Gerenciamento de pavimentos flexíveis – Acompanhamento de um caso real de estudo: Rodovia BR 010/MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marlice M
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3980
Resumo: O Brasil possui como principal modal de transportes o rodoviário, com papel fundamental na economia do país. Uma malha viária bem conservada permite o escoamento da produção e a troca comercial entre as regiões, acelerando seu desenvolvimento. Desde a abertura do tráfego são acumulados defeitos estruturais e funcionais no pavimento, devido à repetição das cargas e do clima, sendo necessárias constantes manutenções para conservação da qualidade da superfície de rolamento, conforto e segurança aos que trafegam na rodovia. O momento oportuno para as intervenções, com processo racional de seleção dos trechos prioritários, gera uma alocação de investimentos eficaz, priorizando manutenções preventivas e pequenas correções e trazendo benefícios para toda a sociedade. Para este fim se fez uso do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) como ferramenta para melhor monitorar e administrar recursos para a infra-estrutura rodoviária, em especial na Rodovia Federal BR-010/MA, segmento km 260,8 ao km 319,8. Identificaram-se as anomalias existentes no segmento em estudo, relatando as causas do seu surgimento. Em seguida, através do SGP, propôs-se uma solução para a correção dos problemas encontrados, buscando o melhor custo benefício. Paralelamente à recolha de dados para introdução no Sistema de Gestão, observamos que a região sofreu um acelerado crescimento imobiliário nos últimos cinco anos, com surgimento de muitos loteamentos ao longo da rodovia e necessidade de ampliação da drenagem do segmento estudado. Constatamos também grande quantidade de veículos trafegando com sobrepeso, sem nenhum controle de balanças rodoviárias no trecho. Quanto à situação do pavimento, observamos que o fato de ter ficado sem contrato de manutenção por cinco meses, no período chuvoso da região, acelerou o processo de deterioração, comprovando a necessidade de uma política continuada de investimentos e uma gestão eficaz dos recursos públicos e corroborando a hipótese de implantação do SGP para se ter interferências no momento adequado, gerando menor gasto aos cofres públicos, aos usuários da rodovia e aos consumidores finais por reduzir o custo dos fretes. Além de menor impacto ao meio ambiente.
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