Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/41757 https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584 |
Resumo: | Esse ensaio propõe um diálogo sobre a formação em psicologia no Brasil e em Portugal. Está organizado como entrevista. No dialogo estabelecido pode-se observar como o discurso cientificista positivista está na base da formação em Portugal e no Brasil e se estende pela União Europeia. A Carta de Bolonha e as Diretrizes Curriculares Nacionais estão apresentadas como marcos na educação superior dos dois países em função de proporem pensar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e incluir o multiculturalismo como realidade. |
id |
RCAP_d6d1a0c20c91dc35fd7e0be4a3b0cc79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/41757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em PortugalDialogos: the psychology education in Brazil and PortugalPsicologiaDiretrizes curricularesCarta de BolonhaPsychologyCurriculum guidelinesCharter of BolognaEsse ensaio propõe um diálogo sobre a formação em psicologia no Brasil e em Portugal. Está organizado como entrevista. No dialogo estabelecido pode-se observar como o discurso cientificista positivista está na base da formação em Portugal e no Brasil e se estende pela União Europeia. A Carta de Bolonha e as Diretrizes Curriculares Nacionais estão apresentadas como marcos na educação superior dos dois países em função de proporem pensar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e incluir o multiculturalismo como realidade.This paper proposes a dialogue to conducting training of psychology in Brazil and Portugal. Is organized as an interview. In established dialogue can be seen as the positivist scientism speech is the basis of training in Portugal and Brazil and extends the European Union. The Charter of Bologna and the National Curriculum Guidelines are presented as milestones in the higher education of the two countries due to propose think the student as an active subject in the learning process and include multiculturalism as reality.BAHIANA2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/41757http://hdl.handle.net/10316/41757https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584por2317-3394https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/584Daltro, Mônica RamosPaixão, Rui Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/41757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:34.477446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal Dialogos: the psychology education in Brazil and Portugal |
title |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal |
spellingShingle |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal Daltro, Mônica Ramos Psicologia Diretrizes curriculares Carta de Bolonha Psychology Curriculum guidelines Charter of Bologna |
title_short |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal |
title_full |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal |
title_fullStr |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal |
title_full_unstemmed |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal |
title_sort |
Dialogos: ensino da psicologia no Brasil e em Portugal |
author |
Daltro, Mônica Ramos |
author_facet |
Daltro, Mônica Ramos Paixão, Rui Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Rui Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daltro, Mônica Ramos Paixão, Rui Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Diretrizes curriculares Carta de Bolonha Psychology Curriculum guidelines Charter of Bologna |
topic |
Psicologia Diretrizes curriculares Carta de Bolonha Psychology Curriculum guidelines Charter of Bologna |
description |
Esse ensaio propõe um diálogo sobre a formação em psicologia no Brasil e em Portugal. Está organizado como entrevista. No dialogo estabelecido pode-se observar como o discurso cientificista positivista está na base da formação em Portugal e no Brasil e se estende pela União Europeia. A Carta de Bolonha e as Diretrizes Curriculares Nacionais estão apresentadas como marcos na educação superior dos dois países em função de proporem pensar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e incluir o multiculturalismo como realidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/41757 http://hdl.handle.net/10316/41757 https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584 https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/41757 https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2317-3394 https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BAHIANA |
publisher.none.fl_str_mv |
BAHIANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133787133575168 |