O lugar da memória na arquitectura contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Miguel Rosa, 1981-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/740
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
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spelling O lugar da memória na arquitectura contemporâneaArquitectura - Conservação e restauroEdifícios históricos - Conservação e restauroEdifícios históricos - Reforma para outro usoRenovação urbanaDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 22 de Janeiro de 2014Projectar sobre o construído, alterando o aspecto do passado, de modo a conceber novos edifícios, inventar novos espaços adaptados a uma nova cultura, a uma nova modo de vida, é um exercício complexo em que entram em colisão diversos factores de ordem cultural. A conjugação de verbos como a conservação, preservação, reconstrução, recuperação, restauro, revitalização, ou renovação urbana, são utilizados num debate longo e controverso, entre os desejos de afirmação de uma linguagem contemporânea e o desejo de permanência dos valores do passado, que mesmo que obsoletos (técnico-tecnologicamente e culturalmente), ainda retêm qualidades que os destacam no presente. No desenvolvimento desta tese, vamos enquadrar possíveis acções sobre o edificado considerado histórico, explorando alguns exemplos contrastantes da reconstrução, reabilitação, e renovação urbana, nos exemplos da Cidade Velha de Varsóvia, dos Armazéns do Chiado, no Museu da Electricidade de Lisboa, e no CaixaForum de Madrid, centrando a premissa nas razões técnicas e culturais que levaram a um modo de abordagem à problemática dos projectos considerados, e os resultados dessa tomada de decisão. Para tal tomamos como imperativo o estudo sobre o modo de como o ser-coisa, se transforma em ser-monumento, e a sua classificação como património. Abordando a sua origem como fenómeno histórico e conceptual, e as repercussões que a sua existência influi na memória colectiva, e consequentemente na arquitectura contemporânea.2014-02-04T16:58:49Z2014-02-042014-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/740http://hdl.handle.net/11067/740TID:201604299porPereira, Pedro Miguel Rosa, 1981-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:29Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:25.047135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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