Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, M. P.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinto-Cruz, C., Belo, A. F., Ferreira, L. F., Neves, J. P., Castro, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/rca.15449
Resumo: O índice de área foliar (LAI) é um parâmetro essencial para a caracterização da estrutura das copas e consequentemente para a avaliação da vitalidade das plantas. Neste estudo compararam-se valores de LAI obtidos através de métodos directos destrutivos e através da análise de fotografia hemisférica, em oliveiras jovens das cultivares ‘Galega’ e ‘Cordovil de Serpa’, num olival da região de Moura. Os valores determinados por fotografia hemisférica subestimaram significativamente (P<0,05) os obtidos pelas medições directas. Assumindo que os métodos directos estimam o LAI com maior precisão, os valores obtidos destrutivamente foram utilizados como referência para o cálculo de equações de regressão entre os resultados dos métodos indirecto e directo. A partir destas ajustaram-se os valores determinados através da fotografia hemisférica, de forma a permitir a sua aplicação futura para avaliação do LAI em oliveiras jovens. Os resultados obtidos indicam que o método e o equipamento utilizados podem ser adequados para a determinação do LAI em oliveiras jovens desde que devidamente calibrados.
id RCAP_d645a33040930092a9573b2fb82a51c4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)GeralO índice de área foliar (LAI) é um parâmetro essencial para a caracterização da estrutura das copas e consequentemente para a avaliação da vitalidade das plantas. Neste estudo compararam-se valores de LAI obtidos através de métodos directos destrutivos e através da análise de fotografia hemisférica, em oliveiras jovens das cultivares ‘Galega’ e ‘Cordovil de Serpa’, num olival da região de Moura. Os valores determinados por fotografia hemisférica subestimaram significativamente (P<0,05) os obtidos pelas medições directas. Assumindo que os métodos directos estimam o LAI com maior precisão, os valores obtidos destrutivamente foram utilizados como referência para o cálculo de equações de regressão entre os resultados dos métodos indirecto e directo. A partir destas ajustaram-se os valores determinados através da fotografia hemisférica, de forma a permitir a sua aplicação futura para avaliação do LAI em oliveiras jovens. Os resultados obtidos indicam que o método e o equipamento utilizados podem ser adequados para a determinação do LAI em oliveiras jovens desde que devidamente calibrados.The determination of leaf area index (LAI) is essential in the characterization of the canopy structure and plants vitality evaluation. In this study destructive measurements of LAI were compared with values obtained by hemispherical photography analysis, of young olive trees cv. Galega and cv. Cordovil de Serpa, in an olive orchard of Moura region. As the direct method is assumed to be the most correct for estimating LAI, this method served as reference for the performance of the indirect methods. In order to be able to use the indirect methods to determine the LAI in the future, regression equations have been calculated taking into consideration the results of the indirect and the direct methods. Our results suggest that this procedure is an alternative method suitable to LAI determination in young olive trees after specific calibration.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2018-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.15449por2183-041X0871-018XSimões, M. P.Pinto-Cruz, C.Belo, A. F.Ferreira, L. F.Neves, J. P.Castro, M. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:23:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:29.395129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
title Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
spellingShingle Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
Simões, M. P.
Geral
title_short Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
title_full Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
title_fullStr Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
title_full_unstemmed Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
title_sort Utilização de fotografia hemisférica na determinação do índice de área foliar de oliveiras jovens (Olea europaea L.)
author Simões, M. P.
author_facet Simões, M. P.
Pinto-Cruz, C.
Belo, A. F.
Ferreira, L. F.
Neves, J. P.
Castro, M. C.
author_role author
author2 Pinto-Cruz, C.
Belo, A. F.
Ferreira, L. F.
Neves, J. P.
Castro, M. C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, M. P.
Pinto-Cruz, C.
Belo, A. F.
Ferreira, L. F.
Neves, J. P.
Castro, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description O índice de área foliar (LAI) é um parâmetro essencial para a caracterização da estrutura das copas e consequentemente para a avaliação da vitalidade das plantas. Neste estudo compararam-se valores de LAI obtidos através de métodos directos destrutivos e através da análise de fotografia hemisférica, em oliveiras jovens das cultivares ‘Galega’ e ‘Cordovil de Serpa’, num olival da região de Moura. Os valores determinados por fotografia hemisférica subestimaram significativamente (P<0,05) os obtidos pelas medições directas. Assumindo que os métodos directos estimam o LAI com maior precisão, os valores obtidos destrutivamente foram utilizados como referência para o cálculo de equações de regressão entre os resultados dos métodos indirecto e directo. A partir destas ajustaram-se os valores determinados através da fotografia hemisférica, de forma a permitir a sua aplicação futura para avaliação do LAI em oliveiras jovens. Os resultados obtidos indicam que o método e o equipamento utilizados podem ser adequados para a determinação do LAI em oliveiras jovens desde que devidamente calibrados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/rca.15449
url https://doi.org/10.19084/rca.15449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130171551252480