Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Sandra Isabel Marcos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3030
Resumo: A existência de crianças com Síndrome de Asperger – SA é um facto que não pode ser ignorado nem esquecido. Após várias análises, diversos autores compilaram e fizeram referência às principais caraterísticas desta síndrome, dando-nos preciosas indicações e informações. Ao longo deste estudo foi nossa preocupação procedermos à revisão da literatura para compreendermos em que consiste a Síndrome de Asperger, focando também a importância da linguagem artística da criança, da família e do professor / escola no desenvolvimento e crescimento pessoal, escolar e social da criança com SA, permitindo-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O desafio proposto consistiu na descoberta dos benefícios das expressões artísticas, especificamente das áreas de Expressão Plástica, Expressão Dramática e Expressão Físico-Motora, na promoção de aprendizagens numa criança do 1º Ciclo com SA e as conclusões obtidas permitiram verificar que existem variadas estratégias / atividades artísticas que permitem não só a verdadeira inclusão da criança com SA na sala de aula, como também a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências necessárias à vida futura, proporcionando-lhe oportunidades de expressão.
id RCAP_d6aa37961a7a32521211e200b338f587
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de AspergerEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALSÍNDROME DE ASPERGEREDUCAÇÃO INCLUSIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORARTEEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONASPERGER SYNDROMEINCLUSIVE EDUCATIONARTA existência de crianças com Síndrome de Asperger – SA é um facto que não pode ser ignorado nem esquecido. Após várias análises, diversos autores compilaram e fizeram referência às principais caraterísticas desta síndrome, dando-nos preciosas indicações e informações. Ao longo deste estudo foi nossa preocupação procedermos à revisão da literatura para compreendermos em que consiste a Síndrome de Asperger, focando também a importância da linguagem artística da criança, da família e do professor / escola no desenvolvimento e crescimento pessoal, escolar e social da criança com SA, permitindo-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O desafio proposto consistiu na descoberta dos benefícios das expressões artísticas, especificamente das áreas de Expressão Plástica, Expressão Dramática e Expressão Físico-Motora, na promoção de aprendizagens numa criança do 1º Ciclo com SA e as conclusões obtidas permitiram verificar que existem variadas estratégias / atividades artísticas que permitem não só a verdadeira inclusão da criança com SA na sala de aula, como também a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências necessárias à vida futura, proporcionando-lhe oportunidades de expressão.The fact that children with Asperger Syndrome – AS exist can neither be ignored nor forgotten. After developing several studies about this issue, many authors have compiled and made reference to the main features of this syndrome, facilitating valuable advice and information. Throughout this study related literature was reviewed in order to understand AS. The emphasis stands on the importance of the artistic language of the child, family and teacher / school in the development and personal growth, educational and social development of the AS child, allowing him/her an inclusive education and an education of quality. The challenge was to discover the benefits of artistic languages, mainly Arts, Drama and Physical-Motor expression in promoting AS children learning in primary school. Findings helped to confirm that there are several artistic strategies / activities that allow, not only the true inclusion of children with AS in the classroom, but also the achievement of significant learning and the development of life skills, providing them, at the same time, opportunities to express themselves.2013-02-01T15:13:11Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3030porBaptista, Sandra Isabel Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:29.500406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
title Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
spellingShingle Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
Baptista, Sandra Isabel Marcos
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SÍNDROME DE ASPERGER
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
ARTE
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ASPERGER SYNDROME
INCLUSIVE EDUCATION
ART
title_short Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
title_full Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
title_fullStr Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
title_full_unstemmed Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
title_sort Benefícios das Expressões Artísticas numa Criança do 1º Ciclo com Síndrome de Asperger
author Baptista, Sandra Isabel Marcos
author_facet Baptista, Sandra Isabel Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Sandra Isabel Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SÍNDROME DE ASPERGER
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
ARTE
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ASPERGER SYNDROME
INCLUSIVE EDUCATION
ART
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SÍNDROME DE ASPERGER
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
ARTE
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ASPERGER SYNDROME
INCLUSIVE EDUCATION
ART
description A existência de crianças com Síndrome de Asperger – SA é um facto que não pode ser ignorado nem esquecido. Após várias análises, diversos autores compilaram e fizeram referência às principais caraterísticas desta síndrome, dando-nos preciosas indicações e informações. Ao longo deste estudo foi nossa preocupação procedermos à revisão da literatura para compreendermos em que consiste a Síndrome de Asperger, focando também a importância da linguagem artística da criança, da família e do professor / escola no desenvolvimento e crescimento pessoal, escolar e social da criança com SA, permitindo-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O desafio proposto consistiu na descoberta dos benefícios das expressões artísticas, especificamente das áreas de Expressão Plástica, Expressão Dramática e Expressão Físico-Motora, na promoção de aprendizagens numa criança do 1º Ciclo com SA e as conclusões obtidas permitiram verificar que existem variadas estratégias / atividades artísticas que permitem não só a verdadeira inclusão da criança com SA na sala de aula, como também a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências necessárias à vida futura, proporcionando-lhe oportunidades de expressão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-01T15:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3030
url http://hdl.handle.net/10437/3030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272157593600