Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rita Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26749
Resumo: Nesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos.
id RCAP_d5df3465857beb16b0e1e5e50be471c9
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicosMuseu -- MuseumComunicação digitalPúblico efetivo de museusPotenciais públicos de museusDigital communicationEffective museum publicsPotential museum publicsNesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos.In this dissertation, it is explored the perspective of effective and potential publics of museums in relation with the online digital communication made by the museological institutions, with the goal of understanding what people would like to see in the online digital format. Though the dissertation’s focus is the perspective of effective and potential publics of museums, the websites of the following museums were analysed: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Interviews were also made to the communication staff from those museums, with the goal of having examples of what is already being done with the online communication on the museological context. Going through those interviews made to the museum communication staff and to the effective and potential publics of museums, it was possible to conclude that this type of online communication is already at practice and what is the opinion of effective and potential publics in relation to what is already being done. With these interviews made to the effective audiences and potential of museums, we were able to understand from their perspective what could be done with all the available information and its ways of communicating online to create more interest to visit museums in person, such as the sharing of more interactive content and adapted to each platform, a bet on virtual reality, as well as in discount campaigns.2022-12-22T11:32:43Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-142022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26749TID:203126688porCardoso, Rita Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:59.340530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
title Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
spellingShingle Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
Cardoso, Rita Almeida
Museu -- Museum
Comunicação digital
Público efetivo de museus
Potenciais públicos de museus
Digital communication
Effective museum publics
Potential museum publics
title_short Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
title_full Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
title_fullStr Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
title_full_unstemmed Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
title_sort Os museus e os conteúdos digitais na internet e nas redes sociais online: A perspetiva dos públicos
author Cardoso, Rita Almeida
author_facet Cardoso, Rita Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rita Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Museu -- Museum
Comunicação digital
Público efetivo de museus
Potenciais públicos de museus
Digital communication
Effective museum publics
Potential museum publics
topic Museu -- Museum
Comunicação digital
Público efetivo de museus
Potenciais públicos de museus
Digital communication
Effective museum publics
Potential museum publics
description Nesta dissertação, é explorada a perspetiva dos públicos efetivos e potenciais de museus, em relação à comunicação digital online feita pelas instituições museológicas, com o objetivo de compreender o que é que os públicos gostariam de ver disponibilizado nos meios digitais online. Embora a dissertação se foque na perspetiva dos públicos, de modo a obter informação sobre a comunicação online, foram analisados os websites dos seguintes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian, Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Oriente, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e Museu Bordalo Pinheiro. Foram também realizadas entrevistas às equipas de comunicação dos mesmos museus, com o objetivo de ter exemplos do que já é feito em termos de comunicação digital online no contexto museológico. Através das entrevistas feitas às equipas de comunicação dos museus e aos públicos, foi possível concluir que tipo de comunicação online já é praticada e qual é a opinião dos públicos efetivos e potenciais, em relação àquilo que já é feito. Através das entrevistas feitas aos públicos foi também possível compreender o que, na sua perspetiva, poderia vir a ser feito em relação à informação disponibilizada e à forma de comunicar online, para criar mais interesse em visitar os museus presencialmente, designadamente a partilha de conteúdos mais interativos e adequados a cada plataforma, uma aposta na realidade virtual, como também apostar em campanhas de descontos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T11:32:43Z
2022-12-14T00:00:00Z
2022-12-14
2022-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26749
TID:203126688
url http://hdl.handle.net/10071/26749
identifier_str_mv TID:203126688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134852066312192