Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Luís Miguel Machado do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27999
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_d5d60a8be3472135d3f78e6b557a9f41
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014Ensino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO presente documento divide-se em duas partes: a reflexão dos aspetos relacionados com o estágio pedagógico e o desenvolvimento do tema-problema. Numa primeira fase será dado enfoque à prática da docência, desenvolvida na escola E.B.2,3 Dr. Daniel de Matos. Serão apresentadas as expectativas iniciais em relação à prática, serão apresentadas e justificadas as opções metodológicas tomadas ao longo do estágio, serão relatadas as atividades desenvolvidas durante o estágio e será realçada a componente ética e profissional da profissão. De seguida será realizada uma justificação das opções tomadas. Para finalizar a primeira parte do presente trabalho será feita uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica. Na segunda parte temos o tema-problema e seu desenvolvimento, num documento que se pretende orientador da prática docente e auxiliar de como resolver comportamentos de desvio da tarefa por parte dos alunos. Servirá também para analisar e mostrar conclusões sobre o problema que a escola atual, enquanto organização enfrenta, a indisciplina. Será efetuada uma pequena investigação, em que o objetivo é analisar a perceção dos docentes de uma escola pública sobre a gravidade dos comportamentos de indisciplina praticados. O objetivo é chegar a alguma conclusão que possa ajudar/beneficiar os professores da escola na procura de estratégias e metodologias que possam minimizar o impacto deste tipo de comportamentos no normal funcionamento da aula. This document is divided into two parts: a reflection of aspects related to teaching practice and development of the “theme-issue”. Initially focus will be given to the practice of teaching, developed in E.B.2, 3 Dr. Daniel de Matos school. Initial expectations will be presented, as well as the methodological choices made along the stage and its reasons. The activities made during the internship will be reported and I will emphasize ethics and professional component of the teacher’s profession. Then I will do a justification of the choices made. To finish the first part of this work I will make a reflective analysis of teaching practice. In the second part we have the “theme-issue” and its development, a document intended to be the guiding teaching practice and assist in solving the task behaviors of misuse by students. Will also serve to analyze and display conclusions about the problem that the current school, as an organization, faces, the indiscipline. Will be performed a little investigation, in which the objective is to analyze the perceptions of teachers in a public school on the severity of disruptive behaviors committed. The goal is to achieve some conclusion that can help / benefit school teachers in finding strategies and methodologies that can minimize the impact of such behaviors on normal class.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27999http://hdl.handle.net/10316/27999TID:201341140porVale, Luís Miguel Machado doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:14.118942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
Vale, Luís Miguel Machado do
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma do 8º A no ano letivo de 2013-2014
author Vale, Luís Miguel Machado do
author_facet Vale, Luís Miguel Machado do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Luís Miguel Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27999
http://hdl.handle.net/10316/27999
TID:201341140
url http://hdl.handle.net/10316/27999
identifier_str_mv TID:201341140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663907020800