Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eduardo Alberto Diogo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6672
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Considerando que o Estágio Pedagógico assume um papel primordial na Formação Inicial de Professores, permitindo o confronto entre um longo percurso académico, de vertente teórica muito vincada e a dimensão prática da realidade escolar, este relatório descreve pormenorizadamente toda a prática realizada pelo Professor Estagiário Eduardo Ribeiro no Agrupamento de Escolas de Tarouca. Pretende-se com a elaboração deste relatório demonstrar a forma como foi adequado o currículo nacional ao contexto do Agrupamento de Escolas de Tarouca, às suas necessidades específicas, às suas limitações e à ação pedagógica do Professor Estagiário, durante o ano de Estágio Pedagógico, respeitando os objetivos prescritos nos Programas Nacionais de Educação Física. Trata-se de uma reflexão sobre as opções tomadas ao nível de planeamento, intervenção e avaliação bem como de uma exposição de todos os documentos que auxiliaram o desenvolvimento desse trabalho ao longo do ano letivo de 2011/2012. A realização deste trabalho permitiu expor alguns aspetos dicotómicos entre aquilo que é legislado em Diário da República e o que é, na prática, desenvolvido no quotidiano escolar, abordar o impacto do Estágio Pedagógico no contexto escolar, adequar a conduta ao desempenho das tarefas inerentes à categoria profissional de Professor, inferir a necessidade de formação contínua a fim de avaliar processos e produtos que conduzam à reformulação das práticas pedagógicas e repensar a adequação dos estágios pedagógicos à atual situação económica e social.
id RCAP_d5d3680e248d671830d573c573ebf59e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioEstágios pedagógicosSupervisão pedagógicaRelatórioEducação físicaFormação de professoresEscolaO presente relatório foi elaborado no âmbito do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Considerando que o Estágio Pedagógico assume um papel primordial na Formação Inicial de Professores, permitindo o confronto entre um longo percurso académico, de vertente teórica muito vincada e a dimensão prática da realidade escolar, este relatório descreve pormenorizadamente toda a prática realizada pelo Professor Estagiário Eduardo Ribeiro no Agrupamento de Escolas de Tarouca. Pretende-se com a elaboração deste relatório demonstrar a forma como foi adequado o currículo nacional ao contexto do Agrupamento de Escolas de Tarouca, às suas necessidades específicas, às suas limitações e à ação pedagógica do Professor Estagiário, durante o ano de Estágio Pedagógico, respeitando os objetivos prescritos nos Programas Nacionais de Educação Física. Trata-se de uma reflexão sobre as opções tomadas ao nível de planeamento, intervenção e avaliação bem como de uma exposição de todos os documentos que auxiliaram o desenvolvimento desse trabalho ao longo do ano letivo de 2011/2012. A realização deste trabalho permitiu expor alguns aspetos dicotómicos entre aquilo que é legislado em Diário da República e o que é, na prática, desenvolvido no quotidiano escolar, abordar o impacto do Estágio Pedagógico no contexto escolar, adequar a conduta ao desempenho das tarefas inerentes à categoria profissional de Professor, inferir a necessidade de formação contínua a fim de avaliar processos e produtos que conduzam à reformulação das práticas pedagógicas e repensar a adequação dos estágios pedagógicos à atual situação económica e social.This report relates to the second cycle of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Levels at Trás-os-Montes and Alto Douro University. Having in account that Teaching Practice (Practicum) assumes a major role in teacher education programmes, allowing the confrontation between a very strong theoretical academic career and the practical dimension of reality in school institutions, this report is a detailed description of all the practice conducted by Student-Teacher Eduardo Ribeiro at Tarouca Schools Grouping. This report is structured in order to show how the national core curriculum was adapted to the Tarouca Schools Grouping context, with its specific needs and limitations, and to the student-teacher practicum, which preserved the aims of the Physical Education National Programmes. It also reflects the options taken in regard to planning, intervention and evaluation as well as it displays all the documents that helped that accomplishment during the 2011-2012 school year. The outcome allowed to expose some dichotomic features between what is officially legislated and what is implemented in schools practice, to approach the impact of Teaching Practice in the school context, to adjust the conduct to the tasks of the teacher professional category, to enhance the need for ongoing teacher training in order to assess processes and products that lead to renewal practicum, and to rethink the adequacy of teaching practices to social and economic situation for the time being.2016-10-24T13:56:25Z2016-10-24T00:00:00Z2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6672porRibeiro, Eduardo Alberto Diogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:54.434302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Ribeiro, Eduardo Alberto Diogo
Estágios pedagógicos
Supervisão pedagógica
Relatório
Educação física
Formação de professores
Escola
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Ribeiro, Eduardo Alberto Diogo
author_facet Ribeiro, Eduardo Alberto Diogo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Eduardo Alberto Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios pedagógicos
Supervisão pedagógica
Relatório
Educação física
Formação de professores
Escola
topic Estágios pedagógicos
Supervisão pedagógica
Relatório
Educação física
Formação de professores
Escola
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Considerando que o Estágio Pedagógico assume um papel primordial na Formação Inicial de Professores, permitindo o confronto entre um longo percurso académico, de vertente teórica muito vincada e a dimensão prática da realidade escolar, este relatório descreve pormenorizadamente toda a prática realizada pelo Professor Estagiário Eduardo Ribeiro no Agrupamento de Escolas de Tarouca. Pretende-se com a elaboração deste relatório demonstrar a forma como foi adequado o currículo nacional ao contexto do Agrupamento de Escolas de Tarouca, às suas necessidades específicas, às suas limitações e à ação pedagógica do Professor Estagiário, durante o ano de Estágio Pedagógico, respeitando os objetivos prescritos nos Programas Nacionais de Educação Física. Trata-se de uma reflexão sobre as opções tomadas ao nível de planeamento, intervenção e avaliação bem como de uma exposição de todos os documentos que auxiliaram o desenvolvimento desse trabalho ao longo do ano letivo de 2011/2012. A realização deste trabalho permitiu expor alguns aspetos dicotómicos entre aquilo que é legislado em Diário da República e o que é, na prática, desenvolvido no quotidiano escolar, abordar o impacto do Estágio Pedagógico no contexto escolar, adequar a conduta ao desempenho das tarefas inerentes à categoria profissional de Professor, inferir a necessidade de formação contínua a fim de avaliar processos e produtos que conduzam à reformulação das práticas pedagógicas e repensar a adequação dos estágios pedagógicos à atual situação económica e social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24T13:56:25Z
2016-10-24T00:00:00Z
2016-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6672
url http://hdl.handle.net/10348/6672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137157094309888