Programa de Interven??o Educativa em Jovens Universit?rios: preditores de ades?o
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1062 |
Resumo: | Introdu??o: A literatura refere que os estudos longitudinais, em que a participa??o n?o ? obrigat?ria e o participante n?o tem benef?cio imediato, est?o sujeitos a falhas de ades?o. Objetivo: Analisar os preditores de ades?o a um programa de interven??o para redu??o do risco de infe??o VIH. Os crit?rios de inclus?o foram ser aluno do 1? ano da universidade de Coimbra, dos 18 aos 24 anos. Foi aplicado um question?rio com indicadores da OnuSIDA. M?todos: O estudo, quantitativo, incluiu dois momentos: no primeiro, participaram 551 jovens, que aceitaram preencher o question?rio e participar; no segundo, sinalizaram-se os inquiridos e os que aderiram ao programa. Os respondentes tinham uma m?dia de idades de 18 anos (DP = 1.06), 76.2% eram do sexo feminino, 63% da ?rea da sa?de e 69.2% j? tinham atividade sexual. Resultados: O modelo apresenta dez vari?veis independentes: idade, sexo, perce??o do risco, ?rea cient?fica, in?cio da vida sexual, n?mero parceiros sexuais ao longo da vida e nos ?ltimos doze meses, conhecimentos sobre transmiss?o e preven??o do VIH. Quatro vari?veis independentes apresentam uma contribui??o estatisticamente significativa: perce??o do risco, ?rea cient?fica dos estudos, in?cio da vida sexual e parceiros sexuais nos ?ltimos doze meses. O maior preditor de ades?o ? a idade de inicia??o sexual, com um odds ratio de 3,63 (Or = 3.63; IC 95% 1.27 - 8.91), indicando que os alunos que iniciaram a vida sexual apresentam tr?s vezes mais probabilidade de aderir a um programa de interven??o educativa. Os odds ratio de 1,98 (Or = 1.98; IC 95% 1.27 - 2.87) e 1.784 (Or = 1.78; IC 95% 1.04 - 3.07) indicam que os alunos da ?rea sa?de e com maior perce??o de risco t?m cerca de duas vezes mais probabilidade de aderir. A vari?vel ?parceiros sexuais nos ?ltimos 12 meses? ? igualmente uma vari?vel preditora da ades?o e indica-nos que os abstinentes apresentam 0.tr?s vezes mais probabilidade de aderir (Or = 0.32; IC 95% 0.12 - 0.81). Conclus?es: Este estudo indica que as campanhas de informa??o, sensibiliza??o e preven??o n?o oferecem um modelo eficaz de sensibiliza??o para a percep??o de problemas e riscos para os estudantes que n?o seguem cursos de sa?de. / Introduction: Literature largely suggests that longitudinal studies where participation is not mandatory and participants have no immediate benefits are usually subject to compliance failures. Methods: We looked at the predictors of adherence to an intervention program in reducing the risk of HIV infection. Inclusion criteria included being a 1st-year-student of the university of Coimbra and 18 to 24 years old. A questionnaire with indicators of unAIDS was employed. The quantitative study included two stages: in the first one 551 youths agreed to complete the questionnaire and participate; in the second stage the survey respondents and those who joined the programme were signaled. respondents were 18 years old(SD = 1.09) , 76.2 % female, 63% were Health Sciences students and 69.2 % sexually active. Results: The model features ten independent variables (age, sex, perception of risk, scientific area, time of first sexual intercourse, number of sexual partners over the lifetime and in the last twelve months, knowledge of transmission and prevention). Four independent variables had a statistically significant contribution (perception of risk, scientific area, early sex life and number of sexual partners in the last twelve months). The best adherence predictor was the age of sexual initiation, with odds of 3.63 (Or = 3.63; 95% CI 1.27 - 8.91), indicating that students who began their sexual life are three times more likely to join a program. The odds ratios of 1.98 (Or = 1.98; 95% CI 1.27 - 2.87) and 1,784 (Or = 1.78; 95% CI 1:04 to 3:07) indicate that students health and greater risk perception are about twice as likely to join. The variable ?sexual partners in the last 12 months? is also a predictor of adherence and tells us that the abstinent have 0.tr?s times more likely to join (Or = 0:32; 95% CI 0:12 - 0.81). Conclusions: It seems to indicate that the information campaigns, awareness and prevention do not offer an effective model of awareness of the problem and risk perception to students that do not follow courses in health. |
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Programa de Interven??o Educativa em Jovens Universit?rios: preditores de ades?oEducational Intervention Program for University Students: accession predictorsPrograma de Intervenci?n Educativa para los Estudiantes Universitarios: predictores de adhesi?nPreditores de ades?o - Predictors of adherenceProgramas de interven??o educativa - Educational programmesVIH - HIVJovens universit?rios - University studentsIntrodu??o: A literatura refere que os estudos longitudinais, em que a participa??o n?o ? obrigat?ria e o participante n?o tem benef?cio imediato, est?o sujeitos a falhas de ades?o. Objetivo: Analisar os preditores de ades?o a um programa de interven??o para redu??o do risco de infe??o VIH. Os crit?rios de inclus?o foram ser aluno do 1? ano da universidade de Coimbra, dos 18 aos 24 anos. Foi aplicado um question?rio com indicadores da OnuSIDA. M?todos: O estudo, quantitativo, incluiu dois momentos: no primeiro, participaram 551 jovens, que aceitaram preencher o question?rio e participar; no segundo, sinalizaram-se os inquiridos e os que aderiram ao programa. Os respondentes tinham uma m?dia de idades de 18 anos (DP = 1.06), 76.2% eram do sexo feminino, 63% da ?rea da sa?de e 69.2% j? tinham atividade sexual. Resultados: O modelo apresenta dez vari?veis independentes: idade, sexo, perce??o do risco, ?rea cient?fica, in?cio da vida sexual, n?mero parceiros sexuais ao longo da vida e nos ?ltimos doze meses, conhecimentos sobre transmiss?o e preven??o do VIH. Quatro vari?veis independentes apresentam uma contribui??o estatisticamente significativa: perce??o do risco, ?rea cient?fica dos estudos, in?cio da vida sexual e parceiros sexuais nos ?ltimos doze meses. O maior preditor de ades?o ? a idade de inicia??o sexual, com um odds ratio de 3,63 (Or = 3.63; IC 95% 1.27 - 8.91), indicando que os alunos que iniciaram a vida sexual apresentam tr?s vezes mais probabilidade de aderir a um programa de interven??o educativa. Os odds ratio de 1,98 (Or = 1.98; IC 95% 1.27 - 2.87) e 1.784 (Or = 1.78; IC 95% 1.04 - 3.07) indicam que os alunos da ?rea sa?de e com maior perce??o de risco t?m cerca de duas vezes mais probabilidade de aderir. A vari?vel ?parceiros sexuais nos ?ltimos 12 meses? ? igualmente uma vari?vel preditora da ades?o e indica-nos que os abstinentes apresentam 0.tr?s vezes mais probabilidade de aderir (Or = 0.32; IC 95% 0.12 - 0.81). Conclus?es: Este estudo indica que as campanhas de informa??o, sensibiliza??o e preven??o n?o oferecem um modelo eficaz de sensibiliza??o para a percep??o de problemas e riscos para os estudantes que n?o seguem cursos de sa?de. / Introduction: Literature largely suggests that longitudinal studies where participation is not mandatory and participants have no immediate benefits are usually subject to compliance failures. Methods: We looked at the predictors of adherence to an intervention program in reducing the risk of HIV infection. Inclusion criteria included being a 1st-year-student of the university of Coimbra and 18 to 24 years old. A questionnaire with indicators of unAIDS was employed. The quantitative study included two stages: in the first one 551 youths agreed to complete the questionnaire and participate; in the second stage the survey respondents and those who joined the programme were signaled. respondents were 18 years old(SD = 1.09) , 76.2 % female, 63% were Health Sciences students and 69.2 % sexually active. Results: The model features ten independent variables (age, sex, perception of risk, scientific area, time of first sexual intercourse, number of sexual partners over the lifetime and in the last twelve months, knowledge of transmission and prevention). Four independent variables had a statistically significant contribution (perception of risk, scientific area, early sex life and number of sexual partners in the last twelve months). The best adherence predictor was the age of sexual initiation, with odds of 3.63 (Or = 3.63; 95% CI 1.27 - 8.91), indicating that students who began their sexual life are three times more likely to join a program. 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