A retórica filosófica na publicidade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82229 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Investigação) |
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A retórica filosófica na publicidade socialThe philosophical rhetoric of social advertisingPublicidade socialRetórica publicitáriaRetórica filosóficaFilosofiaMetassínteseSocial advertisingAdvertising rhetoricPhilosophical rhetoricPhilosophyMetasynthesisCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Investigação)A intenção deste estudo é investigar e problematizar referências teóricas que tratam do tema da retórica publicitária, especificamente, em função dos estudos acadêmicos sobre a comunicação publicitária do tipo social, não comercial. A proposta desta investigação é aplicar a metodologia de pesquisa da Teoria Fundamentada para analisar um campo potencialmente problemático composto, de um lado, pelos princípios e objetivos que orientam a comunicação publicitária do tipo social, e, do outro, pelos fins lucrativos, indissociáveis da estrutura retórica adotada e desenvolvida no interior dessa tipificação publicitária. Em vista de apontar para um arcabouço teórico alternativo, que possa subsidiar novas discussões sobre o desenvolvimento do discurso persuasivo no interior da Publicidade Social, essa investigação se propõe apresentar uma análise do valor de referências teóricas do campo da Filosofia, que tratam, especificamente, de uma prática retórica filosófica, caracterizada por um viés pedagógico e emancipador. Para o tratamento desses achados, propomos dois métodos distintos de análise de dados, a saber, a Metassíntese Qualitativa/Descritiva, para o trato dos achados na Publicidade, e a Análise de Conteúdo, para o tratamento dos recolhidos na Filosofia. Esta pesquisa tem como grande objetivo contribuir para a expansão e renovação do conhecimento acadêmico sobre retórica na Publicidade Social.The intention of this study is to investigate and problematize theoretical references that deal with the theme of advertising rhetoric, specifically, in terms of academic studies on advertising communication of the social type. non-commercial. The purpose of this investigation is to apply the Grounded Theory research methodology to analyze a potentially problematic field composed, on the one hand, by the principles and objectives that guide the advertising communication of the social type, and, on the other hand, by the for profit, inseparable from the structure. rhetoric adopted and developed within this advertising typification. In order to point to an alternative theoretical framework, which can support new discussions on the development of persuasive discourse within Social Advertising, this investigation proposes to present an analysis of the value of theoretical references in the field of Philosophy, which specifically deal with a philosophical rhetorical practice, characterized by a pedagogical and emancipatory bias. For the treatment of these findings, we propose two different data analysis methods, namely, Qualitative/Descriptive Metasynthesis, to analyze the findings in Advertising, and Content Analysis, for the treatment of those collected in Philosophy. The main objective of this research is to contribute to the expansion and renewal of academic knowledge about rhetoric in Social Advertising.Balonas, SaraUniversidade do MinhoCarreira, Rafael Salimena Rodrigues2022-05-032022-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82229por203050908info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:03.624447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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