Memórias de infância, vinculação e funcionamento alexitímico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maduro, Ana Isabel Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25913
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Psicopatologia e Psicoterapia Dinâmica), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Memórias de infância, vinculação e funcionamento alexitímicoAlexitimiaMemórias de infânciaVinculaçãoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Psicopatologia e Psicoterapia Dinâmica), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraSendo a alexitimia encarada como um possível factor de risco para o desenvolvimento de várias perturbações clínicas, o presente estudo tem como objectivo avaliar a influência das memórias de infância e dos estilos de vinculação da população estudantil no funcionamento alexitímico. Este estudo desenvolveu-se numa amostra de 190 sujeitos do ensino superior da cidade de Coimbra. Utilizou-se o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behavior (EMBU), a Escala de Vinculação do Adulto (EVA), a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (EDRE) e a Escala de Alexitimia de Toronto (TAS). Os resultados indicam que os sujeitos que têm memórias de infância ligadas sobretudo a uma maior rejeição por parte do pai e maior sobreprotecção por parte dos diferentes cuidadores parentais (EMBU), tendem a evidenciar maiores dificuldades de regulação emocional (EDRE) e maior alexitimia (TAS). O perfil desligado (EVA) foi o único estilo de vinculação que mostrou um efeito preditor estatisticamente significativo em relação às últimas, no sentido negativo. Não se encontraram resultados estatisticamente significativos relativamente à variável “falta de consciência emocional” (factor 3 da EDRE).Being the Alexithymia seen as a possible risk factor for the development of various clinical disorders, this article aims to assess the influence of childhood memories and styles of attchment of the student population in the traits development of alexithymia. This study was carried out on a sample of 190 subjects in higher education in the city of Coimbra, and used the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behavior (EMBU), the Adult Attachment Scale (AAS), the Difficulties Emotion Regulation Scale (DERS) and Toronto Alexithymia Scale (TAS). The results indicate that subjects, who have childhood memories mainly related to increased rejection by the father and overprotection by the different parental caregivers (EMBU), tend to show greater difficulties in emotion regulation (DERS) and greater alexithymia (TAS). The dismissing avoidant profile (EVA) was the only style of attchment that showed a statistically significant predictor effect on the last ones, in the negative way. No statistically differences were found in terms of "lack of emotional awareness" (factor 3 of DERS).2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25913http://hdl.handle.net/10316/25913porMaduro, Ana Isabel Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:30.116558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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