Psicologia do testemunho infantil: a participação da criança na justiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Patrícia Alexandra Carapinha e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7562
Resumo: A pretensão desta dissertação assenta na credibilidade do testemunho de crianças. A confiabilidade do testemunho da criança é algo controverso. Através de uma pesquisa dos conhecimentos científicos da Psicologia e do Direito, será avaliado a precisão do depoimento das crianças em tribunal, explorar o que leva a influenciar esse depoimento, e verificar a sua credibilidade. A Psicologia foi um importante suporte para o Direito, pois conseguiu dar explicações sobre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal das crianças. Este contributo foi uma mais-valia no sentido de o depoimento da criança fosse vista como fiável. Este estudo foca-se na Psicologia do Testemunho Infantil, com o intuito de dar a conhecer os pressupostos da confiabilidade dos testemunhos infantis. Procura-se descodificar a forma como o testemunho infantil é sobrevalorizado pela justiça, as vulnerabilidades e a pressão que as crianças estão sujeitas perante este contexto judicial. Perante algumas situações, tais como, os maus-tratos, o bullying e a violência sexual, saber como é que a criança se sente, psicologicamente, ao ter que depor. Pretende-se averiguar os pressupostos que se baseiam na credibilização do testemunho infantil, e focar no tema de abuso sexual em crianças.
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