As artes de fazer o comum nos estabelecimentos de ensino: outras aberturas sociológicas sobre os mundos escolares
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25123 https://doi.org/10.4000/sociologico.853 |
Resumo: | O presente artigo procura analisar o modo como os atores escolares constroem as sociabilidades entre si. Num olhar que procura ir além daquilo que os estatutos legais determinam, pretende-se compreender o que é comum nas sociabilidades escolares entre estes atores a partir das perceções dos alunos sobre situações de injustiça no espaço escolar e com base em dados recolhidos num trabalho etnográfico realizado em 6 escolas do Ensino Secundário geograficamente dispersas e com populações escolares socialmente contrastantes. Por outro lado, na análise dos juízos críticos manifestados pelos alunos, procura-se identificar igualmente possíveis clivagens segundo o género e origem social dos discentes. |
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