Aumentando a usabilidade dos sistemas gestores de exposições interativas para curadores de museus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4888 |
Resumo: | A investigação sobre os museus e património cultural tem-se centrado no envolvimento da experi ência do visitante em exposições interativas e na forma como esta experiência pode ser apoiada e melhorada, em vez de se centrar no processo e práticas de conceção dos curadores dos museus que criam as exposições interativas. Os curadores dos museus são responsáveis por moldar experiências nos espaços museológicos e devem estar envolvidos na idealização de ferramentas interativas como atores ativos no desenvolvi mento do processo de conceção tecnológica. Pelo facto destes profissionais terem a responsabilidade de cuidar, manter e divulgar o património cultural existente, estes são frequentemente denominados Profissionais do Património Cultural (PPC). A inclusão da tecnologia digital pode ser vista como o desejo de comunicar material invisível presente nos museus, tornando os visitantes mais conscientes do seu ambiente. Contudo, se as ferramentas de criação de experiências interativas forem difíceis de utilizar, estas podem dificultar e prejudicar o entendimento dos curadores. Da mesma forma se as experiências interativas criadas pelos curadores forem difíceis de consumir e manipular, estas podem distrair os visitantes de se envolverem nas exposições. Esta tese apresenta um sistema que procura auxiliar os curadores de museus na conceção de ferramentas interativas, de forma fácil e intuitiva. Além disso, é também apresentado um protótipo de aplicação móvel, de fácil utilização, que permite que os visitantes dos museus, consigam usufruir das experiências interativas criadas pelos curadores do próprio museu. Como forma de validar o sistema procedeu-se à realização de 4 casos de estudo distintos. Todos os casos de estudo tiveram lugar na Ilha da Madeira, mais precisamente na cidade do Funchal e envolveram 3 diferentes museus. Contabilizando todos os casos de estudo efetuados, foram possíveis obter dados referentes a um total de 9 curadores e 59 visitantes. |
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Aumentando a usabilidade dos sistemas gestores de exposições interativas para curadores de museusPatrimónio culturalTecnologias interativasExposições interativasRealidade aumentadaCultural heritageInteractive technologiesInteractive exhibitionsAugmented realityEngenharia Informática.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA investigação sobre os museus e património cultural tem-se centrado no envolvimento da experi ência do visitante em exposições interativas e na forma como esta experiência pode ser apoiada e melhorada, em vez de se centrar no processo e práticas de conceção dos curadores dos museus que criam as exposições interativas. Os curadores dos museus são responsáveis por moldar experiências nos espaços museológicos e devem estar envolvidos na idealização de ferramentas interativas como atores ativos no desenvolvi mento do processo de conceção tecnológica. Pelo facto destes profissionais terem a responsabilidade de cuidar, manter e divulgar o património cultural existente, estes são frequentemente denominados Profissionais do Património Cultural (PPC). A inclusão da tecnologia digital pode ser vista como o desejo de comunicar material invisível presente nos museus, tornando os visitantes mais conscientes do seu ambiente. Contudo, se as ferramentas de criação de experiências interativas forem difíceis de utilizar, estas podem dificultar e prejudicar o entendimento dos curadores. Da mesma forma se as experiências interativas criadas pelos curadores forem difíceis de consumir e manipular, estas podem distrair os visitantes de se envolverem nas exposições. Esta tese apresenta um sistema que procura auxiliar os curadores de museus na conceção de ferramentas interativas, de forma fácil e intuitiva. Além disso, é também apresentado um protótipo de aplicação móvel, de fácil utilização, que permite que os visitantes dos museus, consigam usufruir das experiências interativas criadas pelos curadores do próprio museu. Como forma de validar o sistema procedeu-se à realização de 4 casos de estudo distintos. Todos os casos de estudo tiveram lugar na Ilha da Madeira, mais precisamente na cidade do Funchal e envolveram 3 diferentes museus. Contabilizando todos os casos de estudo efetuados, foram possíveis obter dados referentes a um total de 9 curadores e 59 visitantes.Research on museums and cultural heritage has focused on engaging the visitor experience in interactive exhibitions and on how this experience can be supported and enhanced, rather than on the design process and practices of museum curators who create the interactive exhibits. Museum curators are responsible for shaping experiences in museum spaces and must be invol ved in the idealization of interactive tools as active actors in the development of the technological design process. Because these professionals are responsible for caring, maintaining and dissemina ting the existing cultural heritage, they are often called Cultural Heritage Professionals. The inclusion of digital technology can be seen as the desire to communicate invisible material present in museums, making visitors more aware of their environment. However, if tools for creating interactive experiences are difficult to use, they can be hard for curators to understand. Likewise, if the interactive experiences created by curators are difficult to consume and manipulate, they can distract visitors from engaging with the exhibits. This thesis presents a system that seeks to help museum curators in the design of interactive tools, in an easy and intuitive way. In addition, an easy-to-use mobile application prototype is also presented, which allows museum visitors to enjoy the interactive experiences created by the museum’s curators. As a way of validating the system, 4 different case studies were carried out. All case studies took place on Madeira Island, more precisely in the city of Funchal and involved 3 different museums. Counting all the case studies carried out, it was possible to obtain data referring to a total of 9 curators and 59 visitors.Campos, PedroCesário, VanessaDigitUMaFreitas, João Baptista Coelho2023-01-06T14:45:54Z2022-11-242022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4888URNTID:203145410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-08T03:31:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:43.295067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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