DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, José Armando de Sá
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2373
Resumo: A utilização do vídeo tem vindo, através das novas plataformas digitais, a proliferar rapidamente. Com este crescimento, a pós-produção de vídeo também tem vindo a ter uma grande relevância na qualidade dos vídeos resultantes e entregues para consumo. A experiência de utilização de um produto é de extrema importância quando aplicado em ambientes de pós-produção de vídeo. A interface e os controlos são o que permite ao utilizador comandar as diversas tarefas que fazem parte de um processo de pós-produção de vídeo. A constante evolução da qualidade e quantidade de funcionalidades dos produtos, exige igual evolução na experiência de utilização, para que as potencialidades dos equipamentos sejam corretamente aproveitadas. É extremamente necessário que as interfaces sejam sujeitas à mesma exigência e cuidados que as restantes partes do produto como o hardware e software. Este projeto apresenta uma proposta de melhoria na experiência de utilização, não só para o produto mDECK da MOG-Technologies como também para outros softwares de pós-produção de vídeo. A baixa produtividade na utilização de produtos sem ergonomia na interface de utilizador pode ter efeitos negativos, como por exemplo a fadiga, frustração ou até mesmo lesões musculo-ecléticas. Estes efeitos negativos podem ter como causas os controlos pouco precisos, pouco eficientes e desconfortáveis. Todo o projeto centra-se no utilizador, na sua experiência de utilização e conforto durante a execução das tarefas relacionadas com a interação com produtos de pós-produção de media profissional. Durante o projeto foi efetuado o levantamento das dificuldades que os clientes tinham relacionados com a interatividade, usabilidade e ergonomia durante a utilização de produtos software em pós-produção de vídeo. Através de inquérito por questionário, foram definidas as características que, em conjunto com o estado de arte sobre os temas usabilidade, ergonomia e interação nas interfaces de homem-computador, permitiram especificar um possível produto. Foi dimensionado, desenhado e produzido um protótipo de um produto que promove as ditas melhorias ergonómicas e que permite uma experiência de utilização de excelência. Como parte do processo de desenvolvimento deste projeto, foram feitas diversas iterações de desenvolvimento e cada uma delas foi validada com utilizadores, obtido feedback e depois foram efetuadas as melhorias sugeridas por estes sobre o design, ergonomia e funcionalidades. Como conclusão, o projeto pretendeu dar resposta às reais necessidades ergonómicas numa interface homem-máquina a utilizadores de equipamentos e software em pós-produção de vídeo na indústria profissional de media. A consola proposta promove um design que pretende contribuir para a melhoria da experiência de utilização, não só através de uma maior rapidez eficácia nos controlos sobre o vídeo como também através da melhoria do conforto.
id RCAP_d6e5da1af5d0df4de8bde41b66bc0c0c
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEODESIGN INDUSTRIALDESIGN DE INTERAÇÃOERGONOMIAUSABILIDADEINTERFACE HOMEM-MÁQUINAA utilização do vídeo tem vindo, através das novas plataformas digitais, a proliferar rapidamente. Com este crescimento, a pós-produção de vídeo também tem vindo a ter uma grande relevância na qualidade dos vídeos resultantes e entregues para consumo. A experiência de utilização de um produto é de extrema importância quando aplicado em ambientes de pós-produção de vídeo. A interface e os controlos são o que permite ao utilizador comandar as diversas tarefas que fazem parte de um processo de pós-produção de vídeo. A constante evolução da qualidade e quantidade de funcionalidades dos produtos, exige igual evolução na experiência de utilização, para que as potencialidades dos equipamentos sejam corretamente aproveitadas. É extremamente necessário que as interfaces sejam sujeitas à mesma exigência e cuidados que as restantes partes do produto como o hardware e software. Este projeto apresenta uma proposta de melhoria na experiência de utilização, não só para o produto mDECK da MOG-Technologies como também para outros softwares de pós-produção de vídeo. A baixa produtividade na utilização de produtos sem ergonomia na interface de utilizador pode ter efeitos negativos, como por exemplo a fadiga, frustração ou até mesmo lesões musculo-ecléticas. Estes efeitos negativos podem ter como causas os controlos pouco precisos, pouco eficientes e desconfortáveis. Todo o projeto centra-se no utilizador, na sua experiência de utilização e conforto durante a execução das tarefas relacionadas com a interação com produtos de pós-produção de media profissional. Durante o projeto foi efetuado o levantamento das dificuldades que os clientes tinham relacionados com a interatividade, usabilidade e ergonomia durante a utilização de produtos software em pós-produção de vídeo. Através de inquérito por questionário, foram definidas as características que, em conjunto com o estado de arte sobre os temas usabilidade, ergonomia e interação nas interfaces de homem-computador, permitiram especificar um possível produto. Foi dimensionado, desenhado e produzido um protótipo de um produto que promove as ditas melhorias ergonómicas e que permite uma experiência de utilização de excelência. Como parte do processo de desenvolvimento deste projeto, foram feitas diversas iterações de desenvolvimento e cada uma delas foi validada com utilizadores, obtido feedback e depois foram efetuadas as melhorias sugeridas por estes sobre o design, ergonomia e funcionalidades. Como conclusão, o projeto pretendeu dar resposta às reais necessidades ergonómicas numa interface homem-máquina a utilizadores de equipamentos e software em pós-produção de vídeo na indústria profissional de media. A consola proposta promove um design que pretende contribuir para a melhoria da experiência de utilização, não só através de uma maior rapidez eficácia nos controlos sobre o vídeo como também através da melhoria do conforto.2022-06-21T14:10:23Z2022-06-21T14:10:23Z2022-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2373oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2373porhttp://hdl.handle.net/11110/2373203024460Dias, José Armando de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:40Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:38.324496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
title DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
spellingShingle DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
Dias, José Armando de Sá
DESIGN INDUSTRIAL
DESIGN DE INTERAÇÃO
ERGONOMIA
USABILIDADE
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
title_short DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
title_full DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
title_fullStr DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
title_full_unstemmed DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
title_sort DESIGN DE UM PRODUTO QUE PERMITA UMA INTERFACE OTIMIZADA AO PROCESSO DE PÓS-PRODUÇÃO DE VÍDEO
author Dias, José Armando de Sá
author_facet Dias, José Armando de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, José Armando de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv DESIGN INDUSTRIAL
DESIGN DE INTERAÇÃO
ERGONOMIA
USABILIDADE
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
topic DESIGN INDUSTRIAL
DESIGN DE INTERAÇÃO
ERGONOMIA
USABILIDADE
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
description A utilização do vídeo tem vindo, através das novas plataformas digitais, a proliferar rapidamente. Com este crescimento, a pós-produção de vídeo também tem vindo a ter uma grande relevância na qualidade dos vídeos resultantes e entregues para consumo. A experiência de utilização de um produto é de extrema importância quando aplicado em ambientes de pós-produção de vídeo. A interface e os controlos são o que permite ao utilizador comandar as diversas tarefas que fazem parte de um processo de pós-produção de vídeo. A constante evolução da qualidade e quantidade de funcionalidades dos produtos, exige igual evolução na experiência de utilização, para que as potencialidades dos equipamentos sejam corretamente aproveitadas. É extremamente necessário que as interfaces sejam sujeitas à mesma exigência e cuidados que as restantes partes do produto como o hardware e software. Este projeto apresenta uma proposta de melhoria na experiência de utilização, não só para o produto mDECK da MOG-Technologies como também para outros softwares de pós-produção de vídeo. A baixa produtividade na utilização de produtos sem ergonomia na interface de utilizador pode ter efeitos negativos, como por exemplo a fadiga, frustração ou até mesmo lesões musculo-ecléticas. Estes efeitos negativos podem ter como causas os controlos pouco precisos, pouco eficientes e desconfortáveis. Todo o projeto centra-se no utilizador, na sua experiência de utilização e conforto durante a execução das tarefas relacionadas com a interação com produtos de pós-produção de media profissional. Durante o projeto foi efetuado o levantamento das dificuldades que os clientes tinham relacionados com a interatividade, usabilidade e ergonomia durante a utilização de produtos software em pós-produção de vídeo. Através de inquérito por questionário, foram definidas as características que, em conjunto com o estado de arte sobre os temas usabilidade, ergonomia e interação nas interfaces de homem-computador, permitiram especificar um possível produto. Foi dimensionado, desenhado e produzido um protótipo de um produto que promove as ditas melhorias ergonómicas e que permite uma experiência de utilização de excelência. Como parte do processo de desenvolvimento deste projeto, foram feitas diversas iterações de desenvolvimento e cada uma delas foi validada com utilizadores, obtido feedback e depois foram efetuadas as melhorias sugeridas por estes sobre o design, ergonomia e funcionalidades. Como conclusão, o projeto pretendeu dar resposta às reais necessidades ergonómicas numa interface homem-máquina a utilizadores de equipamentos e software em pós-produção de vídeo na indústria profissional de media. A consola proposta promove um design que pretende contribuir para a melhoria da experiência de utilização, não só através de uma maior rapidez eficácia nos controlos sobre o vídeo como também através da melhoria do conforto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21T14:10:23Z
2022-06-21T14:10:23Z
2022-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2373
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2373
url http://hdl.handle.net/11110/2373
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2373
203024460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129895938293760