Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/318 |
Resumo: | Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009. |
id |
RCAP_d53e7ef784726406979002ed77683560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/318 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresseEscala de situações de stressEnsino clínicoComunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009.A experiência do stresse pelos estudantes do ensino superior tem sido um tópico que tem evidenciado a necessidade de identificação dos factores indutores de stresse e suas consequências ao nível da saúde e bem-estar dos estudantes. No caso específico do curso de licenciatura em Enfermagem, são vários os momentos da vida académica de cada estudante que podem potenciar crises e vulnerabilidades, entre os quais se destaca o ensino clínico de Enfermagem. Os ensinos clínicos são uma experiência crucial na formação em Enfermagem, possuindo uma forte componente prática, conferindo aos estudantes a oportunidade de explorarem, integrarem e implementarem o que aprenderam, antes de se tornarem profissionais, constituindo simultaneamente um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempenho estão a ser avaliadas, podendo ser gerador de insegurança, angústia e medos. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de construir e validar um instrumento de avaliação das fontes de stresse no estudante em ensino clínico. Com a presente proposta de poster pretendemos, sistematizar as principais propriedades psicométricas e resultados da validação da Escala de Situações Indutoras de Stresse em Ensino Clínico de Enfermagem, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1283 estudantes.IC-OnlineCustódio, Susana Margarida RodriguesPereira, Anabela Maria SousaSeco, Graça Maria dos Santos Batista2010-10-20T14:03:04Z2009-022009-02-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:08:04Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:08:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse |
title |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse |
spellingShingle |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse Custódio, Susana Margarida Rodrigues Escala de situações de stress Ensino clínico |
title_short |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse |
title_full |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse |
title_fullStr |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse |
title_full_unstemmed |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse |
title_sort |
Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse |
author |
Custódio, Susana Margarida Rodrigues |
author_facet |
Custódio, Susana Margarida Rodrigues Pereira, Anabela Maria Sousa Seco, Graça Maria dos Santos Batista |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Anabela Maria Sousa Seco, Graça Maria dos Santos Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Susana Margarida Rodrigues Pereira, Anabela Maria Sousa Seco, Graça Maria dos Santos Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala de situações de stress Ensino clínico |
topic |
Escala de situações de stress Ensino clínico |
description |
Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02 2009-02-01T00:00:00Z 2010-10-20T14:03:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/318 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547219002195968 |