Cisnes negros: representações de sucesso e processos de autoatribuição causal em imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbeitos, Emanuel Francisco Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9199
Resumo: A presente investigação visa produzir contributos para o estudo de atribuições causais e de estilos atribucionais em imigrantes com elevados níveis de escolarização. A investigação pretende fazer um levantamento das atribuições, enquanto mecanismos de predição e de controlo da experiência social dos indivíduos, associadas a trajetórias académicas caracterizadas, frequentemente, por grandes constrangimentos redutores das possibilidades de integração e sucesso escolares. Sob este ponto de vista, o sucesso escolar de imigrantes adquire características de um fenómeno do tipo “Cisne Negro”, isto é, marginal, atípico. Entendendo que o sucesso (ou o insucesso) escolar é um processo (multidimensional e multifatorial) e não, apenas, um mero resultado quantificável em indicadores estatísticos, optou-se pelo método qualitativo e pela entrevista, como técnica de recolha de dados, numa tentativa de captar melhor as subtilezas da complexidade e singularidade de cada percurso pessoal. O estudo procura analisar e compreender a forma como os perfis atribucionais variam em função de factores de diferenciação, como o grau de escolarização dos pais dos imigrantes, apreendendo as relações entre esses perfis, as capacidades adaptativas e o sucesso académico. O grupo-alvo é constituído por imigrantes e descendentes de imigrantes de países lusófonos, que obtiveram um grau universitário (ou outras qualificações para além desse grau) no sistema de ensino português. Os resultados apontam para a predominância da internalidade nas atribuições para o sucesso. Os indivíduos com pais mais escolarizados fazem atribuições externas à “educação familiar” e/ou ao estímulo de familiares e de outras pessoas.
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description A presente investigação visa produzir contributos para o estudo de atribuições causais e de estilos atribucionais em imigrantes com elevados níveis de escolarização. A investigação pretende fazer um levantamento das atribuições, enquanto mecanismos de predição e de controlo da experiência social dos indivíduos, associadas a trajetórias académicas caracterizadas, frequentemente, por grandes constrangimentos redutores das possibilidades de integração e sucesso escolares. Sob este ponto de vista, o sucesso escolar de imigrantes adquire características de um fenómeno do tipo “Cisne Negro”, isto é, marginal, atípico. Entendendo que o sucesso (ou o insucesso) escolar é um processo (multidimensional e multifatorial) e não, apenas, um mero resultado quantificável em indicadores estatísticos, optou-se pelo método qualitativo e pela entrevista, como técnica de recolha de dados, numa tentativa de captar melhor as subtilezas da complexidade e singularidade de cada percurso pessoal. O estudo procura analisar e compreender a forma como os perfis atribucionais variam em função de factores de diferenciação, como o grau de escolarização dos pais dos imigrantes, apreendendo as relações entre esses perfis, as capacidades adaptativas e o sucesso académico. O grupo-alvo é constituído por imigrantes e descendentes de imigrantes de países lusófonos, que obtiveram um grau universitário (ou outras qualificações para além desse grau) no sistema de ensino português. Os resultados apontam para a predominância da internalidade nas atribuições para o sucesso. Os indivíduos com pais mais escolarizados fazem atribuições externas à “educação familiar” e/ou ao estímulo de familiares e de outras pessoas.
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