DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21873 |
Resumo: | Depois de introduzir, em aulas presenciais, as novas tecnologias de informação e comunicação, surgiu a oportunidade de trabalhar com alunos a distância (regime de e-learning). O objectivo do presente trabalho é apresentar os problemas surgidos e resultados obtidos em duas tentativas diferentes de utilização deste método de trabalho. O primeiro trabalho consistiu na leccionação de parte de uma disciplina integrada num curso de Mestrado. Grande parte dos alunos inscritos neste curso encontrava-se a trabalhar em locais afastados da Escola que leccionou o curso. A escolha do tipo de ensino apresentado constituía a oportunidade necessária para poderem continuar os seus estudos. O curso já tinha funcionado, em anos anteriores, em regime presencial. O que foi feito consistiu em alterar o tipo de leccionação, mantendo-se os mesmos objectivos, calendário escolar e conteúdos programáticos. O segundo trabalho tinha características completamente distintas. Tratava-se de um curso livre, com conteúdo programático elaborado tendo em conta o tipo de ensino a ministrar. Tratandose de um curso livre, ele poderia, teoricamente, ser frequentado por qualquer pessoa. Atendendo a que iria ser necessário trabalhar com computadores, entendemos que, na publicitação do curso referido, deveriam ser contactados preferencialmente lares e/ou associações de professores aposentados. O curso não chegou a funcionar devido a número reduzido de alunos pré-inscritos. O presente trabalho descreve e caracteriza as duas experiências e alunos envolvidos, fazendo uma análise dos resultados obtidos. |
id |
RCAP_d6032503dd8bd5e759618a4425b9149b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING”Novas tecnologiasE-learningPreparação exigida aos alunosConteúdos programáticosDepois de introduzir, em aulas presenciais, as novas tecnologias de informação e comunicação, surgiu a oportunidade de trabalhar com alunos a distância (regime de e-learning). O objectivo do presente trabalho é apresentar os problemas surgidos e resultados obtidos em duas tentativas diferentes de utilização deste método de trabalho. O primeiro trabalho consistiu na leccionação de parte de uma disciplina integrada num curso de Mestrado. Grande parte dos alunos inscritos neste curso encontrava-se a trabalhar em locais afastados da Escola que leccionou o curso. A escolha do tipo de ensino apresentado constituía a oportunidade necessária para poderem continuar os seus estudos. O curso já tinha funcionado, em anos anteriores, em regime presencial. O que foi feito consistiu em alterar o tipo de leccionação, mantendo-se os mesmos objectivos, calendário escolar e conteúdos programáticos. O segundo trabalho tinha características completamente distintas. Tratava-se de um curso livre, com conteúdo programático elaborado tendo em conta o tipo de ensino a ministrar. Tratandose de um curso livre, ele poderia, teoricamente, ser frequentado por qualquer pessoa. Atendendo a que iria ser necessário trabalhar com computadores, entendemos que, na publicitação do curso referido, deveriam ser contactados preferencialmente lares e/ou associações de professores aposentados. O curso não chegou a funcionar devido a número reduzido de alunos pré-inscritos. O presente trabalho descreve e caracteriza as duas experiências e alunos envolvidos, fazendo uma análise dos resultados obtidos.CUICIID 20172018-01-22T16:39:57Z2018-01-222017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21873http://hdl.handle.net/10174/21873porDuque, M.R.;2017.Duas experiências diferentes com ensino em regime de “e-learning. Actas del Congreso CUICIID 2017. Área temática “Docencia 4 -Las TT.II.CC. y la enseñanza”, pag 997, 25 e 26 de Outubro de 2017. ISBN: 978‐84‐697‐4542‐7mrad@uevora.pt672Duque, Maria Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:06.495884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
title |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
spellingShingle |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” Duque, Maria Rosa Novas tecnologias E-learning Preparação exigida aos alunos Conteúdos programáticos |
title_short |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
title_full |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
title_fullStr |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
title_full_unstemmed |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
title_sort |
DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
author |
Duque, Maria Rosa |
author_facet |
Duque, Maria Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duque, Maria Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias E-learning Preparação exigida aos alunos Conteúdos programáticos |
topic |
Novas tecnologias E-learning Preparação exigida aos alunos Conteúdos programáticos |
description |
Depois de introduzir, em aulas presenciais, as novas tecnologias de informação e comunicação, surgiu a oportunidade de trabalhar com alunos a distância (regime de e-learning). O objectivo do presente trabalho é apresentar os problemas surgidos e resultados obtidos em duas tentativas diferentes de utilização deste método de trabalho. O primeiro trabalho consistiu na leccionação de parte de uma disciplina integrada num curso de Mestrado. Grande parte dos alunos inscritos neste curso encontrava-se a trabalhar em locais afastados da Escola que leccionou o curso. A escolha do tipo de ensino apresentado constituía a oportunidade necessária para poderem continuar os seus estudos. O curso já tinha funcionado, em anos anteriores, em regime presencial. O que foi feito consistiu em alterar o tipo de leccionação, mantendo-se os mesmos objectivos, calendário escolar e conteúdos programáticos. O segundo trabalho tinha características completamente distintas. Tratava-se de um curso livre, com conteúdo programático elaborado tendo em conta o tipo de ensino a ministrar. Tratandose de um curso livre, ele poderia, teoricamente, ser frequentado por qualquer pessoa. Atendendo a que iria ser necessário trabalhar com computadores, entendemos que, na publicitação do curso referido, deveriam ser contactados preferencialmente lares e/ou associações de professores aposentados. O curso não chegou a funcionar devido a número reduzido de alunos pré-inscritos. O presente trabalho descreve e caracteriza as duas experiências e alunos envolvidos, fazendo uma análise dos resultados obtidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-22T16:39:57Z 2018-01-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21873 http://hdl.handle.net/10174/21873 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Duque, M.R.;2017.Duas experiências diferentes com ensino em regime de “e-learning. Actas del Congreso CUICIID 2017. Área temática “Docencia 4 -Las TT.II.CC. y la enseñanza”, pag 997, 25 e 26 de Outubro de 2017. ISBN: 978‐84‐697‐4542‐7 mrad@uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CUICIID 2017 |
publisher.none.fl_str_mv |
CUICIID 2017 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136612707205120 |