Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chada, Marcelo Artur Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5508
Resumo: A arbitragem possui um importante papel como método adequado de solução de conflitos, não como um equivalente jurisdicional, pois não o é, mas sim como verdadeiro exercício da jurisdição privada. Dentro das espécies de arbitragem que existem, temos, ao lado da tradicional arbitragem voluntária, a arbitragem necessária, que tem por característica a compulsoriedade em determinados casos eleitos pelo legislador. As circunstâncias em que são indicativas da incidência da arbitragem necessária perpassam necessariamente por uma análise técnica e criteriosa da arbitrabilidade objetiva e subjetiva, bem como da real necessidade da via compulsiva em cotejo com os elementos concretos de determinada matéria. Nessa ordem de ideias, este estudo tem por objetivo fazer a conexão e consequente viabilidade da aplicação da arbitragem necessária com a matéria de conflitos societários, onde se irá pontuar a partir do método indutivo e da pesquisa bibliográfica como, para a resolução dos conflitos ocorridos no contexto do funcionamento das sociedades empresárias, se faz adequada a utilização da arbitragem necessária (e o contraponto da não opção pela arbitragem voluntária), bem como da sua compatibilidade com os ordenamentos jurídicos brasileiro e português em face das normas fundantes destes ordenamentos jurídicos, mormente do princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição, tudo em vista da disponibilização de um método adequado de resolução de conflitos como modo de materializar o princípio do acesso à justiça.
id RCAP_d53b080c500508a4d89ec539697a47a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/5508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.Arbitragem necessáriaConflitos societáriosmétodos adequados de solução de conflitoacesso à justiçaOrdenamentos jurídicos brasileiro e portuguêsA arbitragem possui um importante papel como método adequado de solução de conflitos, não como um equivalente jurisdicional, pois não o é, mas sim como verdadeiro exercício da jurisdição privada. Dentro das espécies de arbitragem que existem, temos, ao lado da tradicional arbitragem voluntária, a arbitragem necessária, que tem por característica a compulsoriedade em determinados casos eleitos pelo legislador. As circunstâncias em que são indicativas da incidência da arbitragem necessária perpassam necessariamente por uma análise técnica e criteriosa da arbitrabilidade objetiva e subjetiva, bem como da real necessidade da via compulsiva em cotejo com os elementos concretos de determinada matéria. Nessa ordem de ideias, este estudo tem por objetivo fazer a conexão e consequente viabilidade da aplicação da arbitragem necessária com a matéria de conflitos societários, onde se irá pontuar a partir do método indutivo e da pesquisa bibliográfica como, para a resolução dos conflitos ocorridos no contexto do funcionamento das sociedades empresárias, se faz adequada a utilização da arbitragem necessária (e o contraponto da não opção pela arbitragem voluntária), bem como da sua compatibilidade com os ordenamentos jurídicos brasileiro e português em face das normas fundantes destes ordenamentos jurídicos, mormente do princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição, tudo em vista da disponibilização de um método adequado de resolução de conflitos como modo de materializar o princípio do acesso à justiça.2022-07-05T14:04:13Z2022-06-22T00:00:00Z2022-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5508TID:203041925porChada, Marcelo Artur Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:28:01Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:43.836207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
title Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
spellingShingle Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
Chada, Marcelo Artur Miranda
Arbitragem necessária
Conflitos societários
métodos adequados de solução de conflito
acesso à justiça
Ordenamentos jurídicos brasileiro e português
title_short Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
title_full Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
title_fullStr Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
title_full_unstemmed Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
title_sort Arbitragem necessária nos conflitos societários como método adequado de acesso à justiça e a sua viabilidade nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português.
author Chada, Marcelo Artur Miranda
author_facet Chada, Marcelo Artur Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chada, Marcelo Artur Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Arbitragem necessária
Conflitos societários
métodos adequados de solução de conflito
acesso à justiça
Ordenamentos jurídicos brasileiro e português
topic Arbitragem necessária
Conflitos societários
métodos adequados de solução de conflito
acesso à justiça
Ordenamentos jurídicos brasileiro e português
description A arbitragem possui um importante papel como método adequado de solução de conflitos, não como um equivalente jurisdicional, pois não o é, mas sim como verdadeiro exercício da jurisdição privada. Dentro das espécies de arbitragem que existem, temos, ao lado da tradicional arbitragem voluntária, a arbitragem necessária, que tem por característica a compulsoriedade em determinados casos eleitos pelo legislador. As circunstâncias em que são indicativas da incidência da arbitragem necessária perpassam necessariamente por uma análise técnica e criteriosa da arbitrabilidade objetiva e subjetiva, bem como da real necessidade da via compulsiva em cotejo com os elementos concretos de determinada matéria. Nessa ordem de ideias, este estudo tem por objetivo fazer a conexão e consequente viabilidade da aplicação da arbitragem necessária com a matéria de conflitos societários, onde se irá pontuar a partir do método indutivo e da pesquisa bibliográfica como, para a resolução dos conflitos ocorridos no contexto do funcionamento das sociedades empresárias, se faz adequada a utilização da arbitragem necessária (e o contraponto da não opção pela arbitragem voluntária), bem como da sua compatibilidade com os ordenamentos jurídicos brasileiro e português em face das normas fundantes destes ordenamentos jurídicos, mormente do princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição, tudo em vista da disponibilização de um método adequado de resolução de conflitos como modo de materializar o princípio do acesso à justiça.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05T14:04:13Z
2022-06-22T00:00:00Z
2022-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/5508
TID:203041925
url http://hdl.handle.net/11144/5508
identifier_str_mv TID:203041925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136833016168448