Dimensões da aprendizagem em organizações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48117 |
Resumo: | O instrumento aplicado chama-se Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) ou Questionário das Dimensões da Organização que Aprende, originalmente proposto por Marsick e Watkins (2003) e é composto na sua versão completa, por 62 itens, sendo 43 distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem, 12 distribuídos pelas duas dimensões do desempenho organizacional e 7 relacionados com o tamanho da organização avaliada e o grau de instrução do inquirido. Por questões de validade discriminante e para facilitar a resposta ao protocolo por parte dos participantes, neste estudo, foi utilizada uma versão simplificada do DLOQ, o DLOQ-A, originalmente validada por Yang (2003). Esta versão é composta por 27 itens distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem e pelas duas dimensões do desempenho organizacional, utilizando apenas três itens por dimensão, totalizando 21 itens para a cultura de aprendizagem e seis para as dimensões de desempenho. Esta investigação visou adaptar e validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e a sua relação com o desempenho em organizações portuguesas, tendo como objetivo estudar as propriedades psicométricas do DLOQ-A, numa amostra de trabalhadores portugueses. Utilizámos uma metodologia quantitativa, adotando um design de investigação transversal. A nossa amostra foi composta por uma amostra global de 1120 indivíduos, a qual, posteriormente, foi dividida em duas subamostras equitativas quanto ao número de participantes. Os nossos resultados indicam que existe evidência de: (a) validade fatorial, (b) validade convergente e (c) fidelidade. Segundo a classificação de Sharma (1996), os valores de consistência interna variaram entre o muito bom e o excelente. Relativamente à validade de critério, obtiveram-se os resultados esperados, à exceção da correlação entre a orientação externa e o empenhamento instrumental. Concluímos que a versão portuguesa do DLOQ tem uma excelente aceitabilidade, fiabilidade e validade na medição da Aprendizagem Organizacional. |
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Dimensões da aprendizagem em organizaçõesadaptação e validação do dimensions of the learning organization questionnaire (DLOQ) no contexto PortuguêsAprendizagemAprendizagem organizacionalDimensões da aprendizagem em organizaçõesCultura de aprendizagemDesempenho organizacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO instrumento aplicado chama-se Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) ou Questionário das Dimensões da Organização que Aprende, originalmente proposto por Marsick e Watkins (2003) e é composto na sua versão completa, por 62 itens, sendo 43 distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem, 12 distribuídos pelas duas dimensões do desempenho organizacional e 7 relacionados com o tamanho da organização avaliada e o grau de instrução do inquirido. Por questões de validade discriminante e para facilitar a resposta ao protocolo por parte dos participantes, neste estudo, foi utilizada uma versão simplificada do DLOQ, o DLOQ-A, originalmente validada por Yang (2003). Esta versão é composta por 27 itens distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem e pelas duas dimensões do desempenho organizacional, utilizando apenas três itens por dimensão, totalizando 21 itens para a cultura de aprendizagem e seis para as dimensões de desempenho. Esta investigação visou adaptar e validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e a sua relação com o desempenho em organizações portuguesas, tendo como objetivo estudar as propriedades psicométricas do DLOQ-A, numa amostra de trabalhadores portugueses. Utilizámos uma metodologia quantitativa, adotando um design de investigação transversal. A nossa amostra foi composta por uma amostra global de 1120 indivíduos, a qual, posteriormente, foi dividida em duas subamostras equitativas quanto ao número de participantes. Os nossos resultados indicam que existe evidência de: (a) validade fatorial, (b) validade convergente e (c) fidelidade. Segundo a classificação de Sharma (1996), os valores de consistência interna variaram entre o muito bom e o excelente. Relativamente à validade de critério, obtiveram-se os resultados esperados, à exceção da correlação entre a orientação externa e o empenhamento instrumental. Concluímos que a versão portuguesa do DLOQ tem uma excelente aceitabilidade, fiabilidade e validade na medição da Aprendizagem Organizacional.Sousa, CristinaRepositório ComumFerreira, João2023-11-28T16:57:49Z2023-07-272023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48117TID:203389174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T04:15:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:28.221355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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