Participation in non-formal learning activities and quality of life in adults and the elderly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Filipa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3341
Resumo: Em Portugal, à semelhança de outros países, tem-se vindo a assistir à proliferação de Universidades Seniores. Estas constituem um espaço de excelência de aprendizagem ao longo da vida, promovendo o desenvolvimento contínuo daqueles que as frequentam, contribuindo para um envelhecimento ativo e consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos seniores. Os dados presentes na literatura apontam no sentido de as Universidades Seniores terem um impacto positivo na qualidade de vida dos seniores, nomeadamente ao nível do seu bem-estar psicológico e social, contribuindo para a sua autonomia e integração na sociedade. Neste sentido, considerou- -se pertinente investigar a relação entre a frequência de Universidades Seniores e a qualidade de vida, com recurso ao Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida (IAQdV) (Fonseca, Paúl & Teles, 2007). Com uma amostra de 48 seniores e recorrendo a uma metodologia quantitativa, pôde verificar-se um impacto favorável na qualidade de vida dos seniores que frequentavam atividades de aprendizagem não formal em nas universidades mencionadas. Esta melhoria na qualidade de vida verifica-se sobretudo ao nível das categorias Relações Sociais e Bem-estar psicológico, presentes no IAQdV.
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spelling Participation in non-formal learning activities and quality of life in adults and the elderlyParticipação em atividades de aprendizagem não formal e qualidade de vida em adultos e idososEm Portugal, à semelhança de outros países, tem-se vindo a assistir à proliferação de Universidades Seniores. Estas constituem um espaço de excelência de aprendizagem ao longo da vida, promovendo o desenvolvimento contínuo daqueles que as frequentam, contribuindo para um envelhecimento ativo e consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos seniores. Os dados presentes na literatura apontam no sentido de as Universidades Seniores terem um impacto positivo na qualidade de vida dos seniores, nomeadamente ao nível do seu bem-estar psicológico e social, contribuindo para a sua autonomia e integração na sociedade. Neste sentido, considerou- -se pertinente investigar a relação entre a frequência de Universidades Seniores e a qualidade de vida, com recurso ao Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida (IAQdV) (Fonseca, Paúl & Teles, 2007). Com uma amostra de 48 seniores e recorrendo a uma metodologia quantitativa, pôde verificar-se um impacto favorável na qualidade de vida dos seniores que frequentavam atividades de aprendizagem não formal em nas universidades mencionadas. Esta melhoria na qualidade de vida verifica-se sobretudo ao nível das categorias Relações Sociais e Bem-estar psicológico, presentes no IAQdV.Universidade Católica Portuguesa2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3341oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3341Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 10 (2011); 269-2892182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2011.n10reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3341https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3341https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3341/3240Direitos de Autor (c) 2011 Filipa Cordeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Filipa2022-05-24T16:54:47Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:52.718802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Participação em atividades de aprendizagem não formal e qualidade de vida em adultos e idosos
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