do mito vampírico na literatura e no cinema ocidentais”. Nele aludimos à contemporaneidade, onde os vampiros surgem sedutores, ou seres angustiados devido à recusa da sua natureza monstruosa.Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade deCarvalho, João Carlos Firmino Andrade deSapientiaSilva, Vanessa Sofia Brito da2014-03-14T14:38:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3634TID:202487024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:11.533664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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