A linguagem poética da criança:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36521 |
Resumo: | O presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e, destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O tema do estudo está relacionado com a linguagem poética da criança, teve inspiração no Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget e, foi objeto de um Projeto de Intervenção designado “Escrever para Não Esquecer”. Pretende-se alertar para a importância de estarmos atentos e disponíveis para ouvir o que as crianças têm para nos dizer, de forma a valorizarmos o seu património oral, realçar estratégias que o adulto pode encontrar e adotar, para promover e desenvolver estados poéticos nas crianças, especialmente junto das que se encontram em educação pré-escolar. Importa referir que as brincadeiras de palavras e jogos de linguagem permitem transformar o que as crianças dizem em textos poéticos, mas para isso é fundamental que o adulto lhes permita iniciativa e que acima de tudo esteja disponível para as ouvir. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa, de investigação-ação, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e entrevistas, aos pais e à educadora cooperante. Os resultados demonstram o quanto é importante que os adultos estejam atentos ao património oral das crianças, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sua produção poética e, sugerem a necessidade de promover ações que sensibilizem educadores, professores, famílias acerca da importância da presença da poesia, nas escolas e em casa. |
id |
RCAP_d6911471d8494ceb2861a68ac596f3b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36521 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A linguagem poética da criança:promover e valorizar o património oral das crianças em educação pré-escolarEducaçãoCriançaPatrimónio oralLinguagem poéticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e, destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O tema do estudo está relacionado com a linguagem poética da criança, teve inspiração no Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget e, foi objeto de um Projeto de Intervenção designado “Escrever para Não Esquecer”. Pretende-se alertar para a importância de estarmos atentos e disponíveis para ouvir o que as crianças têm para nos dizer, de forma a valorizarmos o seu património oral, realçar estratégias que o adulto pode encontrar e adotar, para promover e desenvolver estados poéticos nas crianças, especialmente junto das que se encontram em educação pré-escolar. Importa referir que as brincadeiras de palavras e jogos de linguagem permitem transformar o que as crianças dizem em textos poéticos, mas para isso é fundamental que o adulto lhes permita iniciativa e que acima de tudo esteja disponível para as ouvir. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa, de investigação-ação, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e entrevistas, aos pais e à educadora cooperante. Os resultados demonstram o quanto é importante que os adultos estejam atentos ao património oral das crianças, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sua produção poética e, sugerem a necessidade de promover ações que sensibilizem educadores, professores, famílias acerca da importância da presença da poesia, nas escolas e em casa.Silva, MarleneRepositório ComumAlmeida, Marisa2021-05-18T17:13:00Z2021-02-052021-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36521TID:202725790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:20.583723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem poética da criança: promover e valorizar o património oral das crianças em educação pré-escolar |
title |
A linguagem poética da criança: |
spellingShingle |
A linguagem poética da criança: Almeida, Marisa Educação Criança Património oral Linguagem poética Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A linguagem poética da criança: |
title_full |
A linguagem poética da criança: |
title_fullStr |
A linguagem poética da criança: |
title_full_unstemmed |
A linguagem poética da criança: |
title_sort |
A linguagem poética da criança: |
author |
Almeida, Marisa |
author_facet |
Almeida, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marlene Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Criança Património oral Linguagem poética Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Criança Património oral Linguagem poética Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e, destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O tema do estudo está relacionado com a linguagem poética da criança, teve inspiração no Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget e, foi objeto de um Projeto de Intervenção designado “Escrever para Não Esquecer”. Pretende-se alertar para a importância de estarmos atentos e disponíveis para ouvir o que as crianças têm para nos dizer, de forma a valorizarmos o seu património oral, realçar estratégias que o adulto pode encontrar e adotar, para promover e desenvolver estados poéticos nas crianças, especialmente junto das que se encontram em educação pré-escolar. Importa referir que as brincadeiras de palavras e jogos de linguagem permitem transformar o que as crianças dizem em textos poéticos, mas para isso é fundamental que o adulto lhes permita iniciativa e que acima de tudo esteja disponível para as ouvir. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa, de investigação-ação, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e entrevistas, aos pais e à educadora cooperante. Os resultados demonstram o quanto é importante que os adultos estejam atentos ao património oral das crianças, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sua produção poética e, sugerem a necessidade de promover ações que sensibilizem educadores, professores, famílias acerca da importância da presença da poesia, nas escolas e em casa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-18T17:13:00Z 2021-02-05 2021-02-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36521 TID:202725790 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36521 |
identifier_str_mv |
TID:202725790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917366382592 |