O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alexandra Sofia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moura , Elmha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.29968
Resumo: Este artigo constitui um ensaio teórico acerca do potencial de tarefas que envolvem a história da matemática para o desenvolvimento do processo criativo pelos alunos. Utilizando o mo­delo conceptual de Sawyer sobre o processo criativo, e o conceito da criatividade-P de Boden (2004) procurou-se analisar o potencial pedagógico de tarefas que integram a história da matemática para potenciar o processo criativo dos alunos. A história da matemática permite de­sen­vol­ver uma dimensão cultural e social do conhecimento matemático, para que o aluno se aper­ceba das ideias subjacentes às teorias e conceitos estudados, potenciando o desenvolvimento da criati­vidade com tarefas que devem ser desafiantes, envolver matemática relevante, criar opor­tu­nidades para aplicar e ampliar conhecimentos, permitir a aplicação de diferentes estratégias, com amplas possibilidades de relações, ideias e resoluções.
id RCAP_d5cb6d1a212e20e5f598a4bb842a5890
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativoO potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativoArtigosEste artigo constitui um ensaio teórico acerca do potencial de tarefas que envolvem a história da matemática para o desenvolvimento do processo criativo pelos alunos. Utilizando o mo­delo conceptual de Sawyer sobre o processo criativo, e o conceito da criatividade-P de Boden (2004) procurou-se analisar o potencial pedagógico de tarefas que integram a história da matemática para potenciar o processo criativo dos alunos. A história da matemática permite de­sen­vol­ver uma dimensão cultural e social do conhecimento matemático, para que o aluno se aper­ceba das ideias subjacentes às teorias e conceitos estudados, potenciando o desenvolvimento da criati­vidade com tarefas que devem ser desafiantes, envolver matemática relevante, criar opor­tu­nidades para aplicar e ampliar conhecimentos, permitir a aplicação de diferentes estratégias, com amplas possibilidades de relações, ideias e resoluções.This article is a theoretical essay about the potential of tasks involving the history of mathematics for the development of the creative process by students. Using Sawyer’s conceptual model on the creative process and Boden’s (2004) P-creativity, we sought to analyze the pedagogical potential of tasks that integrate the history of mathematics to enhance the creative process of students. The history of mathematics allows the development of a cultural and social dimension of mathematical knowledge, so that the student becomes aware of the ideas underlying the theories and concepts studied, enhancing the development of creativity with tasks that must be challenging, involve relevant mathematics, create opportunities to apply and expand knowledge, allow the application of different strategies, with wide possibilities of relationships, ideas, and resolutions.APM - Associação de Professores de Matemática2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.29968por2183-28380872-3915Rodrigues, Alexandra SofiaMoura , Elmhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T20:45:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:40.315692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
title O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
spellingShingle O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
Rodrigues, Alexandra Sofia
Artigos
title_short O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
title_full O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
title_fullStr O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
title_full_unstemmed O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
title_sort O potencial da História da Matemática para o desenvolvimento do processo criativo
author Rodrigues, Alexandra Sofia
author_facet Rodrigues, Alexandra Sofia
Moura , Elmha
author_role author
author2 Moura , Elmha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Alexandra Sofia
Moura , Elmha
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo constitui um ensaio teórico acerca do potencial de tarefas que envolvem a história da matemática para o desenvolvimento do processo criativo pelos alunos. Utilizando o mo­delo conceptual de Sawyer sobre o processo criativo, e o conceito da criatividade-P de Boden (2004) procurou-se analisar o potencial pedagógico de tarefas que integram a história da matemática para potenciar o processo criativo dos alunos. A história da matemática permite de­sen­vol­ver uma dimensão cultural e social do conhecimento matemático, para que o aluno se aper­ceba das ideias subjacentes às teorias e conceitos estudados, potenciando o desenvolvimento da criati­vidade com tarefas que devem ser desafiantes, envolver matemática relevante, criar opor­tu­nidades para aplicar e ampliar conhecimentos, permitir a aplicação de diferentes estratégias, com amplas possibilidades de relações, ideias e resoluções.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.29968
url https://doi.org/10.48489/quadrante.29968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131692122767360