A COR COMO ELEMENTO NARRATIVO NO CINEMA DE ANIMAÇÃO: ESTUDOS PARA A SUA APLICAÇÃO NA CURTA--METRAGEM ANIMADA “PEREGRINAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tudela, Nicolau Avelar Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1954
Resumo: A obra literária Peregrinação de Fernão Mendes Pinto é, a par com Os Lusíadas, uma das obras fulcrais para o entendimento e para a construção do imaginário e português do século XVI, do período conhecido como época do Descobrimentos. É de salientar a diferença de género e de tom que as duas obras assumem: no caso de Os Lusíadas a narrativa decorre através de uma epopeia que enaltece os grandes feitos dos Portugueses; já na Peregrinação, o narrador recorre a uma biografia narrativa onde documenta a sua viagem e feitos pelo oceano Indico e as terras periféricas, enaltecendo as misérias e atrocidades passadas e cometidas pelos Portu-gueses e os povos nativos; (Carvalho, 2007) Neste projeto, adaptou-se um episódio da Peregrinação como mote para um filme animado de curta-me-tragem onde se salienta uma dinâmica simbiótica/parasítica entre o protagonista e o seu arqui-inimigo, uma subversão moral do protagonista e a comédia dramática resultante dessas interações. Propõe-se ainda a exploração e análise da cor como elemento de suporte para a narrativa visual, metafórica e simbólica do projeto proposto.
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