Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Susana Margarida Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Anabela Maria Sousa, Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/318
Resumo: Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009.
id RCAP_d53e7ef784726406979002ed77683560
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/318
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresseEscala de situações de stressEnsino clínicoComunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009.A experiência do stresse pelos estudantes do ensino superior tem sido um tópico que tem evidenciado a necessidade de identificação dos factores indutores de stresse e suas consequências ao nível da saúde e bem-estar dos estudantes. No caso específico do curso de licenciatura em Enfermagem, são vários os momentos da vida académica de cada estudante que podem potenciar crises e vulnerabilidades, entre os quais se destaca o ensino clínico de Enfermagem. Os ensinos clínicos são uma experiência crucial na formação em Enfermagem, possuindo uma forte componente prática, conferindo aos estudantes a oportunidade de explorarem, integrarem e implementarem o que aprenderam, antes de se tornarem profissionais, constituindo simultaneamente um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempenho estão a ser avaliadas, podendo ser gerador de insegurança, angústia e medos. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de construir e validar um instrumento de avaliação das fontes de stresse no estudante em ensino clínico. Com a presente proposta de poster pretendemos, sistematizar as principais propriedades psicométricas e resultados da validação da Escala de Situações Indutoras de Stresse em Ensino Clínico de Enfermagem, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1283 estudantes.IC-OnlineCustódio, Susana Margarida RodriguesPereira, Anabela Maria SousaSeco, Graça Maria dos Santos Batista2010-10-20T14:03:04Z2009-022009-02-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:08:04Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:08:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
title Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
spellingShingle Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
Custódio, Susana Margarida Rodrigues
Escala de situações de stress
Ensino clínico
title_short Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
title_full Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
title_fullStr Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
title_full_unstemmed Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
title_sort Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse
author Custódio, Susana Margarida Rodrigues
author_facet Custódio, Susana Margarida Rodrigues
Pereira, Anabela Maria Sousa
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
author_role author
author2 Pereira, Anabela Maria Sousa
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Susana Margarida Rodrigues
Pereira, Anabela Maria Sousa
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de situações de stress
Ensino clínico
topic Escala de situações de stress
Ensino clínico
description Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02
2009-02-01T00:00:00Z
2010-10-20T14:03:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/318
url http://hdl.handle.net/10400.8/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547219002195968