Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, António Manuel Justiça de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39570
Resumo: Este projeto pretende dar um contributo prático para o fomento da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Neste projeto estiveram envolvidos 12 alunos do 3º ao 6º grau da Escola de Artes da Bairrada. Como objetivo, pretendemos desenvolver uma “fórmula” simples de promover a criação musical em contexto de aula de música de câmara. Neste sentido, e tendo em conta, que por várias razões só foi possível realizar 3 aulas, a flexibilidade e o “improviso” pautaram todo o processo. De forma a simplificar o processo criativo, depois de dividir o ensemble de acordo com os presentes e tendo como ponto de partida os 5 primeiros modos gregos, apenas o nº de compassos de duração da composição, a inclusão de 2 partes diferentes e o tempo para realizar a composição é imposto como limite à criatividade. De forma a ajudar a estruturar o processo é pedido aos alunos que escolham um modo, um compasso e um andamento. A partir deste momento o professor só poderá ajudar a escrever as ideias que os alunos tenham dificuldade em passar para o papel, nunca intervindo na ideia original do aluno. Quando as partes estão escritas, juntam-se e ouve-se o resultado. Por se considerar pertinente na realização deste projeto, são abordados aspetos teóricos de forma a relevar a importância da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Como conclusão, é feita uma reflexão acerca do processo executado, sobre os aspetos positivos e negativos e os possíveis ajustes a fazer. Este trabalho está dividido em 2 partes, sendo a primeira dedicada ao projeto educativo e a segunda ao relatório de estágio.
id RCAP_d6937250e33ee893b0ff549838355f32
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fomento da criatividade em música de câmara com guitarraCriatividadeImprovisaçãoGuitarraMúsicaMúsica de câmaraComposiçãoEste projeto pretende dar um contributo prático para o fomento da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Neste projeto estiveram envolvidos 12 alunos do 3º ao 6º grau da Escola de Artes da Bairrada. Como objetivo, pretendemos desenvolver uma “fórmula” simples de promover a criação musical em contexto de aula de música de câmara. Neste sentido, e tendo em conta, que por várias razões só foi possível realizar 3 aulas, a flexibilidade e o “improviso” pautaram todo o processo. De forma a simplificar o processo criativo, depois de dividir o ensemble de acordo com os presentes e tendo como ponto de partida os 5 primeiros modos gregos, apenas o nº de compassos de duração da composição, a inclusão de 2 partes diferentes e o tempo para realizar a composição é imposto como limite à criatividade. De forma a ajudar a estruturar o processo é pedido aos alunos que escolham um modo, um compasso e um andamento. A partir deste momento o professor só poderá ajudar a escrever as ideias que os alunos tenham dificuldade em passar para o papel, nunca intervindo na ideia original do aluno. Quando as partes estão escritas, juntam-se e ouve-se o resultado. Por se considerar pertinente na realização deste projeto, são abordados aspetos teóricos de forma a relevar a importância da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Como conclusão, é feita uma reflexão acerca do processo executado, sobre os aspetos positivos e negativos e os possíveis ajustes a fazer. Este trabalho está dividido em 2 partes, sendo a primeira dedicada ao projeto educativo e a segunda ao relatório de estágio.This project aims to make a practical contribution to the promotion of creativity in the context of chamber music classes with guitars. 12 students from the 3rd to 6th grades of the Bairrada Arts School were involved in this project. As objectives, we intend to develop a simple “formula” to promote musical creation in the context of chamber music classes. In this sense and considering that for various reasons it was only possible to hold 3 classes, flexibility and “improvisation” guided the entire process. In order to simplify the creative process, after dividing the ensemble according to those present and having as a starting point the first 5 Greek modes, only the number of bars of duration of the composition, the inclusion of 2 different parts and the time for Composing is imposed as a limit to creativity. In order to help structure the process, students are asked to choose a mode, a measure and a tempo. From this moment on, the teacher can only help to write down ideas that students have difficulty putting on paper, never intervening in the student's original idea. When the parts are written, they are put together, and the result is heard. As it is considered relevant in the realization of this project, theoretical aspects are addressed in order to highlight the importance of creativity in the context of chamber music classes with guitars. In conclusion, a reflection is made on the process performed, on the positive and negative aspects and the possible adjustments to be made. This work is divided into 2 parts, the first being dedicated to the educational project and the second to the internship report.2023-10-19T08:55:32Z2022-12-05T00:00:00Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39570porOliveira, António Manuel Justiça deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:23Zoai:ria.ua.pt:10773/39570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:45.617371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
title Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
spellingShingle Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
Oliveira, António Manuel Justiça de
Criatividade
Improvisação
Guitarra
Música
Música de câmara
Composição
title_short Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
title_full Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
title_fullStr Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
title_full_unstemmed Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
title_sort Fomento da criatividade em música de câmara com guitarra
author Oliveira, António Manuel Justiça de
author_facet Oliveira, António Manuel Justiça de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, António Manuel Justiça de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Improvisação
Guitarra
Música
Música de câmara
Composição
topic Criatividade
Improvisação
Guitarra
Música
Música de câmara
Composição
description Este projeto pretende dar um contributo prático para o fomento da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Neste projeto estiveram envolvidos 12 alunos do 3º ao 6º grau da Escola de Artes da Bairrada. Como objetivo, pretendemos desenvolver uma “fórmula” simples de promover a criação musical em contexto de aula de música de câmara. Neste sentido, e tendo em conta, que por várias razões só foi possível realizar 3 aulas, a flexibilidade e o “improviso” pautaram todo o processo. De forma a simplificar o processo criativo, depois de dividir o ensemble de acordo com os presentes e tendo como ponto de partida os 5 primeiros modos gregos, apenas o nº de compassos de duração da composição, a inclusão de 2 partes diferentes e o tempo para realizar a composição é imposto como limite à criatividade. De forma a ajudar a estruturar o processo é pedido aos alunos que escolham um modo, um compasso e um andamento. A partir deste momento o professor só poderá ajudar a escrever as ideias que os alunos tenham dificuldade em passar para o papel, nunca intervindo na ideia original do aluno. Quando as partes estão escritas, juntam-se e ouve-se o resultado. Por se considerar pertinente na realização deste projeto, são abordados aspetos teóricos de forma a relevar a importância da criatividade em contexto de aulas de música de câmara com guitarras. Como conclusão, é feita uma reflexão acerca do processo executado, sobre os aspetos positivos e negativos e os possíveis ajustes a fazer. Este trabalho está dividido em 2 partes, sendo a primeira dedicada ao projeto educativo e a segunda ao relatório de estágio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05T00:00:00Z
2022-12-05
2023-10-19T08:55:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39570
url http://hdl.handle.net/10773/39570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137747852591104