Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100003 |
Resumo: | Neste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros. |
id |
RCAP_d71449f73656af3e9b9a8cf64944a0c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-72502011000100003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígenaEducação indígenaliberalismopolíticodireitos de minoriasrelações interculturaisNeste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros.Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100003Revista Lusófona de Educação n.17 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100003Vilanova,RitaFenerich,ClaudiaRusso,Kellyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:18:12Zoai:scielo:S1645-72502011000100003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:26:27.659511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena |
title |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena |
spellingShingle |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena Vilanova,Rita Educação indígena liberalismo político direitos de minorias relações interculturais |
title_short |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena |
title_full |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena |
title_fullStr |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena |
title_full_unstemmed |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena |
title_sort |
Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena |
author |
Vilanova,Rita |
author_facet |
Vilanova,Rita Fenerich,Claudia Russo,Kelly |
author_role |
author |
author2 |
Fenerich,Claudia Russo,Kelly |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilanova,Rita Fenerich,Claudia Russo,Kelly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação indígena liberalismo político direitos de minorias relações interculturais |
topic |
Educação indígena liberalismo político direitos de minorias relações interculturais |
description |
Neste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Lusófona de Educação n.17 2011 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137339465793536 |