Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26749 |
Resumo: | Nesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos. |
id |
RCAP_d5df3465857beb16b0e1e5e50be471c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26749 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicosMuseu -- MuseumComunicação digitalPúblico efetivo de museusPotenciais públicos de museusDigital communicationEffective museum publicsPotential museum publicsNesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos.In this dissertation, it is explored the perspective of effective and potential publics of museums in relation with the online digital communication made by the museological institutions, with the goal of understanding what people would like to see in the online digital format. Though the dissertation’s focus is the perspective of effective and potential publics of museums, the websites of the following museums were analysed: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Interviews were also made to the communication staff from those museums, with the goal of having examples of what is already being done with the online communication on the museological context. Going through those interviews made to the museum communication staff and to the effective and potential publics of museums, it was possible to conclude that this type of online communication is already at practice and what is the opinion of effective and potential publics in relation to what is already being done. With these interviews made to the effective audiences and potential of museums, we were able to understand from their perspective what could be done with all the available information and its ways of communicating online to create more interest to visit museums in person, such as the sharing of more interactive content and adapted to each platform, a bet on virtual reality, as well as in discount campaigns.2022-12-22T11:32:43Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-142022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26749TID:203126688porCardoso, Rita Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:59.340530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos |
title |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos |
spellingShingle |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos Cardoso, Rita Almeida Museu -- Museum Comunicação digital Público efetivo de museus Potenciais públicos de museus Digital communication Effective museum publics Potential museum publics |
title_short |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos |
title_full |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos |
title_fullStr |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos |
title_full_unstemmed |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos |
title_sort |
Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos |
author |
Cardoso, Rita Almeida |
author_facet |
Cardoso, Rita Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rita Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu -- Museum Comunicação digital Público efetivo de museus Potenciais públicos de museus Digital communication Effective museum publics Potential museum publics |
topic |
Museu -- Museum Comunicação digital Público efetivo de museus Potenciais públicos de museus Digital communication Effective museum publics Potential museum publics |
description |
Nesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22T11:32:43Z 2022-12-14T00:00:00Z 2022-12-14 2022-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/26749 TID:203126688 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/26749 |
identifier_str_mv |
TID:203126688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134852066312192 |