Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39570 |
Resumo: | Este projeto pretende dar um contributo prático para o fomento da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Neste projeto estiveram envolvidos 12 alunos do 3º ao 6º grau da Escola de Artes da Bairrada. Como objetivo, pretendemos desenvolver uma “fórmula” simples de promover a criação musical em contexto de aula de música de câmara. Neste sentido, e tendo em conta, que por várias razões só foi possível realizar 3 aulas, a flexibilidade e o “improviso” pautaram todo o processo. De forma a simplificar o processo criativo, depois de dividir o ensemble de acordo com os presentes e tendo como ponto de partida os 5 primeiros modos gregos, apenas o nº de compassos de duração da composição, a inclusão de 2 partes diferentes e o tempo para realizar a composição é imposto como limite à criatividade. De forma a ajudar a estruturar o processo é pedido aos alunos que escolham um modo, um compasso e um andamento. A partir deste momento o professor só poderá ajudar a escrever as ideias que os alunos tenham dificuldade em passar para o papel, nunca intervindo na ideia original do aluno. Quando as partes estão escritas, juntam-se e ouve-se o resultado. Por se considerar pertinente na realização deste projeto, são abordados aspetos teóricos de forma a relevar a importância da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Como conclusão, é feita uma reflexão acerca do processo executado, sobre os aspetos positivos e negativos e os possíveis ajustes a fazer. Este trabalho está dividido em 2 partes, sendo a primeira dedicada ao projeto educativo e a segunda ao relatório de estágio. |
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