A compreensão emocional de crianças em idade pré-escolar e o papel do envolvimento paterno em atividades de cuidados e socialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chora, Mara Lisa Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12693
Resumo: A compreensão das emoções é uma das áreas do desenvolvimento emocional que se inicia durante a infância, período no qual as figuras parentais assumem um papel central. Neste sentido, a importância do envolvimento paterno no desenvolvimento da criança tem sido discutido ao longo das últimas décadas encontrando-se associado a outcomes positivos. Assim, num primeiro estudo procurou-se analisar a compreensão emocional de 98 crianças portuguesas, em idade pré-escolar, com base no modelo hierárquico proposto por Pons e colaboradores, testando-se associações com a idade, o sexo e o QI verbal. Foram aplicados o Teste de Compreensão Emocional (TEC) e a Escala de Inteligência de Weschler para a idade pré-escolar e primária (WPPSI-R). Os resultados indicam que as crianças se encontram na Fase Externa; que a idade e o QI verbal estão associados à compreensão emocional desta fase; e que a compreensão emocional não difere com o sexo. Num segundo estudo analisou-se o envolvimento paterno em atividades de cuidados e de socialização, em 56 famílias nucleares, sendo testadas associações e diferenças em função das variáveis sociodemográficas dos pais e das crianças e associações entre o envolvimento paterno e a compreensão emocional. Foram utilizados o questionário sociodemográfico e o questionário de Envolvimento Parental: Atividades de Cuidados e Socialização (mãe); o TEC e WPPSI-R (crianças). Verificou-se que o pai está menos envolvido em atividades de Cuidados Diretos, Cuidados Indiretos e Ensino/Disciplina do que a mãe, partilhando ambos a Brincadeira; e que o envolvimento paterno não está associado à Fase Externa da compreensão emocional.
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