Firsthand learning through intent participation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5953 |
Resumo: | Este artigo foi originalmente publicado na Annual Review of Psychology, Fevereiro 2003, vol. 54, pp. 175-203. Foi reeditado, neste número especial de Análise Psicológica, com as devidas autorizações. |
id |
RCAP_d65e1e8d11c3deff4a6557ed5d037acf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5953 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Firsthand learning through intent participationIntent participationFormal educationMotivationCommunicationParticipação atentaEnsino formalMotivaçãoComunicaçãoEste artigo foi originalmente publicado na Annual Review of Psychology, Fevereiro 2003, vol. 54, pp. 175-203. Foi reeditado, neste número especial de Análise Psicológica, com as devidas autorizações.This article examines how people learn by actively observing and “listening-in” on ongoing activities as they participate in shared endeavors. Keen observation and listening-in are especially valued and used in some cultural communities in which children are part of mature community activities. This intent participation also occurs in some settings (such as early language learning in the family) in communities that routinely segregate children from the full range of adult activities. However, in the past century some industrial societies have relied on a specialized form of instruction that seems to accompany segregation of children from adult settings, in which adults “transmit” information to children. We contrast these two traditions of organizing learning in terms of their participation structure, the roles of more- and less-experienced people, distinctions in motivation and purpose, sources of learning (observation in ongoing activity versus lessons), forms of communication, and the role of assessment.Este artigo analisa como as pessoas aprendem pela observação e escuta activas (“listening in”) enquanto participantes no esforço partilhado exigido pelas actividades quotidianas. A observação interessada e a escuta são particularmente valorizadas e usadas enquanto formas de aprendizagem, em algumas comunidades culturais, nas quais as crianças fazem parte das actividades da comunidade adulta. Esta participação atenta “intent participation”) também acongtece em alguns contextos (como a aprendizagem precoce da linguagem na família), em comunidades que, nas suas rotinas, segregam as crianças da maioria das actividades dos adultos. Contudo, no século passado, algumas sociedades industriais confiaram numa forma de instrução especializada que parece acompanhar a segregação das crianças das actividades da comunidade adulta, através da qual os adultos “transmitem” informação às crianças. Neste artigo estabelecemos o contraste entre estas duas tradições de organização da aprendizagem, em termos da sua estrutura de participação, dos papeis dos mais e dos menos experientes, distinções entre motivação e propósito (“purpose”), fontes de aprendizagem (observação de actividades versus lições), formas de comunicação, e o papel da avaliação.Spencer Foundation and the National Institutes of Health; UCSC FoundationInstituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPARogoff, BarbaraParadise, RuthArauz, Rebeca MejíaCorrea-Chávez, MaricelaAngelillo, Cathy2017-12-12T13:27:25Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5953engAnálise Psicológica, 22(1), 11-31.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:47.400936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Firsthand learning through intent participation |
title |
Firsthand learning through intent participation |
spellingShingle |
Firsthand learning through intent participation Rogoff, Barbara Intent participation Formal education Motivation Communication Participação atenta Ensino formal Motivação Comunicação |
title_short |
Firsthand learning through intent participation |
title_full |
Firsthand learning through intent participation |
title_fullStr |
Firsthand learning through intent participation |
title_full_unstemmed |
Firsthand learning through intent participation |
title_sort |
Firsthand learning through intent participation |
author |
Rogoff, Barbara |
author_facet |
Rogoff, Barbara Paradise, Ruth Arauz, Rebeca Mejía Correa-Chávez, Maricela Angelillo, Cathy |
author_role |
author |
author2 |
Paradise, Ruth Arauz, Rebeca Mejía Correa-Chávez, Maricela Angelillo, Cathy |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rogoff, Barbara Paradise, Ruth Arauz, Rebeca Mejía Correa-Chávez, Maricela Angelillo, Cathy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intent participation Formal education Motivation Communication Participação atenta Ensino formal Motivação Comunicação |
topic |
Intent participation Formal education Motivation Communication Participação atenta Ensino formal Motivação Comunicação |
description |
Este artigo foi originalmente publicado na Annual Review of Psychology, Fevereiro 2003, vol. 54, pp. 175-203. Foi reeditado, neste número especial de Análise Psicológica, com as devidas autorizações. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2004-01-01T00:00:00Z 2017-12-12T13:27:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5953 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 22(1), 11-31. 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130098905907200 |