A experiência de flow na adolescência: o papel da autoestima, regulação emocional, afeto positivo e negativo, e perceção de desafio e de competência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Duarte Victória de Sant'Ana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88733
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
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spelling A experiência de flow na adolescência: o papel da autoestima, regulação emocional, afeto positivo e negativo, e perceção de desafio e de competênciaAdolescênciaExperiência flowAutoestimaRegulação emocionalAfetoAdolescenceFlow experienceSelf-esteemAffectCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA experiência Flow é um dos construtos centrais na literatura atual sobre os adolescentes e o seu desenvolvimento ótimo. O Flow pode ser experienciado em todo o tipo de atividades e contextos, podendo ser descrito por vários indivíduos de forma semelhante. Contudo, existem fatores capazes de influenciar a entrada no estado de Flow, desempenhando um papel importante. Sendo assim, é importante compreender o papel de fatores individuais na experiência de Flow na adolescência, como o sexo, o desafio e a competência, a autoestima, a regulação emocional (reavaliação cognitiva e supressão emocional), o afeto positivo e negativo. O estudo utilizou uma amostra de 114 estudantes (14 – 19 anos) de duas escolas secundárias de duas cidades no Norte de Portugal, que respondeu ao Questionário de Flow, ao Questionário de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes, ao RSES e à Escala PANAS. Os resultados mostram que a perceção de competência apresenta um efeito no aumento da intensidade da experiência de Flow. Não existem diferenças significativas entre o sexo feminino e o sexo masculino. Por último, atividades em contexto de lazer revelam-se mais associadas à experiência de Flow.The Flow experience is one of the central constructs in current literature on adolescents and their optimal development. Flow can be experienced in all kinds of activities and contexts and can be described similarly by various individuals. However, there are factors that can influence entering the Flow state, playing an important role. Therefore, it is important to understand the role of individual factors in the Flow experience during adolescence, such as gender, challenge and competence, self-esteem, emotional regulation (cognitive reappraisal and emotional suppression), positive and negative affect. The study used a sample of 114 students (14 - 19 years old) from two high schools in two cities in Northern Portugal who responded to the Flow Questionnaire, the Emotional Regulation Questionnaire for Children and Adolescents, the RSES, and the PANAS Scale. The results show that the perception of competence influences the Flow experience by increasing its intensity. There are no significant differences between females and males. Lastly, leisure context activities are more associated with the Flow experience.Freire, TeresaTavares, Dionísia FreitasUniversidade do MinhoLopes, Maria Duarte Victória de Sant'Ana2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88733por203514190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-17T01:17:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:29.441552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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