A missão das Universidades e o empreendedorismo científico e tecnológico: as mulheres e os Spin-offs académicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ester de Jesus Pinheiro Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28263
Resumo: Projeto de mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial
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Em Portugal o panorama persiste, sendo que, os homens são duas vezes mais propensos à criação de negócio que as mulheres, representando 10% do empreendedorismo masculino. Neste cenário, e apesar de terem um elevado nível de potencial empreendedor, os estudos revelam que as mulheres são as que enfrentam as maiores dificuldades na criação de um projeto de negócio, principalmente nas questões de logística (financiamento, tecnologias) educativa e cognitiva (grau de qualificação, áreas de conhecimento, perceção de oportunidades de negócio, resistência ao risco, etc.), e na relação de conciliação entre família e trabalho, em comparação com os homens. O presente estudo está inserido no curso de Mestrado Interuniversitário e Internacional em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial, intitulado, A Missão das Universidades e o Empreendedorismo Cientifico e Tecnológico – As Mulheres e os Spin-offs Académicos, levado a cabo no Instituto de Ciências Sociais e na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Neste sentido, o trabalho de projeto segue o design de investigação de abordagem qualitativa, centrado num estudo de caso específico, designadamente, mulheres portuguesas que optaram estar ligadas a experiências empreendedoras e/ ou a projetos de spin-offs académicos de inovação científica e tecnológica, áreas importantes no fomento da competitividade económica e da inclusão social. Em termos gerais, e utilizando a técnica de entrevista semi-diretiva, o objectivo do presente trabalho consiste em aprofundar e compreender as principais motivações, obstáculos, oportunidades, representações e projetos futuros de mulheres envolvidas numa atividade empreendedora.Abstract: Lately, entrepreneurship is seen as an opportunity for professional and social inclusion, and as a phenomenon able to help in the economic development of society. Characterized as the engine of innovation and competitiveness, entrepreneurship represents 30% of the entrepreneurs in European Union. Despite half of the European Union total population being female, only one third has a self-employment or started a business. The European Union suffers from a shortage of entrepreneurs in the areas of innovation, science and technology. In Portugal, men are twice potential to create business comparing with women. They represent 10% of male entrepreneurship in national space. In this scenario, and despite having a high level of entrepreneurial potential, studies show that women are facing the greatest difficulties in creating a business project, especially in logistics issues (finance, technology) educational and cognitive (degree qualifications, areas of knowledge, perception of business opportunities, scratch resistance) and the relationship of reconciling family and work, compared with men . This study was part of the Project Work of the Master in European Policies and Territorial Cooperation, entitled, “The Mission of Universities and the Scientific and Technological Entrepreneurship - Women and the Academic Spin-offs”, carried out at the Social Sciences Institute and the Economics and Management School, in University of Minho. The warning of this study is the emergence of calling the attention of universities to promote entrepreneurship innovation of science and technology for the development of new knowledge economy. In this sense, the work follows the model of qualitative research approach, focused on a specific case study, named women who chose to be linked to entrepreneurial experiences and/ or projects of academic spin-offs, in the areas of innovation and technology. In general terms, and using the technique of semi-directive interview, the aim of this work is to deepen and understand the main motivations, obstacles and / or opportunities, and future projects representations of women involved in entrepreneurial activity in I&D - Innovation and Development areas.Marques, Ana PaulaUniversidade do MinhoRibeiro, Ester de Jesus Pinheiro Pinto20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28263por201222035info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:49.238342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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