O Impacto das Redes Sociais nas Operações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muleta, David
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11618
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo determinar de que forma a utilização de Redes Sociais (RS) em Operações Militares (OPMIL), quer pela Força Aérea Portuguesa (FA), quer pelos seus militares, pode influenciar essas operações. Neste trabalho, presume-se que as RS são um ponto de encontro fundamental para a comunicação entre as pessoas. No âmbito militar, este pressuposto concretiza-se em considerar que a Guerra de Informação ocorre todos os dias de forma silenciosa e que uma “simples” publicação pode resultar em mudanças significativas para os militares, familiares, bem como determinar o sucesso das operações. Para analisar a influência das RS nas OPMIL, foi consultada bibliografia diversa e concernente à FA e a outras organizações congéneres. Concomitantemente procedeu-se quer à realização de entrevistas a militares da FA com conhecimentos e expertise nos assuntos abordados, quer ainda à realização de um inquérito junto dos militares que participaram em missões internacionais a partir do ano de 2012. Todos estes instrumentos permitiram evidenciar a existência de potencialidades e de perigos no uso de RS em OPMIL. Concluiu-se pois, que as OPMIL são potenciadas pelas capacidades das RS, nomeadamente na aquisição de Situational Awareness (SA) e ainda que que a falta de capacitação dos militares nesta área de missão comporta riscos, coletivos e individuais, o que poderá obrigar a FA a tomar medidas preventivas.
id RCAP_d62637221d45d29b69e028e4ae9a21ee
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto das Redes Sociais nas OperaçõesRedes Sociais, Operações Militares, Força Aérea Portuguesa, Guerra de Informação, Situational Awareness.Esta dissertação tem como objetivo determinar de que forma a utilização de Redes Sociais (RS) em Operações Militares (OPMIL), quer pela Força Aérea Portuguesa (FA), quer pelos seus militares, pode influenciar essas operações. Neste trabalho, presume-se que as RS são um ponto de encontro fundamental para a comunicação entre as pessoas. No âmbito militar, este pressuposto concretiza-se em considerar que a Guerra de Informação ocorre todos os dias de forma silenciosa e que uma “simples” publicação pode resultar em mudanças significativas para os militares, familiares, bem como determinar o sucesso das operações. Para analisar a influência das RS nas OPMIL, foi consultada bibliografia diversa e concernente à FA e a outras organizações congéneres. Concomitantemente procedeu-se quer à realização de entrevistas a militares da FA com conhecimentos e expertise nos assuntos abordados, quer ainda à realização de um inquérito junto dos militares que participaram em missões internacionais a partir do ano de 2012. Todos estes instrumentos permitiram evidenciar a existência de potencialidades e de perigos no uso de RS em OPMIL. Concluiu-se pois, que as OPMIL são potenciadas pelas capacidades das RS, nomeadamente na aquisição de Situational Awareness (SA) e ainda que que a falta de capacitação dos militares nesta área de missão comporta riscos, coletivos e individuais, o que poderá obrigar a FA a tomar medidas preventivas.Repositório ComumMuleta, David2016-03-03T11:10:35Z2015-03-17T00:00:00Z2015-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:05:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:14.395888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto das Redes Sociais nas Operações
title O Impacto das Redes Sociais nas Operações
spellingShingle O Impacto das Redes Sociais nas Operações
Muleta, David
Redes Sociais, Operações Militares, Força Aérea Portuguesa, Guerra de Informação, Situational Awareness.
title_short O Impacto das Redes Sociais nas Operações
title_full O Impacto das Redes Sociais nas Operações
title_fullStr O Impacto das Redes Sociais nas Operações
title_full_unstemmed O Impacto das Redes Sociais nas Operações
title_sort O Impacto das Redes Sociais nas Operações
author Muleta, David
author_facet Muleta, David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Muleta, David
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais, Operações Militares, Força Aérea Portuguesa, Guerra de Informação, Situational Awareness.
topic Redes Sociais, Operações Militares, Força Aérea Portuguesa, Guerra de Informação, Situational Awareness.
description Esta dissertação tem como objetivo determinar de que forma a utilização de Redes Sociais (RS) em Operações Militares (OPMIL), quer pela Força Aérea Portuguesa (FA), quer pelos seus militares, pode influenciar essas operações. Neste trabalho, presume-se que as RS são um ponto de encontro fundamental para a comunicação entre as pessoas. No âmbito militar, este pressuposto concretiza-se em considerar que a Guerra de Informação ocorre todos os dias de forma silenciosa e que uma “simples” publicação pode resultar em mudanças significativas para os militares, familiares, bem como determinar o sucesso das operações. Para analisar a influência das RS nas OPMIL, foi consultada bibliografia diversa e concernente à FA e a outras organizações congéneres. Concomitantemente procedeu-se quer à realização de entrevistas a militares da FA com conhecimentos e expertise nos assuntos abordados, quer ainda à realização de um inquérito junto dos militares que participaram em missões internacionais a partir do ano de 2012. Todos estes instrumentos permitiram evidenciar a existência de potencialidades e de perigos no uso de RS em OPMIL. Concluiu-se pois, que as OPMIL são potenciadas pelas capacidades das RS, nomeadamente na aquisição de Situational Awareness (SA) e ainda que que a falta de capacitação dos militares nesta área de missão comporta riscos, coletivos e individuais, o que poderá obrigar a FA a tomar medidas preventivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17T00:00:00Z
2015-03-17T00:00:00Z
2016-03-03T11:10:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11618
url http://hdl.handle.net/10400.26/11618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130366629380096