A educomunicação como estratégia de educação ambiental: ensaio de aplicação em escolas básicas do concelho de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charneco, Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41417
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
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spelling A educomunicação como estratégia de educação ambiental: ensaio de aplicação em escolas básicas do concelho de LisboaEducação ambiental críticaEducação não formalEducação formalCapacidades intelectuaisMediaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasRelatório de estágio de mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel relevante na formação ambiental do público em geral, e dos jovens, em particular. Atualmente, existem duas abordagens de EA, a Conservadora, que se caracteriza por analisar as problemáticas ambientais, na perspectiva ecológica, e a Crítica, em que as questões ambientais são analisadas, segundo as perspectivas ecológicas, mas também, económicas, políticas e sociais. A Educomunicação é uma estratégia de EA Crítica, que visa estimular competências intelectuais, desenvolver a capacidade de comunicação intergrupal e de interpretar a informação dos media. O presente relatório descreve um ensaio de aplicação da estratégia de Educomunicação, em comparação com a estratégia de EA da Divisão de Sensibilização e Educação Ambiental (DSEA), da Câmara Municipal de Lisboa (CML). O trabalho foi realizado na Direção Municipal de Estrutura Verde, Ambiente e Energia (DMEVAE), durante o ano letivo 2017/2018. O estágio desenrolou-se em três fases, em que se procurou compreender a estratégia da DSEA; caracterizar o Ensino Formal; e comparar as estratégias da DSEA e de Educomunicação. Especificamente, este projeto teve como objetivos: (i) caracterizar a estratégia de EA da DSEA; ii) analisar o modelo educativo e a estratégia comunicativa das Escolas Básicas do Concelho de Lisboa (EBCL); iii) analisar a estratégia de EA, em curso nas EBCL; iv) compreender se existem alicerces para integrar a Educomunicação, na estratégia de Educação Formal e não Formal; v) comparar os resultados de uma atividade de EA da DSEA e de uma atividade desenvolvida sob a estratégia de Educomunicação, ambas sobre o tema “Resíduos”; e vi) compreender qual das estratégias de Educação Ambiental é mais eficaz, tendo em conta os alunos das Escolas Básicas do Concelho de Lisboa. Pela presença e dinamização das atividades desenvolvidas pela DSEA, utilizando como técnicas, a observação participante e não participante, compreendeu-se que a DSEA segue uma abordagem de EA Conservadora. Para analisar os modelos educativo e comunicativo e a estratégia de EA da Educação Formal, realizaram-se inquéritos a alunos do 7º, 8º e 9º anos, em 6 Escolas Básicas públicas de Lisboa. Foi possível distinguir dois grupos de alunos, relativamente ao modelo educativo: i) aqueles que julgam que o objetivo da escola é fomentar o respeito pelo professor e o seu conhecimento e que consideram que o professor transmite conhecimentos, que espera que sejam espelhados nos mecanismos de avaliação, nomeadamente os testes, e ii) aqueles que consideram que os objetivos da escola são dotar os alunos de competências e que a missão do professor é dar ferramentas aos alunos, como espírito crítico e autonomia. Do mesmo modo, no que respeita à estratégia comunicativa/tecnológica, distinguiram-se, também, dois grupos: i) alunos que, afirmam, que o Computador é utilizado para as apresentações em PowerPoint e ii) alunos que consideram que o Computador é utilizado para “Outras utilizações”, como projetar vídeos, imagens e realizar o listening das disciplinas de línguas estrangeiras. Apesar desta divisão em dois grupos, os alunos concordam que os meios de ensino mais utilizados são: Manual Escolar, Quadro e Computador, e que as apresentações em PowerPoint são, regularmente, utilizadas nas aulas para reforço da matéria. Já no âmbito da Educação para os media, verificou-se a existência de quatro grupos de alunos, que se dividem, consoante acreditam em todas as notícias dos media ou, apenas, em algumas. Em geral, os grupos concordam que a escola não assume um papel predominante neste tópico, apesar de a maioria dos alunos concordar que a escola os alerta para os perigos dos media. Por fim, quanto à estratégia de EA, os alunos dividiram-se na definição de EA, “Aprender a cuidar, respeitar e proteger o ambiente” e “Aprender sobre ambiente e a forma de o melhorar”, concordando que o objetivo central da área é “Promover a mudança de comportamento”. Divergem, ainda, entre a temática ambiental ser abordada em todas e algumas disciplinas, sendo que os últimos, identificam, predominantemente as “Ciências Naturais” e a “Geografia”. Por fim, comparou-se a estratégia de EA da DSEA com a de Educomunicação, em duas escolas, e, em cada uma, em 2 turmas do 5º ano de escolaridade, através da aplicação de inquéritos no início e final das atividades implementadas, sobre o tema “Resíduos”. Os alunos participantes na atividade de Educomunicação e na atividade de EA da DSEA concordam que as actividades serviram para transmitir conhecimentos e promover mudança de comportamento. No entanto, existe uma tendência ligeiramente superior, pelos participantes na atividade de Educomunicação, em considerarem a promoção de espírito crítico (15%) e autonomia (23%), bem como a “análise e discussão do tema” (23%), em comparação aos alunos da atividade de EA da DSEA (10%; 3%; 16%, respetivamente). Na opinião de 45% dos participantes na atividade de Educomunicação, esta superou as suas expectativas, enquanto, apenas, 29% dos participantes na atividade de EA da DSEA, considerou que as suas expectativas foram superadas. Ambos os grupos de alunos ficaram satisfeitos com a atividade, tendo os participantes na atividade de Educomunicação considerado que era um “Jogo Interessante” (68%), e os participantes da atividade de EA da DSEA, referido que era um “Tema Interessante” (73%). Em termos de “Conhecimento”, os participantes na EA da DSEA revelaram a priori menos bases, do que os participantes na atividade sob a estratégia de Educomunicação, e conseguiram melhores resultados, em termos de diferença percentual, no que respeita ao conceito de Resíduos, aos “R’s” e aos comportamentos pró-ambientais, a posteriori. A maioria dos participantes na atividade de Educomunicação foi capaz de compreender os 5 “R’s”, identificando o “Repensar” (50%) e o “Recusar” (53%), sendo que alguns dos participantes apontaram, ainda, “Fazer os 5 R’s” (7%), como comportamento próambiental, e “economia linear/circular” (4%), como conceito aprendido durante a atividade. Esta diferença de resultados pode derivar do facto da Educomunicação ser uma estratégia de EA Crítica, em que o tema “Resíduos” foi abordado sob as vertentes política, económica e social, o que permitiu que os alunos acedessem a conhecimentos diferentes dos habituais. Com este trabalho foi possível conhecer a estratégia de EA da DSEA, as características do Ensino Formal das EBCL e comparar as estratégias testadas, EA da DSEA e de Educomunicação. Assim, compreendeu-se que, ambas as abordagens, se adaptam ao Ensino Formal e são eficazes, porém, os participantes na atividade de Educomunicação, além da transmissão de conhecimentos, tenderam a identificar a promoção de outro tipo de competências.Environmental Education plays an important role in the environmental training of the general public, and, particularly, of young people. Nowadays, there are two perspectives in Environmental Education, the Conservative, that which deals with environmental issues from an ecological perspective, and the Critical, which deals with environmental issues from ecological, social, political and economic perspectives. One of the strategies of Critical Environmental Education is Educommunication, which aims to promote intellectual competences, to develop communication skills within group and to improve competences to deal with information in the media. This report includes a comparation between the strategy of Educommunication and the Environmental Education strategy of the Divisão de Sensibilização e Educação Ambiental (DSEA) of the Câmara Municipal de Lisboa (CML). The work was conducted during 2017/2018. The project included three phases, aiming to understand the Environmental Education strategy of DSEA, to characterize Formal Education, in elementary schools, and to compare the strategy of Environmental Education of the DSEA with Educommunication. Specific goals of project are to: (i) characterize the Environmental Education strategy of the DSEA; (ii) analyze educative model and communicative strategy in elementary schools of Lisbon; (iii) analyze the Environmental Education strategy currently in these schools; (iv) analyze whether there are foundations to apply Educommunication; (v) apply and compare the results of an Environmental Education activity of DSEA and an activity of Educommunication strategy on the theme "waste", and vi) analyse which of the two Environmental Education strategies might be more efficient given the students in elementary schools of Lisbon. Through the presence and dynamization of the DSEA activities and using both participant and non-participant observation, I have concluded that the Environmental Education perspective developed by DSEA is Conservative. In order to analyze the education system in course in the elementary schools in Lisbon, I have made inquiries about the education and communication model and Environmental Education strategy to 7, 8 and 9 grade’ students, of 6 schools. I have found that students could be divided in two groups based on their views about the education model: i) students that think that teachers must transmit knowledge, and schools aim to promote the respect by the teacher and his/her knowledge, and that the teachers just want to see the results of his/her teaching in tests; and ii) students that consider that in addition to the transmission of knowledge, teachers promote intellectual competences, and that schools aim to promote autonomy and critical spirit. In relation to the communicative model, there are also two groups: i) students that think that use the computer to show PowerPoint presentations and, ii) students that consider that use the computer to show images, videos or to do the listening of foreign language subjects. Despite this division in two groups, students agree that the most used teaching methods are the Board, Computer and Manual, and that PowerPoint presentations are regularly used in classes to reinforce the subjects. In the context of Media Education, there were four groups of students, divided according to whether they believe in all or some of the media news. In general, students agree that the school does not assume a predominant role in this topic, although most agree that the school alerts to the dangers of the media. Finally, in relation to the Environmental Education Strategy, students divided into the definition of Environmental Education, "Learning to care for, respect and protect the environment" and "Learning about environment and how to improve it", but agree that the goal of the area is "Promoting behavior change". The majority of students consider that environment subjects are only developed in the courses of "Natural Sciences" and "Geography”. Finally, the Environmental Education strategies of the DSEA and of Educommunication were compared in 2 schools, each with two classes of the 5th grade, based on the application of inquiries at the beginning and end of the activities implemented on the theme waste. Irrespective of the strategy used, students considered that the activities served to transmit knowledge and promote behavior change. However, there was a slightly higher tendency, by the participants in the Educommunication activity, to consider, "Promotion of autonomy” (23%), "Promotion of critical spirit" (15%), “Analysis and discussion of the theme” (23%), than participants of Environmental Education activity of the DSEA (3%; 10%; 16%, respectively). In the opinion of 45% of the participants, the activity of Educommunication exceeded their expectations, while only 29% of the participants in the DSEA activity considered that their expectations were exceeded. In both cases, students enjoyed the activities, but participants in the Educommunication considered this was an "Interesting Game " (68%), whereas participants in DSEA activity indicated it was an "Interesting Theme" (73%). The participants in the Environmental Education of the DSEA had a priori less knowledge than the participants in the activity of Educommunication, but obtained better results, in terms of percentage difference, in the concept of residues, in the “R's” and in pro-environmental behaviors. The majority of the participants in the Educommunication activity were able to understand the 5 “R's”, identifying "Rethink" (50%) and "Reject" (53%), and some pointing out "Making the 5 R's" (7%) as proenvironmental behavior and “linear and circular economy” (4%), as a concept they learned during the activity. Differences in results between activities may be associated with Educommunication being a Critical Environmental Education strategy, in which issues were approached from political, economic and social perspectives, thus allowing the students to access new knowledge. With this work it was possible to characterize the strategy of EA of DSEA, the Formal Education of the elementary schools of Lisbon and to compare the strategies of Environmental Education of the DSEA and Educommunication. Both approaches were found to be adapted to Formal teaching and both appeared effective.Batista, Emília CastelaMagalhães, Maria Filomena,1964-Repositório da Universidade de LisboaCharneco, Beatriz Rodrigues2020-01-27T18:35:47Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41417TID:202384985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:41.714292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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