Teoria dos jogos aplicada a empresas que discriminam preços usando publicidade massificada versus publicidade direcionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Sónia Carolina Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24606
Resumo: As empresas, de forma a divulgar os seus produtos e/ou serviços, costumam recorrer à publicidade, com o objetivo de um maior número de consumidores ter conhecimento da sua empresa. Desta forma, as empresas pretendem não só que a procura pelos seus produtos e/ou serviços aumente, como também incrementar os seus lucros. De entre os vários tipos de publicidade existentes, destaca-se a publicidade direcionada, que tem crescido nos últimos anos, em parte devido ao aumento da utilização da internet, bem como ao desenvolvimento dos métodos de recolha, análise e armazenamento de dados sobre os consumidores. De forma a analisar, num mercado em duopólio, qual a melhor estratégia entre realizar publicidade massificada ou direcionada, para duas empresas discriminadoras de preços, recorreu-se à teoria dos jogos. Neste sentido, utilizou-se o Modelo de Bertrand para determinar qual a estratégia que maximizava o lucro das empresas. Os resultados obtidos permitiram concluir que a melhor ação a seguir para ambas as empresas consistia em realizar publicidade direcionada.
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