O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Ana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7154
Resumo: O texto aborda a questão da formação docente em contexto colonial sublinhando a ambiguidade dos discursos republicanos que defendiam, num contexto de laicização do ensino, a sacralização do ofício docente nas colónias. Tratando-se de uma questão pouco explorada na historiografi a da educação portuguesa defende-se que as iniciativas republicanas empreendidas na organização da instrução pública em Moçambique, comparando os discursos com as realizações, não produziram resultados substancialmente diferentes daqueles que vinham sendo alcançados desde o final da Monarquia. Contudo, os governadores republicanos modificaram profundamente o estatuto profissional dos professores primários coloniais,sobretudo no plano da sua consagração como profissionais equiparados aos docentes metropolitanos assim como na importância atribuída aos professores na cruzada pela civilização do indígena. Identificam-se ainda algumas linhas de continuidade entre os discursos sobre a formação de professores durante a I República e o início do Estado Novo, em particular na definição de um currículo de habilitação adaptado à sua função ultramarina.
id RCAP_d714ddd203aadba26a20dcff1a9b6c56
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)História da Educação ColonialFormação de professoresLusofoniaEducação comparadaO texto aborda a questão da formação docente em contexto colonial sublinhando a ambiguidade dos discursos republicanos que defendiam, num contexto de laicização do ensino, a sacralização do ofício docente nas colónias. Tratando-se de uma questão pouco explorada na historiografi a da educação portuguesa defende-se que as iniciativas republicanas empreendidas na organização da instrução pública em Moçambique, comparando os discursos com as realizações, não produziram resultados substancialmente diferentes daqueles que vinham sendo alcançados desde o final da Monarquia. Contudo, os governadores republicanos modificaram profundamente o estatuto profissional dos professores primários coloniais,sobretudo no plano da sua consagração como profissionais equiparados aos docentes metropolitanos assim como na importância atribuída aos professores na cruzada pela civilização do indígena. Identificam-se ainda algumas linhas de continuidade entre os discursos sobre a formação de professores durante a I República e o início do Estado Novo, em particular na definição de um currículo de habilitação adaptado à sua função ultramarina.Repositório da Universidade de LisboaMadeira, Ana2012-11-02T11:26:35Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7154porMadeira, Ana Isabel (2010). O professor "operário" e "apóstolo": Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926). Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 11, pp. 65-74.1646-4990info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:00.432285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
title O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
spellingShingle O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
Madeira, Ana
História da Educação Colonial
Formação de professores
Lusofonia
Educação comparada
title_short O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
title_full O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
title_fullStr O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
title_full_unstemmed O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
title_sort O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
author Madeira, Ana
author_facet Madeira, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Colonial
Formação de professores
Lusofonia
Educação comparada
topic História da Educação Colonial
Formação de professores
Lusofonia
Educação comparada
description O texto aborda a questão da formação docente em contexto colonial sublinhando a ambiguidade dos discursos republicanos que defendiam, num contexto de laicização do ensino, a sacralização do ofício docente nas colónias. Tratando-se de uma questão pouco explorada na historiografi a da educação portuguesa defende-se que as iniciativas republicanas empreendidas na organização da instrução pública em Moçambique, comparando os discursos com as realizações, não produziram resultados substancialmente diferentes daqueles que vinham sendo alcançados desde o final da Monarquia. Contudo, os governadores republicanos modificaram profundamente o estatuto profissional dos professores primários coloniais,sobretudo no plano da sua consagração como profissionais equiparados aos docentes metropolitanos assim como na importância atribuída aos professores na cruzada pela civilização do indígena. Identificam-se ainda algumas linhas de continuidade entre os discursos sobre a formação de professores durante a I República e o início do Estado Novo, em particular na definição de um currículo de habilitação adaptado à sua função ultramarina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2012-11-02T11:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7154
url http://hdl.handle.net/10451/7154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Madeira, Ana Isabel (2010). O professor "operário" e "apóstolo": Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926). Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 11, pp. 65-74.
1646-4990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134211022520320