A língua mirandesa, um meio de comunicação na socialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Carlos Manuel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9266
Resumo: A velhice, o envelhecimento e as pessoas idosas constituem hoje em dia motivo de grande preocupação por parte dos governos e das diversas instituições que mais directamente lidam com estas questões. Face a esta nova realidade, maior número de idosos e uma população cada vez mais envelhecida, é necessário encontrar respostas adequadas que possam ir ao encontro das necessidades destas pessoas. Estando ciente que uma boa comunicação facilita uma interacção mais perceptível entre os participantes, a mesma, também pode ajudar a quebrar barreiras e a ultrapassar obstáculos que possam existir. Neste sentido, a implementação de um projeto social num centro social e paroquial que tem como base a língua mirandesa, o “Mirandês”, surgiu devido ao facto do centro se localizar numa aldeia do concelho de Miranda do Douro, onde a maioria das pessoas falam esta língua. Desta forma, esta pode proporcionar uma melhor comunicação entre estes agentes. Este projeto “A Língua Mirandesa: um Meio de Comunicação na Socialização” tem como objectivos a divulgação da língua mirandesa junto dos idosos, funcionários, população da aldeia e dos alunos da escola Secundaria de Miranda do Douro, para além de promover uma melhor auto-estima e uma maior socialização nos idosos e nos demais participantes. Para atingir os objectivos propostos foram realizadas um conjunto de actividades no centro social e paroquial de São Martinho tendo como base o “Mirandês”. Os resultados demonstraram que houve uma grande adesão e participação em todas as actividades que foram realizadas, existindo uma grande motivação e interesse pelas mesmas, para além de ser visível que os idosos (clientes) se sentiram muito valorizados por estarem envolvidos, enriquecendo assim a sua auto-estima e a sua qualidade de vida. A vantagem de comunicar em mirandês, língua na qual têm mais facilidade em se exprimir, potencia a comunicação entre clientes e funcionários do centro.
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