MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17831 |
Resumo: | A construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais. |
id |
RCAP_d5e97d09a58053790f67004f9f648c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA)Materiais curricularesEnsino das GeociênciasPedreira da Quinta do MoinhoA construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais.Interações2016-03-09T10:30:57Z2016-03-092015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17831http://hdl.handle.net/10174/17831porRebelo, D., Morgado, M., Medina, J., Bonito, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia). Interacções, 11(39), 322-342.322-3421646-2335http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/874111Interacções39dorinda.rebelo@gmail.commorgadommargarida@gmail.comjmedina@ua.ptjbonito@uevora.ptluis@ua.ptasandrade@ua.ptMateriais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia)229Rebelo, DorindaMorgado, MargaridaMedina, JorgeBonito, JorgeMarques, LuisAndrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:51.971380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
title |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
spellingShingle |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) Rebelo, Dorinda Materiais curriculares Ensino das Geociências Pedreira da Quinta do Moinho |
title_short |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
title_full |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
title_fullStr |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
title_full_unstemmed |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
title_sort |
MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
author |
Rebelo, Dorinda |
author_facet |
Rebelo, Dorinda Morgado, Margarida Medina, Jorge Bonito, Jorge Marques, Luis Andrade, António |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Margarida Medina, Jorge Bonito, Jorge Marques, Luis Andrade, António |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Dorinda Morgado, Margarida Medina, Jorge Bonito, Jorge Marques, Luis Andrade, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais curriculares Ensino das Geociências Pedreira da Quinta do Moinho |
topic |
Materiais curriculares Ensino das Geociências Pedreira da Quinta do Moinho |
description |
A construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”. Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos. Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das Geociências na resolução de problemas ambientais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-09T10:30:57Z 2016-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17831 http://hdl.handle.net/10174/17831 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rebelo, D., Morgado, M., Medina, J., Bonito, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia). Interacções, 11(39), 322-342. 322-342 1646-2335 http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8741 11 Interacções 39 dorinda.rebelo@gmail.com morgadommargarida@gmail.com jmedina@ua.pt jbonito@uevora.pt luis@ua.pt asandrade@ua.pt Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia) 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Interações |
publisher.none.fl_str_mv |
Interações |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553691314487296 |