Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Brígida Freitas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15707
Resumo: O fulcro temático da dor é o eixo pendular sobre o qual deverão assentar motivos que se desenrolam em diversos leitmotiven, e que instituem a problemática da representação nos corpora narrativos de Rui Nunes seleccionados para esta dissertação – Cães e A Boca na Cinza. Estas duas obras fundam um meta-paradigma que enforma um irreversível estranhamento na recepção, e que se pauta por uma labiríntica compleição diegética e discursiva. Mediante uma narrativa de cariz hiperbólico, importa equacionar a dor individual, afunilada nas personagens e nas suas intrincadas deambulações ontológicas, e que se pulveriza em metástases arquetípicas que desembocam numa acepção colectiva e universal da dor. A fragmentação do discurso instaura um complexo efeito de palimpsesto com a fragmentação das categorias da narrativa, desde as personagens até aos lugares onde se movem ao longo da diegese, num inusitado compromisso meta-reflexivo de causaconsequência da dor e dos nomes com que se representa. Ao longo de Cães e de A Boca na Cinza iremos explorar a constante querela entre as personagens e a memória, ora numa busca incessante por estilhaços mnemónicos de seres e lugares ausentes (Cães), ora numa contínua recusa de uma memória que amplia constantemente uma compleição física antípoda do conceito de humanização (A Boca na Cinza), para apurarmos os distintos confrontos existenciais, e equacionarmos os processos com que são exaustivamente representados. A questão da nomeação como representação verbal dos motivos da dor instaura, igualmente, uma imbricada meta-reflexividade que faz enformar os nomes como máscaras verosímeis da dor, mas numa permanente dialéctica entre o verbalizável e o não-verbalizável, toldada pela fragmentação mnemónica a par com o estilhaçamento referencial. Julgamos, pois, pertinente, investigar alguns dos processos de representação da dor na medida em que deixam, no leitor, a veemente chaga da perpetração da dor como caminho único de humanização, como via única de verbalizar – e, assim, representar exaustivamente – o humano; ABSTRACT: The pain’s thematic fulcrum is the pendulum on which shall be established the motives that will develop on several leitmotiven, which will set up the representation problematic in the narrative corpora of Rui Nunes chosen for this dissertation - The Cães and the A Boca na Cinza. Both these books found a meta-paradigm, which forms an irreversible odd feeling in the reception, marked by labyrinthine narrative and discursive constitution. Taking into account an hyperbolic narrative, it’s important to question the individual pain, funnelled on the character and its intricate ontological wanderings, spread in archetypical metastasis that anchor on a collective and universal meaning of pain. The speech fragmentation establishes a complex palimpsest effect with the fragmentation of the narrative categories, from the character to the places where they move throughout the diegesis, in an unusual meta-reflexive commitment of causeconsequence of pain, and the names on which it’s represented. Throughout the Cães and the A Boca na Cinza we will explore the constant struggle between the characters and the memory, either an endless seek of mnemonic splinters of absent living beings and places (Cães), or a continuous refusal of a memory that constantly enlarges an antipodal physical nature of the humanization concept (A Boca na Cinza), to analyse the distinct existential debates, and to equate the processes with which they are exhaustingly represented. The nomination issue as a verbal representation of the pain motives restores, as well, an imbricate meta-reflexivity that moulds the names as believable masks of pain, but rolling on a permanent dialectic between the expressable and unexpressable, overshadowed by the mnemonic fragmentation, hand by hand with the referential shattering. We consider relevant to investigate some of the representation processes, for they leave in the reader a keen wound of pain perpetration as the single trail of humanization, the only way of expressing – and then to exhaustingly represent – the human kind.
id RCAP_d5757ff505fe9d68130303a135bd522e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui NunesDorRepresentaçãoNomeFragmentaçãoPersonagemMemóriaPainRepresentationFragmentationCharacterMemoryNameO fulcro temático da dor é o eixo pendular sobre o qual deverão assentar motivos que se desenrolam em diversos leitmotiven, e que instituem a problemática da representação nos corpora narrativos de Rui Nunes seleccionados para esta dissertação – Cães e A Boca na Cinza. Estas duas obras fundam um meta-paradigma que enforma um irreversível estranhamento na recepção, e que se pauta por uma labiríntica compleição diegética e discursiva. Mediante uma narrativa de cariz hiperbólico, importa equacionar a dor individual, afunilada nas personagens e nas suas intrincadas deambulações ontológicas, e que se pulveriza em metástases arquetípicas que desembocam numa acepção colectiva e universal da dor. A fragmentação do discurso instaura um complexo efeito de palimpsesto com a fragmentação das categorias da narrativa, desde as personagens até aos lugares onde se movem ao longo da diegese, num inusitado compromisso meta-reflexivo de causaconsequência da dor e dos nomes com que se representa. Ao longo de Cães e de A Boca na Cinza iremos explorar a constante querela entre as personagens e a memória, ora numa busca incessante por estilhaços mnemónicos de seres e lugares ausentes (Cães), ora numa contínua recusa de uma memória que amplia constantemente uma compleição física antípoda do conceito de humanização (A Boca na Cinza), para apurarmos os distintos confrontos existenciais, e equacionarmos os processos com que são exaustivamente representados. A questão da nomeação como representação verbal dos motivos da dor instaura, igualmente, uma imbricada meta-reflexividade que faz enformar os nomes como máscaras verosímeis da dor, mas numa permanente dialéctica entre o verbalizável e o não-verbalizável, toldada pela fragmentação mnemónica a par com o estilhaçamento referencial. Julgamos, pois, pertinente, investigar alguns dos processos de representação da dor na medida em que deixam, no leitor, a veemente chaga da perpetração da dor como caminho único de humanização, como via única de verbalizar – e, assim, representar exaustivamente – o humano; ABSTRACT: The pain’s thematic fulcrum is the pendulum on which shall be established the motives that will develop on several leitmotiven, which will set up the representation problematic in the narrative corpora of Rui Nunes chosen for this dissertation - The Cães and the A Boca na Cinza. Both these books found a meta-paradigm, which forms an irreversible odd feeling in the reception, marked by labyrinthine narrative and discursive constitution. Taking into account an hyperbolic narrative, it’s important to question the individual pain, funnelled on the character and its intricate ontological wanderings, spread in archetypical metastasis that anchor on a collective and universal meaning of pain. The speech fragmentation establishes a complex palimpsest effect with the fragmentation of the narrative categories, from the character to the places where they move throughout the diegesis, in an unusual meta-reflexive commitment of causeconsequence of pain, and the names on which it’s represented. Throughout the Cães and the A Boca na Cinza we will explore the constant struggle between the characters and the memory, either an endless seek of mnemonic splinters of absent living beings and places (Cães), or a continuous refusal of a memory that constantly enlarges an antipodal physical nature of the humanization concept (A Boca na Cinza), to analyse the distinct existential debates, and to equate the processes with which they are exhaustingly represented. The nomination issue as a verbal representation of the pain motives restores, as well, an imbricate meta-reflexivity that moulds the names as believable masks of pain, but rolling on a permanent dialectic between the expressable and unexpressable, overshadowed by the mnemonic fragmentation, hand by hand with the referential shattering. We consider relevant to investigate some of the representation processes, for they leave in the reader a keen wound of pain perpetration as the single trail of humanization, the only way of expressing – and then to exhaustingly represent – the human kind.Universidade de Évora2015-09-04T08:35:45Z2015-09-042009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15707http://hdl.handle.net/10174/15707porDepartamento de Linguística e Literaturasteses@bib.uevora.pt298Ferreira, Ana Brígida Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:59.452863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
title Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
spellingShingle Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
Ferreira, Ana Brígida Freitas
Dor
Representação
Nome
Fragmentação
Personagem
Memória
Pain
Representation
Fragmentation
Character
Memory
Name
title_short Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
title_full Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
title_fullStr Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
title_full_unstemmed Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
title_sort Os nomes da dor: processos de representação nas narrativas de Rui Nunes
author Ferreira, Ana Brígida Freitas
author_facet Ferreira, Ana Brígida Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Brígida Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Dor
Representação
Nome
Fragmentação
Personagem
Memória
Pain
Representation
Fragmentation
Character
Memory
Name
topic Dor
Representação
Nome
Fragmentação
Personagem
Memória
Pain
Representation
Fragmentation
Character
Memory
Name
description O fulcro temático da dor é o eixo pendular sobre o qual deverão assentar motivos que se desenrolam em diversos leitmotiven, e que instituem a problemática da representação nos corpora narrativos de Rui Nunes seleccionados para esta dissertação – Cães e A Boca na Cinza. Estas duas obras fundam um meta-paradigma que enforma um irreversível estranhamento na recepção, e que se pauta por uma labiríntica compleição diegética e discursiva. Mediante uma narrativa de cariz hiperbólico, importa equacionar a dor individual, afunilada nas personagens e nas suas intrincadas deambulações ontológicas, e que se pulveriza em metástases arquetípicas que desembocam numa acepção colectiva e universal da dor. A fragmentação do discurso instaura um complexo efeito de palimpsesto com a fragmentação das categorias da narrativa, desde as personagens até aos lugares onde se movem ao longo da diegese, num inusitado compromisso meta-reflexivo de causaconsequência da dor e dos nomes com que se representa. Ao longo de Cães e de A Boca na Cinza iremos explorar a constante querela entre as personagens e a memória, ora numa busca incessante por estilhaços mnemónicos de seres e lugares ausentes (Cães), ora numa contínua recusa de uma memória que amplia constantemente uma compleição física antípoda do conceito de humanização (A Boca na Cinza), para apurarmos os distintos confrontos existenciais, e equacionarmos os processos com que são exaustivamente representados. A questão da nomeação como representação verbal dos motivos da dor instaura, igualmente, uma imbricada meta-reflexividade que faz enformar os nomes como máscaras verosímeis da dor, mas numa permanente dialéctica entre o verbalizável e o não-verbalizável, toldada pela fragmentação mnemónica a par com o estilhaçamento referencial. Julgamos, pois, pertinente, investigar alguns dos processos de representação da dor na medida em que deixam, no leitor, a veemente chaga da perpetração da dor como caminho único de humanização, como via única de verbalizar – e, assim, representar exaustivamente – o humano; ABSTRACT: The pain’s thematic fulcrum is the pendulum on which shall be established the motives that will develop on several leitmotiven, which will set up the representation problematic in the narrative corpora of Rui Nunes chosen for this dissertation - The Cães and the A Boca na Cinza. Both these books found a meta-paradigm, which forms an irreversible odd feeling in the reception, marked by labyrinthine narrative and discursive constitution. Taking into account an hyperbolic narrative, it’s important to question the individual pain, funnelled on the character and its intricate ontological wanderings, spread in archetypical metastasis that anchor on a collective and universal meaning of pain. The speech fragmentation establishes a complex palimpsest effect with the fragmentation of the narrative categories, from the character to the places where they move throughout the diegesis, in an unusual meta-reflexive commitment of causeconsequence of pain, and the names on which it’s represented. Throughout the Cães and the A Boca na Cinza we will explore the constant struggle between the characters and the memory, either an endless seek of mnemonic splinters of absent living beings and places (Cães), or a continuous refusal of a memory that constantly enlarges an antipodal physical nature of the humanization concept (A Boca na Cinza), to analyse the distinct existential debates, and to equate the processes with which they are exhaustingly represented. The nomination issue as a verbal representation of the pain motives restores, as well, an imbricate meta-reflexivity that moulds the names as believable masks of pain, but rolling on a permanent dialectic between the expressable and unexpressable, overshadowed by the mnemonic fragmentation, hand by hand with the referential shattering. We consider relevant to investigate some of the representation processes, for they leave in the reader a keen wound of pain perpetration as the single trail of humanization, the only way of expressing – and then to exhaustingly represent – the human kind.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2015-09-04T08:35:45Z
2015-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15707
http://hdl.handle.net/10174/15707
url http://hdl.handle.net/10174/15707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Linguística e Literaturas
teses@bib.uevora.pt
298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554435091464192