Ferramentas Digitais Contemporâneas na Investigação em História da Arquitetura: Reconstituição Digital do Desaparecido Claustro da Manga e do Projeto Não Realizado de Álvaro Siza para um Motel em Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto, Miguel Pedrosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/92177
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Ferramentas Digitais Contemporâneas na Investigação em História da Arquitetura: Reconstituição Digital do Desaparecido Claustro da Manga e do Projeto Não Realizado de Álvaro Siza para um Motel em CoimbraContemporary Digital Tools in Architectural History Research: Digital Reconstruction of the Cloister of Manga and the Unbuilt Project of a Motel in Coimbra by Álvaro SizaPreservação Digital de PatrimónioClaustro da MangaÁlvaro SizaRealidade VirtualModelo 3DDigital Preservation of HeritageCloister of MangaÁlvaro SizaVirtual Reality3D ModelDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA constante evolução da tecnologia traz novas possibilidades ao nosso mundo, incluindo ao mundo da arquitetura. A presente dissertação pretende analisar e demonstrar quais são estas possibilidades.Tecnologias como o levantamento laser, a realidade virtual, e o uso de ferramentas informáticas como os motores de jogo trazem diferentes potencialidades para a forma como o arquiteto trabalha e comunica, permitem a criação de cenários virtuais imersivos e trazem um conjunto de potencialidades para a forma como vemos, estudamos e preservamos o património arquitetónico.Estando o património arquitetónico em constante risco de dano – seja por causas naturais ou humanas – a sua preservação digital torna-se indispensável. Consequentemente, analisaremos alguns exemplos e formas de preservação de património em virtude das ferramentas/tecnologias digitais referidas. Ao mesmo tempo, analisaremos como estas mesmas tecnologias permitem a divulgação virtual do património existente, e abrem novos caminhos para a reconstituição, estudo e investigação de património destruído.Dois casos de estudo teórico-práticos serão dados na presente dissertação, fundamentando as temáticas dadas. O primeiro será o antigo Claustro e Fonte da Manga, obra renascentista de João de Ruão, realizada em 1533, originalmente integrando o mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. A Fonte, composta por um conjunto de cubelos unidos por uma cúpula, e que estaria centrada no Claustro, ainda é existente. No entanto, o mesmo Claustro foi demolido durante os séculos XIX e XX, tal como a torre dos sinos de Santa Cruz (que podia ser vista de dentro do claustro em segundo plano). A partir de fontes gráficas e bibliográficas, e medições no local, realizou-se a reconstituição digital do Claustro e Fonte da Manga, como era em 1834 (data da extinção das ordens religiosas em Portugal). Uma das finalidades do modelo 3D é, ainda, ser explorado virtualmente em VR, e uma das suas pertinências é poder ser integrado no modelo 3D de reconstituição do Mosteiro de Santa Cruz, a realizar para o Projeto "Santa Cruz" (FCT 30704) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Será dada, também, uma análise e contextualização do monumento e respetiva história.O segundo caso de estudo será um projeto não construído de um Motel em Cernache, de autoria de Álvaro Siza Vieira e os seus colaboradores - António Madureira e Francisco Guedes Carvalho – realizado em 1967. Um modelo 3D do projeto foi realizado, a partir do estudo das plantas, cortes e esquissos originais do projeto. Será, ainda, dada uma análise ao projeto, será feita uma contextualização de outras obras do arquiteto da mesma altura, e serão analisadas, neste contexto, possíveis influências externas a Siza Vieira. Da mesma forma, pretende-se criar a possibilidade de explorar o modelo 3D virtualmente.Sumarizando, será ensaiada a criação, preservação e reconstituição de cenários arquitetónicos com uso de tecnologias contemporâneas – o estado da arte das ferramentas de investigação e representação arquitetónica.The constant evolution of technology brings new possibilities to the contemporary world, including to the world of architecture. The current dissertation intends to analyze and give evidence of these new possibilities.Technologies such as laser scanning, virtual reality, and the use of software like game engines bring new means for the architect to work and communicate, enable the possibility to create virtual and immersive scenarios, and bring new potentials for the way we see, study and preserve architectural heritage.Since architectural heritage is in constant risk of damage – either by natural or human causes – its digital preservation becomes imperative. Thus, we will analyze some cases and some approaches regarding the use of the digital tools/technologies mentioned, for heritage preservation. We will also analyze how these technologies allow the virtual dissemination of today’s inexistent architectural heritage, and how they open valuable paths for the study, research and reconstruction of destroyed heritage.Substantiating these subject matters, two theoretical-practical case-studies will be addressed on this dissertation. The first case-study is the former Cloister and Fountain of Manga (Claustro e Fonte da Manga) – a renaissance work of Jean de Rouen, from 1533, originally integrated on the Santa Cruz monastery, in Coimbra. The fountain, composed by a set of turrets united by a dome, and which is placed in the center of the cloister, is still standing. On the other hand, the cloister was demolished during the XIX and XX centuries, as well as the bell tower of Santa Cruz, which could be seen in the background. From the analysis of graphical and bibliographic references and the measurements made on the site, it was possible to model a digital reconstruction of the former Cloister of Manga and its Fountain, as seen in 1834 (date of the extinction of the religious orders in Portugal). Additionally, we intend to explore the 3D model in VR, also as part of the extended 3D model of the old Monastery of Santa Cruz, which is being developed for the Santa Cruz research project (FCT 30704) of the University of Coimbra (CES-UC). Likewise, an analysis and contextualization of the monument and its history will be presented.The second case-study is an unbuilt project of a motel in Cernache (Coimbra), by Álvaro Siza Vieira and his co-workers - António Madureira e Francisco Guedes Carvalho – in 1967. A 3D model was made from the observation of the original plans, sections and sketches of the project.Also, an insight and contextualization of other works by Siza, of the same period, is presented, as well as a review of possible influences towards Siza’s design of the motel. In the same way as the model of the Cloister of Manga, there is the intent to virtually explore the 3D model of the motel. Summarizing, we will study and present the creation, preservation and reconstruction of architectural scenarios with the use of contemporary technologies – the state of the art of the tools used for architectural representation and research.2020-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92177http://hdl.handle.net/10316/92177TID:202552802porAlberto, Miguel Pedrosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:54:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:20.564193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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