A hegemonia das celebridades futebolísticas no jornalismo desportivo: estudo de caso do jornal “A Bola”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/2791 |
Resumo: | O presente relatório procura explorar porque motivo as celebridades futebolísticas beneficiam de uma hegemonia no jornalismo desportivo, apresentando os critérios jornalísticos associados a este facto, com base nas aprendizagens adquiridas através da experiência de estágio na redação do online do jornal “A Bola” e da revisão da literatura sobre a elaboração da agenda num órgão de comunicação social. O relatório inicia com uma narração das tarefas desempenhadas durante o estágio curricular, que teve a duração de três meses, com início a 15 de fevereiro de 2015 e término a 15 de maio do mesmo ano, seguindo-se uma reflexão sobre osconceitos de “celebridade” e “celebridade no desporto” e sobre o papel dos “valores-notícia” e do “agenda-setting” no jornalismo. De seguida, apresentamos uma investigação empírica onde são analisadas as manchetes do site www.abola.pt e as do jornal “A Bola”. O desenvolvimento deste trabalho permite concluir que o jornalismo desportivo valoriza mais as celebridades futebolísticas do que os restantes desportistas baseado no critério de noticiabilidade do Futebol, pois esta é a modalidade desportiva que mais interessa ao público; no facto de as celebridades futebolísticas possuírem no mínimo três valores-notícia, conferindo-lhes um grau elevado de noticiabilidade; e no critério de integrar na agenda e nos seus destaques os acontecimentos que possuemeste elevado nível de noticiabilidade. A realização deste relatório teve como objetivo a conclusão do Mestrado em Comunicação Aplicada, tendo em vista a obtenção do grau de Mestre. |
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A hegemonia das celebridades futebolísticas no jornalismo desportivo: estudo de caso do jornal “A Bola”Jornalismo DesportivoCelebridadeAgenda-SettingCritérios JornalísticosO presente relatório procura explorar porque motivo as celebridades futebolísticas beneficiam de uma hegemonia no jornalismo desportivo, apresentando os critérios jornalísticos associados a este facto, com base nas aprendizagens adquiridas através da experiência de estágio na redação do online do jornal “A Bola” e da revisão da literatura sobre a elaboração da agenda num órgão de comunicação social. O relatório inicia com uma narração das tarefas desempenhadas durante o estágio curricular, que teve a duração de três meses, com início a 15 de fevereiro de 2015 e término a 15 de maio do mesmo ano, seguindo-se uma reflexão sobre osconceitos de “celebridade” e “celebridade no desporto” e sobre o papel dos “valores-notícia” e do “agenda-setting” no jornalismo. De seguida, apresentamos uma investigação empírica onde são analisadas as manchetes do site www.abola.pt e as do jornal “A Bola”. O desenvolvimento deste trabalho permite concluir que o jornalismo desportivo valoriza mais as celebridades futebolísticas do que os restantes desportistas baseado no critério de noticiabilidade do Futebol, pois esta é a modalidade desportiva que mais interessa ao público; no facto de as celebridades futebolísticas possuírem no mínimo três valores-notícia, conferindo-lhes um grau elevado de noticiabilidade; e no critério de integrar na agenda e nos seus destaques os acontecimentos que possuemeste elevado nível de noticiabilidade. A realização deste relatório teve como objetivo a conclusão do Mestrado em Comunicação Aplicada, tendo em vista a obtenção do grau de Mestre.2016-11-10T10:58:18Z2016-09-27T00:00:00Z2016-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/2791TID:201256053porColaço, Cátia Alexandra de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:20:17Zoai:repositorio.ual.pt:11144/2791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:34:00.249956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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