Currículo e competências emocionais: contributos para o desenvolvimento das crianças no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82552 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciência da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
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Currículo e competências emocionais: contributos para o desenvolvimento das crianças no ensino fundamentalCurriculum and emotional competencies: contributions to the development of children in elementary schoolCompetências socioemocionalCurrículoEscola e formação integralSocio-emotional skillsCurriculumSchool and comprehensive trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciência da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)Educar para a formação integral é oferecer aos estudantes uma escola capaz de romper com a supremacia da dimensão cognitiva, oportunizando, através do currículo formal, o desenvolvimento de todas as capacidades do ser humano: cognitivas, sociais e emocionais, colocando o estudante no centro do processo, formando cidadãos autônomos e competente para enfrentar as demandas da contemporaneidade. Nesta medida, com a homologação em 2017, da BNCC, documento normativo e que define as aprendizagens essenciais para todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica, essas aprendizagens pautadas estão na garantia dos direitos de aprendizagens e desenvolvimento de todas as capacidades humanas, com vistas na construção de uma sociedade justa e inclusiva. Nesta perspectiva, o trabalho buscou compreender a importância das competências socioemocionais na formação dos estudantes, através de pesquisa de natureza qualitativa, e a metodologia de investigação-ação com desenvolvimento de quatro oficinas intervenção e oito entrevistas semiabertas com educadores. A matriz de competências Socioemocional desenvolvidas nas oficinas tive como suporte o modelo organizacional do Instituto Ayrton Sena e foi entrelaçada nas dez competências gerias da BNCC. Na base teórica, o tema foi discorrido em tópicos, que abordaram desde a gêneses do currículo, as iniciativas cientificas sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais, passando pela abordagem delas na BNCC e por um breve percurso da educação integral no Brasil, seguindo pela formação dos estudantes na sua integralidade, o papel do professor nesta formação e, por fim, a parceria entre família e escola, na consolidação dessa formação para século XXI. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores acreditam e realizam trabalhos com as competências socioemocionais, porém sem fundamentação teórica, por não terem formação e suporte material adequados. Os resultados também apontaram para a necessidade de uma equipe multidisciplinar na escola, para ajudar a delinear os caminhos que vão além do pedagógico.Educating for integral formation is to offer students a school capable of breaking with the supremacy of the cognitive dimension, providing opportunities through the formal curriculum to develop all human capacities: cognitive, social and emotional, placing the student at the center of the process, forming autonomous citizens and competent to face the demands of contemporaneity. To this extent, with approval in 2017, from the BNCC, a normative document that defines the essential learning for all Brazilian students throughout basic education, these learnings are guided to guarantee the learning rights and development of all human capacities, with a view to in building a just and inclusive society, In this perspective, the work sought to understand the importance of socio-emotional skills in the training of students, through research of a qualitative nature, and the research-action methodology with the development of four intervention workshops and eight semi-open interviews with educators. The matrix of Socio-emotional competences developed in the workshops was supported by the organizational model of the Ayrton Sena Institute and intertwined in the ten managerial competences of the BNCC. In the theoretical basis, the theme was discussed in topics that approached from the genesis of the curriculum, the scientific initiatives on the development of socio-emotional competences, passing through their approach in the BNCC and a brief journey of integral education in Brazil, followed by the training of students. in its entirety, the role of the teacher in this training and putting an end to the partnership between family and school, in the consolidation of this training for the 21st century. The research results showed that teachers believe and perform work with socio-emotional skills, but without theoretical foundations, because they do not have adequate training and material support, the results also pointed to the need for a multidisciplinary team in the school, to help delineate paths that go beyond the pedagogical.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoSilva, Alexandra Pereira da2023-01-312023-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82552por203206177info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:14.340721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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