Explorando fricção estética por dread: desenvolvimento de uma visual novel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Vanessa Filipa da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39822
Resumo: O crescimento e visibilidade exponencial da indústria dos videojogos trouxe consigo a necessidade de produzir jogos que não são fáceis nem difíceis, mas confortáveis. São assim desenvolvidos jogos com base na Teoria do Fluxo, que contribui para a criação de um ciclo vicioso hedonístico no jogador. O receio das consequências da quebra do fluxo nos jogos faz com que esta mesma indústria crie o estigma que a fricção é algo a evitar nos jogos, pois afastará os jogadores ou fará com que desistam do jogo. Esta dissertação pretende perceber como se poderá quebrar este ciclo vicioso hedonístico recorrendo a um determinado tipo de fricção (o dread) e ao design de jogos críticos, mantendo o interesse do jogador em continuar a jogar. A metodologia aplicada nesta investigação é de caráter exploratório e projetual, já a sua abordagem é mista, mas predominantemente de natureza quantitativa na recolha de dados. Para se conseguir perceber e categorizar a fricção estética, foi desenvolvido um modelo de padrões de game design, a onde é identificado o modo de implementação da mesma nos jogos e qual o seu impacto nos jogadores. Utilizando este modelo, definiram-se 10 padrões e 45 sub-padrões relacionados com o dread, a onde mais tarde se fez uma seleção de quais implementar num jogo, desenvolvido com o propósito de se testar o conceito com participantes. Graças à realização de testes com participantes, foi possível dar resposta à pergunta de investigação, comprovando que mesmo com a aplicação de fricção estética no jogo desenvolvido, os jogadores mantiveram o seu interesse em continuar a jogar, e ainda demonstraram curiosidade em voltar a experienciar fricção no futuro, mas em outras tipologias de jogos, deixando em aberto para trabalho futuro, novas linhas de investigação utilizando os padrões restantes ou optando por um conceito novo de fricção estética.
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