Educação Ambiental na Formação da Cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2230 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no qual são focados os aspetos essenciais e as metodologias utilizadas ao longo da prática. Neste relatório enquadro a Organização e Administração Escolar, tendo em conta as características do meio envolvente e dos estabelecimentos de ensino, bem como a caracterização psicopedagógica do grupo/turma. Descrevo e reflito sobre algumas das experiencias vividas no decorrer da prática de ensino supervisionada. Por fim apresento uma revisão literária juntamente com uma proposta de atividade em relação à temática “A Educação Ambiental na formação da Cidadania”. Vários autores referem que a maioria dos docentes, tanto ao nível da educação Pré- Escolar como do ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, não têm formação suficiente, nem estão preparados para lecionar estas temáticas, não demonstrando por elas o devido reconhecimento. Neste estudo, pretendo desenvolver uma atividade prática, para a construção de uma horta biológica. A proposta tem uma perspetiva interdisciplinar, atendendo à transversalidade na construção do conhecimento da criança. O que se pretende é demonstrar às crianças a importância de preservar o meio ambiente, transmitindo-lhe valores e atitudes de cidadania. |
id |
RCAP_d5c9adc8ae7c53712b788bc8a5152abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2230 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Ambiental na Formação da CidadaniaEducação AmbientalCidadaniaHortas BiológicasEducação Pré-EscolarO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no qual são focados os aspetos essenciais e as metodologias utilizadas ao longo da prática. Neste relatório enquadro a Organização e Administração Escolar, tendo em conta as características do meio envolvente e dos estabelecimentos de ensino, bem como a caracterização psicopedagógica do grupo/turma. Descrevo e reflito sobre algumas das experiencias vividas no decorrer da prática de ensino supervisionada. Por fim apresento uma revisão literária juntamente com uma proposta de atividade em relação à temática “A Educação Ambiental na formação da Cidadania”. Vários autores referem que a maioria dos docentes, tanto ao nível da educação Pré- Escolar como do ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, não têm formação suficiente, nem estão preparados para lecionar estas temáticas, não demonstrando por elas o devido reconhecimento. Neste estudo, pretendo desenvolver uma atividade prática, para a construção de uma horta biológica. A proposta tem uma perspetiva interdisciplinar, atendendo à transversalidade na construção do conhecimento da criança. O que se pretende é demonstrar às crianças a importância de preservar o meio ambiente, transmitindo-lhe valores e atitudes de cidadania.Instituto Politécnico da Guarda2016-04-07T20:33:26Z2016-04-072015-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2230http://hdl.handle.net/10314/2230TID:201005182porTeixeira, Ana C Binfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:01Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:55.219138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania |
title |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania |
spellingShingle |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania Teixeira, Ana C B Educação Ambiental Cidadania Hortas Biológicas Educação Pré-Escolar |
title_short |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania |
title_full |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania |
title_fullStr |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania |
title_sort |
Educação Ambiental na Formação da Cidadania |
author |
Teixeira, Ana C B |
author_facet |
Teixeira, Ana C B |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ana C B |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Cidadania Hortas Biológicas Educação Pré-Escolar |
topic |
Educação Ambiental Cidadania Hortas Biológicas Educação Pré-Escolar |
description |
O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no qual são focados os aspetos essenciais e as metodologias utilizadas ao longo da prática. Neste relatório enquadro a Organização e Administração Escolar, tendo em conta as características do meio envolvente e dos estabelecimentos de ensino, bem como a caracterização psicopedagógica do grupo/turma. Descrevo e reflito sobre algumas das experiencias vividas no decorrer da prática de ensino supervisionada. Por fim apresento uma revisão literária juntamente com uma proposta de atividade em relação à temática “A Educação Ambiental na formação da Cidadania”. Vários autores referem que a maioria dos docentes, tanto ao nível da educação Pré- Escolar como do ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, não têm formação suficiente, nem estão preparados para lecionar estas temáticas, não demonstrando por elas o devido reconhecimento. Neste estudo, pretendo desenvolver uma atividade prática, para a construção de uma horta biológica. A proposta tem uma perspetiva interdisciplinar, atendendo à transversalidade na construção do conhecimento da criança. O que se pretende é demonstrar às crianças a importância de preservar o meio ambiente, transmitindo-lhe valores e atitudes de cidadania. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-14T00:00:00Z 2016-04-07T20:33:26Z 2016-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2230 http://hdl.handle.net/10314/2230 TID:201005182 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2230 |
identifier_str_mv |
TID:201005182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136910298316800 |