Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3980 |
Resumo: | O Brasil possui como principal modal de transportes o rodoviário, com papel fundamental na economia do país. Uma malha viária bem conservada permite o escoamento da produção e a troca comercial entre as regiões, acelerando seu desenvolvimento. Desde a abertura do tráfego são acumulados defeitos estruturais e funcionais no pavimento, devido à repetição das cargas e do clima, sendo necessárias constantes manutenções para conservação da qualidade da superfície de rolamento, conforto e segurança aos que trafegam na rodovia. O momento oportuno para as intervenções, com processo racional de seleção dos trechos prioritários, gera uma alocação de investimentos eficaz, priorizando manutenções preventivas e pequenas correções e trazendo benefícios para toda a sociedade. Para este fim se fez uso do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) como ferramenta para melhor monitorar e administrar recursos para a infra-estrutura rodoviária, em especial na Rodovia Federal BR-010/MA, segmento km 260,8 ao km 319,8. Identificaram-se as anomalias existentes no segmento em estudo, relatando as causas do seu surgimento. Em seguida, através do SGP, propôs-se uma solução para a correção dos problemas encontrados, buscando o melhor custo benefício. Paralelamente à recolha de dados para introdução no Sistema de Gestão, observamos que a região sofreu um acelerado crescimento imobiliário nos últimos cinco anos, com surgimento de muitos loteamentos ao longo da rodovia e necessidade de ampliação da drenagem do segmento estudado. Constatamos também grande quantidade de veículos trafegando com sobrepeso, sem nenhum controle de balanças rodoviárias no trecho. Quanto à situação do pavimento, observamos que o fato de ter ficado sem contrato de manutenção por cinco meses, no período chuvoso da região, acelerou o processo de deterioração, comprovando a necessidade de uma política continuada de investimentos e uma gestão eficaz dos recursos públicos e corroborando a hipótese de implantação do SGP para se ter interferências no momento adequado, gerando menor gasto aos cofres públicos, aos usuários da rodovia e aos consumidores finais por reduzir o custo dos fretes. Além de menor impacto ao meio ambiente. |
id |
RCAP_d63ac06f0c53f5934f249bcc59164057 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3980 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MArodoviasgestãopavimentoconservaçãomanutençãoO Brasil possui como principal modal de transportes o rodoviário, com papel fundamental na economia do país. Uma malha viária bem conservada permite o escoamento da produção e a troca comercial entre as regiões, acelerando seu desenvolvimento. Desde a abertura do tráfego são acumulados defeitos estruturais e funcionais no pavimento, devido à repetição das cargas e do clima, sendo necessárias constantes manutenções para conservação da qualidade da superfície de rolamento, conforto e segurança aos que trafegam na rodovia. O momento oportuno para as intervenções, com processo racional de seleção dos trechos prioritários, gera uma alocação de investimentos eficaz, priorizando manutenções preventivas e pequenas correções e trazendo benefícios para toda a sociedade. Para este fim se fez uso do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) como ferramenta para melhor monitorar e administrar recursos para a infra-estrutura rodoviária, em especial na Rodovia Federal BR-010/MA, segmento km 260,8 ao km 319,8. Identificaram-se as anomalias existentes no segmento em estudo, relatando as causas do seu surgimento. Em seguida, através do SGP, propôs-se uma solução para a correção dos problemas encontrados, buscando o melhor custo benefício. Paralelamente à recolha de dados para introdução no Sistema de Gestão, observamos que a região sofreu um acelerado crescimento imobiliário nos últimos cinco anos, com surgimento de muitos loteamentos ao longo da rodovia e necessidade de ampliação da drenagem do segmento estudado. Constatamos também grande quantidade de veículos trafegando com sobrepeso, sem nenhum controle de balanças rodoviárias no trecho. Quanto à situação do pavimento, observamos que o fato de ter ficado sem contrato de manutenção por cinco meses, no período chuvoso da região, acelerou o processo de deterioração, comprovando a necessidade de uma política continuada de investimentos e uma gestão eficaz dos recursos públicos e corroborando a hipótese de implantação do SGP para se ter interferências no momento adequado, gerando menor gasto aos cofres públicos, aos usuários da rodovia e aos consumidores finais por reduzir o custo dos fretes. Além de menor impacto ao meio ambiente.Instituto Politécnico da Guarda2018-04-09T11:31:47Z2018-04-092018-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3980http://hdl.handle.net/10314/3980TID:201892359porRamos, Marlice Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:44Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:08.936491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA |
title |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA |
spellingShingle |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA Ramos, Marlice M rodovias gestão pavimento conservação manutenção |
title_short |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA |
title_full |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA |
title_fullStr |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA |
title_sort |
Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA |
author |
Ramos, Marlice M |
author_facet |
Ramos, Marlice M |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Marlice M |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rodovias gestão pavimento conservação manutenção |
topic |
rodovias gestão pavimento conservação manutenção |
description |
O Brasil possui como principal modal de transportes o rodoviário, com papel fundamental na economia do país. Uma malha viária bem conservada permite o escoamento da produção e a troca comercial entre as regiões, acelerando seu desenvolvimento. Desde a abertura do tráfego são acumulados defeitos estruturais e funcionais no pavimento, devido à repetição das cargas e do clima, sendo necessárias constantes manutenções para conservação da qualidade da superfície de rolamento, conforto e segurança aos que trafegam na rodovia. O momento oportuno para as intervenções, com processo racional de seleção dos trechos prioritários, gera uma alocação de investimentos eficaz, priorizando manutenções preventivas e pequenas correções e trazendo benefícios para toda a sociedade. Para este fim se fez uso do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) como ferramenta para melhor monitorar e administrar recursos para a infra-estrutura rodoviária, em especial na Rodovia Federal BR-010/MA, segmento km 260,8 ao km 319,8. Identificaram-se as anomalias existentes no segmento em estudo, relatando as causas do seu surgimento. Em seguida, através do SGP, propôs-se uma solução para a correção dos problemas encontrados, buscando o melhor custo benefício. Paralelamente à recolha de dados para introdução no Sistema de Gestão, observamos que a região sofreu um acelerado crescimento imobiliário nos últimos cinco anos, com surgimento de muitos loteamentos ao longo da rodovia e necessidade de ampliação da drenagem do segmento estudado. Constatamos também grande quantidade de veículos trafegando com sobrepeso, sem nenhum controle de balanças rodoviárias no trecho. Quanto à situação do pavimento, observamos que o fato de ter ficado sem contrato de manutenção por cinco meses, no período chuvoso da região, acelerou o processo de deterioração, comprovando a necessidade de uma política continuada de investimentos e uma gestão eficaz dos recursos públicos e corroborando a hipótese de implantação do SGP para se ter interferências no momento adequado, gerando menor gasto aos cofres públicos, aos usuários da rodovia e aos consumidores finais por reduzir o custo dos fretes. Além de menor impacto ao meio ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-09T11:31:47Z 2018-04-09 2018-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3980 http://hdl.handle.net/10314/3980 TID:201892359 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3980 |
identifier_str_mv |
TID:201892359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924258009088 |