A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Carlos V.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/548
Resumo: Depois de se enquadrar o estatuto do ensino privado no contexto da actual reforma educativa, serão descritos modelos de autonomia e gestão a partir de alguns modelos analíticos aplicados às escolas enquanto organizações, para, finalmente, se abordar a especificidade do projecto autonómico das escolas privadas portuguesas.
id RCAP_d5bf27cdd2b70f3c08ce8f6eaa9be0b6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadasDepois de se enquadrar o estatuto do ensino privado no contexto da actual reforma educativa, serão descritos modelos de autonomia e gestão a partir de alguns modelos analíticos aplicados às escolas enquanto organizações, para, finalmente, se abordar a especificidade do projecto autonómico das escolas privadas portuguesas.After contextualizing private schooling within the portuguese educational reform, the author describes models of autonomy and management on the basis of some analytic models applied to schools as organizations. Finally, the autonomization project in portuguese private schools is analysed.Après l'encadrement du statut de l'enseignement privé dans le contexte de la réforme éducative actuelle, on décrit des modèles d'autonomie et de gestion à partir de certains modèles analytiques appliqués aux écoles en tant qu' organisations, pour aborder enfin la spécificité du projet d'autonomie des écoles privées portugaises.Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)Universidade do MinhoEstêvão, Carlos V.19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/548por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 11:1 (1998) 23-35.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:53.989867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
title A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
spellingShingle A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
Estêvão, Carlos V.
title_short A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
title_full A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
title_fullStr A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
title_full_unstemmed A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
title_sort A construção da autonomia e a autonomia da gestão nas escolas privadas
author Estêvão, Carlos V.
author_facet Estêvão, Carlos V.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Carlos V.
description Depois de se enquadrar o estatuto do ensino privado no contexto da actual reforma educativa, serão descritos modelos de autonomia e gestão a partir de alguns modelos analíticos aplicados às escolas enquanto organizações, para, finalmente, se abordar a especificidade do projecto autonómico das escolas privadas portuguesas.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/548
url http://hdl.handle.net/1822/548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 11:1 (1998) 23-35.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132391808172032