Adaptabilidade de carreira de estudantes de doutoramento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61573 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
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Adaptabilidade de carreira de estudantes de doutoramentoPhD students of career adaptabilityAdaptabilidade de carreiraEnsino superiorEstudantes de doutoramentoCareer adaptabilityHigher educationPhD studentsCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaO doutoramento constitui uma formação exigente do ponto de vista académico e psicossocial. Este estudo visa identificar perfis de adaptabilidade de carreira de estudantes de doutoramento de uma universidade no noroeste de Portugal. Participaram 113 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 23 e 65 anos, a frequentar diferentes anos e programas, que responderam à Escala de Adaptabilidade de Carreira em formato eletrónico. Através da análise de cluster, identificaram-se três perfis de adaptabilidade de carreira: Adaptabilidade Elevada em fase Final – Confiança com Baixa Preocupação, Adaptabilidade Mais Elevada em fase Inicial – Confiança com Baixa Preocupação, e Adaptabilidade Menos Elevada na Fase Intermédia - Preocupação com Baixa Curiosidade. O ano de doutoramento, confiança e a curiosidade, foram as variáveis de maior poder discriminativo dos perfis. Os resultados indicam que os novos estudantes de doutoramento apresentam adaptabilidade de carreira mais elevada em relação aos demais. E que os estudantes em fase inicial e final evidenciam maior nível de confiança e, os em fase intermédia, maior nível de preocupação. A confiança e o controlo são competências mais utilizadas do que a preocupação e a curiosidade. São importantes intervenções de carreira nas instituições universitárias.PhD is an academically and psychosocially demanding training program. This study aims to identify career adaptability profiles of doctoral students from a university in the northwest of Portugal. A hundred and thirteen students of both sexes, ages 23-65, attending different years and programs, responded to the Career Adaptability Scale in electronic form. Through cluster analysis, we identified three career adaptability profiles: High Adaptability in Final Phase - Confidence with Low Concern, Higher Adaptability in the Initial Phase - Confidence with Low Concern, and Less High Adaptability in the Intermediate Phase - Concern with Low Curiosity. The year of doctorate, Confidence and Curiosity, were the variables of greater discriminative power of the profiles. The results indicate that the new doctoral students present higher career adaptability in relation to the others. Moreover, those students in the initial and final stages show a higher level of confidence and, in the intermediate stage, a higher level of concern. Confidence and control are more commonly used skills than concern and curiosity. It is important to develop career interventions in university institutions.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoCabral, Bruna Viana20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61573por202270130info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:50.434385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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