A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24396
Resumo: No âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, realizou-se um estágio entre os meses de outubro de 2016 e maio de 2017, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, sob a orientação do Professor Manuel Luís Azevedo. Relativamente à componente de investigação, realizou-se um projeto educativo com o objetivo de avaliar a prática do trio de trompetes como estratégia complementar à aprendizagem de trompete. O projeto envolveu três estudantes do 2.º e 3.º grau do ensino articulado que durante o 2.º e 3.º período escolar participaram num trio de trompetes. Realizaram-se três avaliações da performance individual dos três alunos: a primeira antes do início do projeto, uma avaliação intercalar e uma no final. Embora a avaliação inicial dos três alunos fosse bastante satisfatória, os resultados das avaliações demonstraram uma evolução muito favorável de todos os participantes. Adicionalmente, avaliou-se a perceção de professores de música relativamente à prática de música de câmara no desenvolvimento performativo dos alunos. Globalmente, os resultados demonstraram que os professores de música reconhecem a música de câmara, e em particular o trio de trompetes, como estratégia pedagógica favorável na aprendizagem do instrumento. Apesar do tempo limitado de implementação do projeto, os resultados reforçam a utilização deste tipo de formação como estratégia complementar no ensino de trompete.
id RCAP_d669c8e04068f79d8e794f90b41a5ba3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumentoRelatório de estágioTrompeteMúsica de câmaraTrio de trompetesNo âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, realizou-se um estágio entre os meses de outubro de 2016 e maio de 2017, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, sob a orientação do Professor Manuel Luís Azevedo. Relativamente à componente de investigação, realizou-se um projeto educativo com o objetivo de avaliar a prática do trio de trompetes como estratégia complementar à aprendizagem de trompete. O projeto envolveu três estudantes do 2.º e 3.º grau do ensino articulado que durante o 2.º e 3.º período escolar participaram num trio de trompetes. Realizaram-se três avaliações da performance individual dos três alunos: a primeira antes do início do projeto, uma avaliação intercalar e uma no final. Embora a avaliação inicial dos três alunos fosse bastante satisfatória, os resultados das avaliações demonstraram uma evolução muito favorável de todos os participantes. Adicionalmente, avaliou-se a perceção de professores de música relativamente à prática de música de câmara no desenvolvimento performativo dos alunos. Globalmente, os resultados demonstraram que os professores de música reconhecem a música de câmara, e em particular o trio de trompetes, como estratégia pedagógica favorável na aprendizagem do instrumento. Apesar do tempo limitado de implementação do projeto, os resultados reforçam a utilização deste tipo de formação como estratégia complementar no ensino de trompete.The Supervised Teaching Practice within the Master's Degree in Music Teaching, held an internship that occurred between October 2016 and May 2017 at the Academia de Música de Santa Maria da Feira, under the guidance of Professor Manuel Luís Azevedo. Regarding the research component, an educational project was developed aiming to evaluate the trumpet trio practice as a complementary strategy for trumpet learning. The project involved three students from the 2nd and 3rd grade of articulated education who participated in a trio of trumpets during the 2nd and 3rd periods. Three evaluations of the individual performance of the three students were carried out: the first one before the beginning of the project, a mid-term evaluation and one at the end. Although the initial evaluation of the three students was already satisfactory, the results of the subsequent evaluations showed a very favourable evolution of all the students. In addition, the perception of music teachers regarding the relevance of chamber music, particularly the trumpet trio was evaluated. Overall, the results demonstrated that music teachers recognize chamber music, and in particular the trumpet trio, as a pedagogical strategy favourable in learning the instrument. Despite the limited time of project implementation, the results reinforce the use of this type of training as a complementary strategy in trumpet teaching.2018-10-19T14:45:37Z2018-06-07T00:00:00Z2018-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24396TID:202240584porPereira, Bruno Filipe Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:46Zoai:ria.ua.pt:10773/24396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:02.087018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
title A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
spellingShingle A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
Pereira, Bruno Filipe Rodrigues
Relatório de estágio
Trompete
Música de câmara
Trio de trompetes
title_short A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
title_full A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
title_fullStr A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
title_full_unstemmed A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
title_sort A prática de trio de trompetes como estratégia complementar na aprendizagem do instrumento
author Pereira, Bruno Filipe Rodrigues
author_facet Pereira, Bruno Filipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bruno Filipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Trompete
Música de câmara
Trio de trompetes
topic Relatório de estágio
Trompete
Música de câmara
Trio de trompetes
description No âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, realizou-se um estágio entre os meses de outubro de 2016 e maio de 2017, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, sob a orientação do Professor Manuel Luís Azevedo. Relativamente à componente de investigação, realizou-se um projeto educativo com o objetivo de avaliar a prática do trio de trompetes como estratégia complementar à aprendizagem de trompete. O projeto envolveu três estudantes do 2.º e 3.º grau do ensino articulado que durante o 2.º e 3.º período escolar participaram num trio de trompetes. Realizaram-se três avaliações da performance individual dos três alunos: a primeira antes do início do projeto, uma avaliação intercalar e uma no final. Embora a avaliação inicial dos três alunos fosse bastante satisfatória, os resultados das avaliações demonstraram uma evolução muito favorável de todos os participantes. Adicionalmente, avaliou-se a perceção de professores de música relativamente à prática de música de câmara no desenvolvimento performativo dos alunos. Globalmente, os resultados demonstraram que os professores de música reconhecem a música de câmara, e em particular o trio de trompetes, como estratégia pedagógica favorável na aprendizagem do instrumento. Apesar do tempo limitado de implementação do projeto, os resultados reforçam a utilização deste tipo de formação como estratégia complementar no ensino de trompete.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19T14:45:37Z
2018-06-07T00:00:00Z
2018-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24396
TID:202240584
url http://hdl.handle.net/10773/24396
identifier_str_mv TID:202240584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137634771009536