Estudo e intervenção da pintura sobre tábua, representando São João Batista, do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova - Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31462 |
Resumo: | O presente relatório descreve o estudo e intervenção realizados a uma pintura sobre madeira representando São João Batista, que pertence ao coro alto do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova em Coimbra, e foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro na área de pintura, nos Laboratórios de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar. Esta obra apresentava problemas de conservação, principalmente na camada preparatória e camadas pictóricas, e alterações na camada pictórica. Em conjunto com este relatório foi realizado um vídeo documental onde se apresenta o estudo da obra e os vários passos da intervenção. Deste modo, realizou-se um enquadramento histórico, artístico e iconográfico, abordando também o autor e as características da sua obra. Para compreender melhor a obra, procedeu-se à caracterização dos materiais e das técnicas, através da análise visual e com recurso a exame e análises. Identificaram-se e caracterizaram-se os restauros antigos e procedeu-se a um levantamento dos danos e patologias existentes. Depois realizou-se uma metodologia de intervenção de acordo com os princípios éticos da área da Conservação e Restauro. A intervenção teve em destaque a estabilização material e restituição da leitura estética da obra. No final são apresentadas algumas recomendações para a preservação da obra, tendo em conta o seu carácter museológico. |
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O presente relatório descreve o estudo e intervenção realizados a uma pintura sobre madeira representando São João Batista, que pertence ao coro alto do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova em Coimbra, e foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro na área de pintura, nos Laboratórios de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar. Esta obra apresentava problemas de conservação, principalmente na camada preparatória e camadas pictóricas, e alterações na camada pictórica. Em conjunto com este relatório foi realizado um vídeo documental onde se apresenta o estudo da obra e os vários passos da intervenção. Deste modo, realizou-se um enquadramento histórico, artístico e iconográfico, abordando também o autor e as características da sua obra. Para compreender melhor a obra, procedeu-se à caracterização dos materiais e das técnicas, através da análise visual e com recurso a exame e análises. Identificaram-se e caracterizaram-se os restauros antigos e procedeu-se a um levantamento dos danos e patologias existentes. Depois realizou-se uma metodologia de intervenção de acordo com os princípios éticos da área da Conservação e Restauro. A intervenção teve em destaque a estabilização material e restituição da leitura estética da obra. No final são apresentadas algumas recomendações para a preservação da obra, tendo em conta o seu carácter museológico. |
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